Usar os pilares institucionais da sua empresa é uma maneira eficiente de refinar o seu processo seletivo e, assim, aprender como escalar uma equipe com mais assertividade. Algo que permite a identificação e integração rápidas, bem como um poder maior de retenção dos talentos com base nesses valores em comum.

 

Uma coisa é reconhecer que sua organização precisa fazer mais — conquistar mais clientes, gastar mais dinheiro em publicidade, corrigir mais bugs de software, criar mais campanhas publicitárias etc.

Outra coisa é saber como escalar uma equipe que torne possível esse aumento gradual de metas, objetivos e resultados.

E, se isso parece muito para descobrir a partir de uma simples pesquisa no Google, você está certo. Só que é possível dar o passo inicial nessa direção, conciliando o melhor de seus colaboradores com a necessidade por mais, no meio corporativo, para diferenciar-se da concorrência.

Para tanto, convidamos você a seguir com a leitura deste post, pois os próximos tópicos serão dedicados a apontar para você os segredos sobre como escalar uma equipe a partir do alinhamento com os seus pilares institucionais. Confira!

 

Como escalar uma equipe a partir da sua visão?

Saber como escalar uma equipe não é um processo único para todos. Antes que você consiga montá-la é necessário identificar o motivo pelo qual você precisa de mais pessoas no seu time.

Você tem um departamento totalmente funcional, com excelente liderança e precisa de mais pessoas para aumentar a capacidade? Ou você está expandindo para um território desconhecido e precisa de alguém com habilidades e insights que a sua organização não tenha?

Em muitos casos, pode ser um pouco de ambos, mas é interessante definir isso antecipadamente para que você tenha mais objetividade — e assertividade — ao montar o descritivo do processo seletivo.

>> Pensando nisso, produzimos um livro digital que apresenta um passo a passo para a produção de um planejamento de recrutamento e seleção assertivo. Clique aqui e acesse agora mesmo!

Portanto, sua visão não pode ser limitada, exclusivamente a uma necessidade.

 

Como escalar uma equipe a partir dos seus valores?

Se a visão da sua organização é o que você deseja alcançar, os valores da mesma descrevem como você deseja realizar essa visão.

Por isso, o sucesso em longo prazo exige um alinhamento entre o valor que os funcionários carregam, em seus comportamentos e atitudes, e os pilares institucionais da sua organização.

Sem esse alinhamento, você terá dificuldade em encontrar e manter os funcionários em suas equipes novas ou em expansão.

Pense, no entanto, que você não precisa colocar seus valores em palavras, em um anúncio, para que os funcionários entendam quais são. Sua experiência vai provar o que você mais valoriza do que qualquer item postado em lista nos anúncios de vagas.

Quer um exemplo? Se a sua organização valoriza o lucro acima de tudo, isso será mostrado na forma como os seus líderes tratam os funcionários e clientes. Agora, se ela valoriza a experiência do funcionário desde a fase de contratação e age de acordo, as ações vão refletir nas avaliações e feedbacks que os funcionários recebem, e como eles avaliam a sua empresa, posteriormente.

 

Diferenças entre empregador e empregado

Embora os valores do empregador e do empregado sejam dois lados da mesma moeda, eles ainda têm diferenças importantes na forma como são expressos.

E é aí que esse pilar institucional pode escancarar as diferenças entre o empregador e o empregado.

Por exemplo: uma pequena organização pode vir a valorizar a autonomia dos funcionários, uma cultura na qual todos trabalham juntos, falam o que pensam e criam ótimas soluções sem muita distinção hierárquica.

No entanto, à medida que esse plano é implementado, descobre-se que é mais difícil fornecer supervisão a um grupo tão grande, dificultando que todos compreendam a visão e a liderança para fazer correções.

Por isso, autonomia, comunicação e muitos outros valores individuais exigem estratégias diferentes para expressar-se plenamente em um ambiente coletivo.

À medida que você aprende como escalar uma equipe e dimensiona-a, é importante reconhecer os limites desses valores individuais e apoiá-los com estruturas de gerenciamento eficazes.

Embora o tamanho ideal da equipe varie de posição para posição, todos os funcionários devem ter uma equipe onde seus esforços possam ser reconhecidos e cada equipe deve ter uma conexão clara com a liderança e os valores da organização.

 

Como escalar uma equipe tendo em vista a cultura da empresa?

Articular sua visão e viver os valores da organização ajudam a criar o ingrediente final para você entender como escalar uma equipe de sucesso: a cultura da empresa.

Embora existam muitas definições de cultura, experimente valorizar a cultura organizacional como a soma de percepções internas a respeito da maneira com a qual a sua empresa interage com os funcionários e como eles se relacionam entre si.

Isso porque, somada à visão e aos valores, a cultura tem um propósito e uma direção definidos. Pergunte-se: que tipo de local de trabalho você deseja criar para os seus colaboradores, e como as equipes que você está desenvolvendo terão impacto sobre os outros funcionários?

Por meio do conceito de cultura apontado acima, você deve nutrir os valores e a visão para os recém-chegados, para que a integração seja a mais harmônica possível. E, se você tomou o cuidado de identificar os mesmos valores nos candidatos selecionados, isso não será um problema.

 

Quais cuidados tomar durante os processos seletivos?

Importante destacar que, com as dicas citadas para você entender como escalar uma equipe alinhada ao DNA da sua marca, é fundamental entender as atribuições para cada cargo.

Isso evita que você foque, exclusivamente, em perfis pessoais, enquanto as habilidades e competências ficam em segundo plano. Da mesma maneira que as indicações de terceiros devem ser analisadas com cuidado, pois isso pode nublar os valores que você quer levar em consideração no processo seletivo.

Não feche as portas para indicações e outros métodos que fujam do seu parâmetro inicial de seleção, mas tenha um check-list que ajude na sua orientação e tomada de decisão.

 

Agora, conte-nos um pouco mais a respeito de suas próprias experiências:as dicas aqui contidas foram úteis para complementar tudo o que você já sabia sobre como escalar uma equipe? O que você adicionaria ou removeria do seu processo de seleção? Dê-nos a sua opinião, logo abaixo!