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Como fazer estorno do cartão de crédito e evitar problemas

Em alguns casos, por erros no faturamento de uma compra após a desistência de uma aquisição ou mesmo para cancelar uma compra (presencial ou online), o estorno do cartão de crédito se faz necessário. Acontece que o processo pode confundir muitas pessoas e, consequentemente, a demora em realizá-lo costuma render dores de cabeça. Para tanto, é importante saber como fazer estorno cartão de crédito.

Só que muitas pessoas não se atentam para a importância de agilizar o processo evitando, assim, problemas com a operadora ou mesmo com a sua instituição financeira.

Para ajudar a tornar o processo mais fácil e simplificado, neste post vamos explicar tudo o que você precisa saber a respeito de como fazer estorno do cartão de crédito. Algo que pode ser elementar para agregar ainda mais controle à sua educação financeira. Confira!

O que é o estorno do cartão de crédito?

Normalmente, após efetuada uma compra, o procedimento entra em processo com a operadora do seu cartão de crédito e o estabelecimento onde foi efetuada a transação.

Só que, seja por qualquer um dos motivos anteriormente mencionados, a devolução desse valor só se dá por meio do estorno do cartão de crédito que é o contato com a operadora ou mesmo com o estabelecimento onde o gasto foi registrado.

Como funciona o estorno de cartão?

Por ser um direito adquirido do consumidor, o esquema de como estornar o cartão de crédito ocorre após a solicitação da própria pessoa, como anteriormente citado, e que pode ser devolvido de duas maneiras:

  • em dinheiro;
  • crédito direto na fatura do cartão.

Na segunda opção, é comum que o valor apareça apenas na próxima fatura ou mesmo na seguinte. Assim, por exemplo, solicitações em fevereiro podem ser debitadas apenas em março ou, até mesmo, em abril.

Como fazer o estorno do cartão de crédito

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Antes de explicarmos o procedimento de como estornar cartão de crédito, atente-se às situações em que você pode fazer o pedido:

  • erro na fatura que pode ocorrer se o estabelecimento cobra um valor equivocadamente;
  • casos de compras duplicadas;
  • desistência ou cancelamento de compra (existem diferenças entre a compra em loja física e virtual, falaremos disso logo abaixo).

Se a sua compra ocorreu em uma loja online, você tem até 7 dias para solicitá-lo de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Já para as compras em lojas físicas, o prazo vai de acordo o que foi definido pelo próprio estabelecimento.

Agora, vamos entender o passo a passo para solicitar o estorno de cartão de crédito:

  • após efetuada a compra com a aprovação pela operadora de crédito, você pede o estorno da compra;
  • o local em questão vai avaliar se a solicitação está dentro das suas regras e política de devolução;
  • após a aprovação da empresa, o pedido é encaminhado ao adquirente da transação, que é a empresa operante da maquininha onde a compra foi efetuada;
  • então o pedido segue para a bandeira do seu cartão de crédito;
  • fica sob a responsabilidade da operadora a devolução do valor gasto.

Vale atentar, no entanto, que a empresa pode recusar-se a realizar o estorno. Aí o estorno do cartão de crédito é responsabilidade de quem? Você tem a opção de acionar a operadora do cartão diretamente.

Nessas situações, uma disputa é aberta na qual uma documentação pode ser requerida para justificar o pedido. Pode ser o comprovante da compra, por exemplo, tudo que possa contribuir para a resolução rápida do caso.

Só que, como as operadoras são apenas um meio de facilitação do pagamento, todo o processo vai ser decidido com o próprio estabelecimento. Sem a aprovação da loja, portanto, a operadora não possui autonomia para realizar a devolução do valor.

Como proceder em casos de estorno causados por fraude

Há também outro caso específico que pode motivar o processo de como fazer estorno cartão de crédito. Ele ocorre quando o comprador não reconhece alguma compra feita em seu nome.

Vale ressaltar, entretanto, que o primeiro passo para identificar uma compra não reconhecida é a certeza de que você, de fato, não a realizou. Isso porque, muitas vezes, o nome da razão social, que é o que consta na fatura, não remete ao estabelecimento que você visitou.

Ou você pode nem se lembrar de que fez a compra. Para remediar o fato, foque no valor da compra. Isso pode ajudar a buscar na memória quais foram as suas compras mais recentes.

Agora, caso realmente você não reconheça a compra, o estorno do cartão de crédito deve ser feito seguindo os passos anteriormente citados. Além disso, existe uma boa chance de o seu cartão ter sido clonado.

Aí, convém entrar em contato com a sua operadora do cartão de crédito para cancelá-lo e solicitar um novo.

E quando o estorno do cartão de crédito é negado?

Por fim, lembre-se que existe uma maneira de reforçar os seus direitos como consumidor. Caso o pedido do estorno do cartão de crédito esteja demorando mais do que o prometido ou o estabelecimento esteja fazendo linha dura — mesmo você se enquadrando na política de cancelamento da loja —, procure o PROCON da sua cidade.

O órgão pode ajudar você a reivindicar os seus direitos e obter o estorno do cartão de crédito.

Vale destacar que essas compras não são as únicas dores de cabeça que as pessoas podem ter com as suas rendas e gastos.

Temos um post que fala especificamente sobre o assunto e convidamos você a dar uma conferida para saber mais a respeito das armadilhas financeiras com as quais podemos nos deparar no cotidiano. Nos vemos lá 🙂


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