O sonho de todo RH é encontrar o candidato perfeito para a vaga que ele tem em aberto. Mas para atrair os talentos certos, é preciso mostrar com clareza todos os benefícios. E aprender como fazer um job description é a habilidade que você precisa.

O que é job description?

O job description ou ‘descrição do trabalho’ em uma tradução literal, é o termo utilizado para descrever a função de um cargo na hora de anunciar uma vaga de trabalho. É por meio dele que uma empresa especifica o tipo de profissional que está buscando.

Para criar um job description é necessário incluir:

  • o título da vaga;
  • descrição sobre o serviço;
  • o salário;
  • as qualificações exigidas;
  • os benefícios oferecidos;
  • instruções para se candidatar;
  • entre outros elementos.

O processo de recrutamento e seleção é um grande desafio para a maioria das empresas. Escolher os profissionais corretos para se contratar não é uma tarefa fácil, exige muito preparação da equipe recrutadora. Por isso, a divulgação correta é fundamental para que o processo de contratação de funcionários seja bem-sucedida.

Por meio de uma boa descrição na hora de divulgar a vaga, as organizações podem sair na frente e otimizar seus processos. Dessa forma, conseguem especificar os profissionais que estão buscando e aqueles mais se adequam ao perfil buscado poderão se candidatar.

Isso elimina os curiosos e pessoas inadequadas para a função, tornando a seleção mais precisa e rápida. Assim, as empresas conseguem aproveitar melhor o processo, avaliando a fundo os candidatos e encontrando verdadeiros talentos para fazer parte de seu time.

Sua empresa sabe a importância de aprender como fazer um job description eficiente? Ao contrário do que muitos pensam, ela não é apenas uma breve descrição sobre os cargos da empresa.

Por meio dela, ao divulgar uma vaga de trabalho, a empresa está transmitindo também seus valores, missão e identidade.

Você quer fazer uma descrição de vaga certeira? Capaz de atrair os candidatos certos? Confira a seguir como fazer isso na sua empresa!

Como fazer um job description?

Para atrair as melhores opções, sua empresa precisa caprichar no job description. Mas como fazer isso? Confira a seguir quais são os elementos necessário para criar a descrição das vagas da sua empresa e coloque essa estratégia em prática agora:

As melhores job descriptions devem incluir os seguintes elementos:

  1. título da vaga;
  2. descrição do trabalho;
  3. local da empresa;
  4. o salário que o funcionário terá;
  5. os benefícios oferecidos;
  6. as habilidades e qualificações buscadas;
  7. informações úteis sobre a empresa;
  8. o passo a passo de como se candidatar.

Ao incluir todas essas informações, sua empresa estará fornecendo uma compreensão geral sobre a vaga de emprego. Isso serve para que os profissionais possam se interessar pela oportunidade.

O job description é a melhor forma de garantir que as pessoas certas se candidatem. Portanto, siga estas instruções para aprender como fazer um job description ideal:

1. Título da vaga

A primeira coisa sobre como fazer um job description que irá chamar a atenção do público são as palavras usadas no título do cargo. Nesse momento, é necessário ser preciso, caso contrário os candidatos não encontrarão sua publicação ao pesquisarem por vagas.

Portanto, evite termos confusos, clichês e enigmáticos. É melhor ser claro e se comunicar com precisão, escolhendo um título que descreva as funções do cargo.

Alguns erros que devem ser evitados são:

  • linguagem enganosa ou vaga;
  • fazer perguntas dentro do título;
  • usar letras maiúsculas;
  • mencionar “nenhuma experiência necessária”.

2. Descrição da empresa

Ao divulgar uma vaga, você precisa fazer uma breve descrição da empresa.

  • Quando foi criada?
  • Com quais produtos trabalha?
  • Quem são seus clientes?
  • E, principalmente, quais são seus objetivos?

Essas informações são fundamentais para passar a cultura organizacional para os possíveis candidatos. Portanto, busque ressaltar os valores da empresa, isso irá garantir os profissionais mais adequados.

3. Descrição do cargo

O próximo passo de como fazer um job description ideal é listar quais serão as responsabilidades do novo colaborador caso ele seja contratado. Portanto, descreva:

  • quais tarefas ele irá executar;
  • quais as metas que deverá atingir;
  • as qualificações esperadas.

Lembre-se que para atrair talentos, sua empresa deve mostrar os diferenciais que irá oferecer para mantê-los motivados, como plano de carreira, benefícios flexíveis, além dos desafios e responsabilidades.

Leia mais: Reconhecimento não financeiro: por que ele é importante?

4. Localização do trabalho

Ao buscar por oportunidades de emprego, a maioria das pessoas utilizam a localização. Portanto, ao divulgar uma vaga, certifique-se de incluir o endereço de sua empresa no job description.

Além disso, determinar a localização da empresa dá mais credibilidade para a divulgação, ajudando os candidatos a saberem que trata-se de uma organização real e que a vaga é verdadeira.

5. Média salarial

Outro ponto importante de como fazer um job description é incluir a faixa salarial para o cargo vago. Isso irá ajudar a atrair candidatos qualificados e também é uma forma de pré-seleção.

Portanto, seja sempre honesto ao colocar um valor. Não coloque quantias que sua empresa não poderá pagar. Além disso, não se atente ao valor exato, busque apresentar uma média. Sua empresa poderá negociar o salário na entrevista.

6. Habilidades e qualificações necessárias

O grande objetivo de aprender como fazer um job description eficiente é atrair os profissionais certos. Desta forma, a descrição das habilidades e requisitos necessários para a vaga são primordiais.

  • Quais as qualificações esperadas pela sua empresa para a vaga?
  • O candidato deve ter determinado nível de formação?
  • Alguma certificação ou experiência específica?

É fundamental detalhar os pontos que serão diferenciais na hora da seleção. Quanto mais específica for o job description sobre as qualificações obrigatórias, maiores serão as chances de sua empresa acertar na escolha do melhor profissional.

7. Explique como se candidatar

Para finalizar um job description, inclua uma chamada para ação. Ou seja, use palavras que incentivam o candidato a clicar no botão de inscreva-se. Além disso, forneça as informações necessárias para que os profissionais saibam como e onde se candidatarem.

8. Os benefícios oferecidos

O pacote de benefícios oferecido por uma empresa é um grande diferencial para que ela consiga atrair e reter talentos. Portanto, incluí-los na job description é uma excelente jogada para que os profissionais se sintam ainda mais interessados pela vaga.

Toda empresa deve ter um job description?

A job description diz muito sobre sua empresa. Ela é mais que um simples anúncio de uma vaga. Por meio dela, você consegue conquistar os melhores profissionais do mercado e convencê-los a fazer parte de seu time.

O primeiro contato de um profissional com a nova empresa que irá trabalhar é por meio da divulgação da vaga. Através dela, o profissional irá interagir pela primeira vez com a marca da organização e sua identidade, passando pela avaliação do RH.

Por causa disso, criar um job description preciso e claro, que tenha todas as informações necessárias sobre o cargo e a empresa, são fundamentais para que o candidato compreenda a cultura da empresa. Além de saber se realmente irá se adequar a ela.

Ao aprender como fazer um job description certeiro, sua empresa conseguirá conquistar talentos que estão em outras corporações. Eles podem achar sua proposta mais interessante do que suas posições atuais e irão buscar por uma oportunidade na sua empresa.

Desta forma, podemos dizer que o job description – em conjunto com outros processos – aumenta a competitividade da organização.

Portanto, sua empresa deve enxergar o job description como uma estratégia eficiente para atrair e reter talentos na equipe. Ela funciona como uma propaganda de sua empresa e de seus valores.

Qual o impacto do job description em uma contratação?

Confira a seguir alguns pontos relacionados a essa estratégia no processo de recrutamento e seleção. Assim, você conseguirá entender a real importância de aprender como fazer um job description em sua empresa.

1. Primeiro contato

A descrição de uma vaga representa a primeira fonte de informação sobre uma empresa aos profissionais que estão no mercado. Por isso, criar um job description eficiente irá garantir que sua empresa passe a imagem correta para os candidatos, assim como para possíveis clientes e parceiros.

2. Reforço da cultura e ambiente

Uma descrição bem trabalhada também influencia na percepção dos candidatos sobre como a empresa funciona. Ao descrever as responsabilidades, funções e qualificações esperadas para a vaga, os candidatos já saberão o que esperar caso sejam contratados. Além disso, já irão se identificar com a cultura da organização e clima organizacional.

Dessa forma, quando um novo funcionário começar a trabalhar em sua empresa não irá se desapontar pela realidade ser diferente de suas expectativas. Isso auxilia a diminuição do índice de turnover.

3. Tipos de profissionais

O job description irá impactar diretamente no tipo de funcionário que sua empresa terá. Por meio dela, sua organização conseguirá filtrar o perfil de candidato buscado.

É possível direcionar a descrição, por meio de sua linguagem, meios de divulgação e pelos detalhes fornecidos. Por isso, é fundamental traçar uma estratégia de divulgação, considerando quem sua empresa quer alcançar para, assim, otimizar os resultados.

Sem um job description preciso, você pode perder tempo e prejudicar o processo de recrutamento e seleção. Dessa forma, os impactos negativos serão grandes.

O RH poderá ter um enorme número de candidatos para avaliar, sendo que muitos não correspondem ao perfil buscado. E, com isso, não conseguirá atrair os talentos que sua empresa quer.

Realizar a contratação de um novo funcionário pode ser uma tarefa complexa e exigir muito preparo da equipe de Recursos Humanos. Mas, por meio dos métodos e canais de divulgação corretos, sua empresa pode sair na frente e otimizar o processo de recrutamento e seleção.

E isso só será possível se a sua empresa souber como fazer um job description eficiente. Ele é imprescindível para que você consiga atrair os melhores profissionais para fazerem parte de seu time.

As informações deste artigo te ajudaram a entender a importância da job description? Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

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