Como evitar o absenteísmo

Como evitar o absenteísmo: dicas para motivar e engajar os colaboradores

Absenteísmo é ausência do funcionário da empresa, seja por razões justificadas ou não justificadas. Aliás, esse é um dos motivos que diminuem a produtividade e o crescimento da empresa, e, por isso, é tão comum que empresas busquem estratégias de como evitar o absenteísmo

Os motivos para o absenteísmo podem ser variados, desde problemas familiares, pessoais, de saúde, insatisfação profissional e o desejo de deixar o emprego.

Portanto, se tornou essencial o entendimento do setor de RH em relação ao assunto para conter as ausências de funcionários e diminuir os impactos e consequências das faltas.

Até porque, quando acontece o absenteísmo aumentam as chances de toda a empresa ser sobrecarregada pelas tarefas do colaborador faltante. Influenciando assim na execução das tarefas e na conquista de resultados.

Quer saber como evitar absenteísmo na empresa? Preparamos um guia de medidas para você diminuir as chances de faltas e atrasos na sua organização. Confira!

>> A Xerpa elaborou uma Planilha que pode ajudar – e muito – a sua empresa no controle do absenteísmo e nos custos que ele gera para a sua empresa. Clique aqui e acesse agora! Ah, você pode baixá-la para compartilhar com os seus colegas também ????

Como evitar absenteísmo na empresa: passo a passo

Existem diversas maneiras de como reduzir o absenteísmo no trabalho. Desde ações para melhorar o clima organizacional até estratégias de valorização dos funcionários.

O grande segredo para o RH é encontrar caminhos de como engajar seus colaboradores.

Para lhe ajudar nesse desafio de evitar e reduzir o absenteísmo na sua empresa apresentamos abaixo algumas providências que os gestores com o RH podem tomar.

1. Mantenha um bom clima organizacional

Manter ou buscar implementar ações para melhorar o clima organizacional é uma das principais estratégias de como evitar o absenteísmo na empresa.

Quando a organização foca sua cultura organizacional na satisfação do colaborador e na boa execução do trabalho, tem mais chances de reter talentos.

Isso porque todo profissional deseja ter um ambiente sadio e com a devida estrutura para se sentir à vontade e vestir a camisa da empresa.

Se há um atrito em relacionamentos com os colegas, gestores e um ambiente estressante, a fuga aparece como opção.

E assim o absenteísmo ganha força e aumentam as faltas e atrasos. Portanto, é essencial que se criem alternativas para que os funcionários possam se desenvolver diariamente.

E isso é possível com pesquisas de clima, onde é possível identificar possíveis problemas e resolvê-los de forma rápida.

2. Preze por uma comunicação interna de qualidade

A melhorar a comunicação interna da empresa tem uma função importantíssima no caminho de como evitar o absenteísmo na empresa.

Uma comunicação de qualidade tem o poder de aumentar a produtividade e o engajamento dos funcionários com os objetivos da organização. É através dela que o empregador consegue alinhar suas metas, ideais e valores com os seus empregados.

Assim é possível colocar todos no mesmo caminho para que os resultados sejam efetivamente alcançados.

Além disso, a comunicação interna tem como objetivo ouvir a todos. Ou seja, quando há uma relação sincera e justa, onde todos têm o direito de participar de sugestões, opiniões e também de importantes decisões nos rumos da empresa, o engajamento da equipe é maior.  Proporcionando assim maior clareza e integração na execução das tarefas.

3. Adote horários flexíveis

Uma pesquisa recente do Ibope com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a Flexibilidade no Mercado de Trabalho mostra que 73% dos trabalhadores gostariam de ter maior flexibilidade no trabalho. Além disso, 80% gostariam de trabalhar de casa.

E essa chamada desburocratização da relação trabalhista aparece como alternativa de ação de como reduzir o absenteísmo no trabalho.

Essa flexibilidade valoriza principalmente a autogestão e gira muito em torno da confiança do empregado com seus empregadores.

Por outro lado isso pode diminuir faltas e atrasos já que o colaborador precisará assumir um nível de responsabilidade ainda maior para entregar suas tarefas no prazo.

Um acordo como esse pode facilitar a motivação no trabalho, pois em alguns momentos o colaborador terá mais tempo para resolver questões pessoais.

Em muitos casos se dedicando até mais com o trabalho pela demonstração de confiança da empresa com seu trabalho.

4. Valorize os profissionais

Planos de carreira, benefícios corporativos que vão além do salário, bonificações, promoções e etc. A valorização profissional é de fato um dos principais segredos do sucesso das empresas e consequentemente um caminho de como evitar o absenteísmo na empresa.

A empresa é o local em que passamos mais tempo ao longo da semana e todo profissional quer ser reconhecido pelo seu trabalho. Se a organização só visa o lucro próprio e não o crescimento da sua equipe, ela gera o aumento da tunover e insatisfação.

E isso começa com uma alta da taxa de absenteísmo, já que quando o funcionário está desmotivado tende a ficar mais doente, principalmente em função do estresse. Assim as tarefas não são feitas com qualidade, até porque a dedicação está em baixa.

5. Controle as entradas e saídas

Manter o controle sobre entradas e saídas dos colaboradores pode ser uma maneira de como evitar o absenteísmo na empresa. O controle gerencial das horas trabalhadas possibilita a tomada de medidas para que as ausências e faltas sejam mensuradas corretamente.

Se você não tem controle sobre a jornada de trabalho do colaborador é impossível cruzar com as interferências nos resultados.

Se a sua empresa tem em mãos um controle de horas trabalhadas fica mais fácil mensurar os resultados e os impactos de uma falta ou atraso.

E existem inúmeras maneiras de mensurar as horas trabalhadas, e diferentes tipos de controle de ponto, seja através de um relógio de ponto, livro de ponto e etc. Facilitando uma conversa com o colaborador para saber o exato motivo do porquê esse absenteísmo vem ocorrendo.

6. Ofereça feedbacks constantes

Os feedbacks são essenciais na correção de erros e principalmente na gestão de pessoas. Além disso, pode contribuir com a evolução e o crescimento dos colaboradores. Assim, aumentam as chances do colaborador se engajar mais com os projetos da empresa.

Isso se dá, principalmente, porque com o feedback o colaborador se sente importante e essencial para a empresa.

Para ele é uma forma do gestor demonstrar confiança no seu trabalho e preocupação com o seu crescimento diante dos desafios.

Além disso, com um bom feedback os gestores podem identificar os principais motivos de insatisfação e quais as causa do absenteismo nas empresas. Possibilitando a criação de estratégias para colocar fim a esse problema na organização.

7. Forme boas lideranças

“Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo” – Margaret Thatcher

Uma boa liderança tem grandes chances de saber como evitar o absenteísmo na empresa. Isso porque ela tem habilidades capazes de motivar e engajar colaboradores.

Se por um lado um chefe não assume lado a lado com o colaborador todos os desafios, o bom líder se coloca no mesmo barco. Se dispondo a enfrentar qualquer problema junto com sua equipe.

Leia mais em: Diferença entre chefe e líder: o guia completo sobre esses perfis

O bom líder é um entusiasta, que apesar das diferenças entre todas as pessoas, consegue fazer com que todos se desafiem para brigar pelo mesmo objetivo.

Além disso, ele tem a capacidade de ouvir seus colaboradores e aceitar opiniões contrárias a suas. Trabalhando sempre pelos objetivos da empresa e o desenvolvimentos de funcionários.

A motivação como remédio para a redução do absenteísmo

Tomar medidas para saber como evitar o absenteísmo na empresa é essencial para que a organização possua uma motivar e engajar o time, com os objetivos traçados.

O absenteísmo é uma realidade comum a todas as empresas. Entretanto, quando faltas e atrasos acontecem de forma excessiva é um sinal de que sua empresa está passando por algum tipo de problema. Portanto, é preciso identificar os motivos que levaram a uma alta taxa de absenteísmo.

Para prevenir uma alta taxa de atrasos e faltas, algumas medidas podem ser determinantes. Podendo influenciar na retenção de talentos e manutenção de uma boa gestão dos funcionários.

Apresentamos algumas dicas de como evitar o absenteísmo ao longo do artigo e convidamos você a rever as suas estratégias de gestão de pessoas. Para assim engajar a sua equipe e consequentemente reduzir as faltas e atrasos na sua empresa.

Quer mudar os rumos da sua empresa e se tornar um expert em gestão de pessoas? Siga a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e confira os melhores conteúdos de RH do mercado.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.