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Como escrever uma descrição de vaga para atrair os melhores talentos

O mercado se transformou inteiramente com a chegada da internet e dos mais recentes adventos tecnológicos e o setor de RH teve que se adaptar a essa nova realidade. Para isso, aprender como escrever uma descrição de vaga permite a rápida identificação com o perfil de candidatos inseridos nesse contexto.

De acordo com o Pew Research Center, 80% dos funcionários usaram recursos online para encontrar os seus empregos mais recentes. Inclusive, é a ferramenta mais utilizada para a busca de vagas — as indicações de amigos e familiares está na segunda posição.

Logo, a relação do RH com os candidatos foi modificada, nos últimos anos. Não apenas isso: ao saber como escrever uma descrição de vaga, você gera identificação imediata com os profissionais, desperta o interesse deles e diferencia-se de outras empresas que ainda não se atentaram para essa transformação de perfil.

Que tal descobrir como escrever uma descrição de vaga para atrair os melhores talentos para o preenchimento de oportunidades na sua empresa? Continue lendo!

Como escrever uma descrição de vaga atrativa

1. Escreva diretamente para o candidato

Personalizar a mensagem não é difícil. Basta começá-la com um “você”. Tom próximo, caloroso e sem excessos de formalidade compõem uma boa conversa, o que tende a aumentar a familiarização com o candidato.

Especialmente, em um contexto digital onde tanta coisa é automatizada, os candidatos não querem ter a impressão de que estão interagindo com máquinas, mas com pessoas.

Por isso, entenda como escrever uma descrição de vaga já desobstruindo os conceitos rígidos e tradicionais de interação com os candidatos.

Algumas dicas nesse sentido são:

  • use as palavras exatas que os candidatos pesquisam;
  • questione-se a respeito do tipo de descrição que você gostaria de ler;
  • mostre o texto a colegas que já tenham o hábito de pesquisar online;
  • avalie o que a concorrência usa para abordar e relacionar-se com os candidatos.

Assim, fica mais fácil gerar uma boa absorção de ideias e a rápida identificação com a mensagem e a personalidade da sua marca.

2. Explique porque a sua empresa é um ótimo lugar para trabalhar

Por fim, para aprender como escrever uma descrição de vaga, você tem que vender algo: a ideia da sua empresa. Sua cultura, diferenciais, atrativos e o DNA da marca impressos nessa descrição.

Com isso, é possível encantar o profissional e motivá-los a darem o melhor de si para conquistarem essa posição em aberto na sua empresa.

Para tanto, opte por mensagens multimídias que ajudam a reforçar esse impacto positivo. Para que a descrição não fique muito longa, que tal usar as suas redes sociais (como o LinkedIn, o Instagram e o Facebook) para apresentá-la?

Assim, os próprios descritivos podem conter os links para as redes sociais da empresa e facilitar a pesquisa que os candidatos já fazem a respeito das organizações que eles pretendem enviar os seus currículos.

Ação integrada, e de alto impacto, focando na aproximação direta e individualizada com os candidatos.

Uso do celular na busca por vagas de emprego

Diferentemente de algumas décadas, quando as pessoas usavam para fazer e receber ligações, a atual geração de profissionais do mercado navega online, em seus smartphones, para procurar e relacionar-se com os contratantes.

Pesquisa recente aponta, inclusive, que 90% dos entrevistados disseram que os dispositivos móveis desempenham um papel importante na busca por um novo emprego.

Com isso, você deve considerar ao aprender como escrever uma descrição de vaga para esse perfil profissional, em uma estrutura que seja facilmente lida nas telas do celular e tablets. Objetividade e concisão — e, por que não, criatividade — são essenciais, portanto.

Um exemplo de descrição de vaga de emprego interessante contém:

  • informações sobre a empresa (quem você é);
  • descrição (o que espera do candidato);
  • requisitos (o que eles precisam ter);
  • benefícios (o que eles vão ganhar);
  • detalhes de contato (como se inscrever).

Lembre-se de ter objetividade, pois uma pesquisa feita no mercado norte-americano destaca que 60% dos candidatos costumam abandonar uma inscrição por ela ser longa demais. Se essa é uma constante do mercado, é importante alinhar as suas estratégias para não cometer esse erro.

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Só que essas dicas não são as únicas maneiras de atrair e reter os talentos na sua empresa, sabia?

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