como-economizar-dinheiro

Como economizar dinheiro: 9 dicas para você colocar em prática hoje

Você deve ter ouvido outras pessoas falarem como economizar dinheiro é fácil, mas parece impossível colocar isso em prática dentro da sua própria realidade?

Afinal de contas, cada um vive dentro de suas próprias necessidades e o que é simples para uns pode ser um verdadeiro desafio para outros. 

Com paciência, disciplina e foco em realizar os seus objetivos é possível, sim, aprender como economizar dinheiro. Quer seja uma quantia mínima por mês, é impossível orientar-se para melhorar a saúde financeira.

Quer aprender como economizar dinheiro? Essa prática inserida nos seus hábitos diários vai se mostrar benéfica em curto, médio e longo prazo.

Primeiro, para evitar dívidas (ou quitá-las rapidamente) e segundo, para favorecer os seus objetivos do seu planejamento financeiro. Para isso, é importante:

  1. Crie um registro de todas as despesas;
  2. Saiba quais são os prazos de cada conta;
  3. Estabeleça metas financeiras;
  4. Pesquise antes de fazer as compras;
  5. Substitua as opções de lazer;
  6. Faça você mesmo;
  7. Invista o seu dinheiro;
  8. Coma mais em casa;
  9. Tenha mais hábitos de economia.

Para ajudar, vamos apresentar nove dicas para economizar dinheiro para você agregar essa economia gradual na sua rotina!

Como economizar dinheiro: 9 métodos eficazes

dicas-como-economizar-dinheiro

 

Vale adiantar que o processo não ocorre da noite para o dia. Além disso, você não vai acertar todas as vezes. Daí, a importância em ter disciplina e foco em suas metas para persistir e alcançar no seu ritmo, os objetivos financeiros propostos.

Veja então as dicas para economizar dinheiro que separamos para você dar o primeiro passo nessa direção!

1. Crie um registro de todas as despesas

Como economizar dinheiro se você nem sabe para onde vai toda a sua renda mensal?

Por isso, se a ideia é evitar que os gastos superem o orçamento, comece a registrá-los e tenha mais controle do seu dinheiro. Isso pode ser feito por meio da anotação de todas as despesas em uma planilha, por exemplo.

Preferencialmente, puxe um histórico de todas as compras feitas nos últimos três meses, por exemplo. Assim, você descobre a média de custos e, especialmente, quais foram as compras que poderiam ter sido evitadas ou adiadas para um momento melhor.

Em seguida, verifique a média de gastos que vão ocorrer, invariavelmente, ao longo do mês, como:

  • 50% da renda mensal para custos fixos — como aluguel, transporte, contas de água, luz etc.;
  • 30% da renda para supermercado e outras compras prioritárias;
  • 15% para atividades de lazer e secundárias — como academia, jantares fora;
  • 5% para a composição de uma reserva financeira de emergência.

É claro que isso é só uma orientação básica. Você deve moldar essa proporção de acordo com as suas necessidades e objetivos. 

2. Saiba quais são os prazos de cada conta

Outra dica de como economizar dinheiro é evitar perder os prazos de pagamento dos seus boletos. Isso porque por mais que os juros e multas delas não pareçam elevados, esse hábito pode se mostrar altamente prejudicial se somados ao longo de um ano.

Assim, de maneira quase imperceptível, você tem um grande desfalque no seu orçamento familiar e por questões que podem ser facilmente evitadas ao pagar as contas em dia.

Além disso, se o problema com as contas é a falta de dinheiro e não o esquecimento com os prazos, verifique a dica anterior e analise quais custos podem ser evitados para compor um planejamento financeiro imune a esse tipo de imprevisto.

3. Estabeleça metas financeiras

Saber como economizar dinheiro é só uma parte da questão. Há também a pergunta: por que você quer economizar?

É possível que você queira livrar-se das dívidas ou ainda comprar um imóvel ou mesmo poupar para o futuro a fim de ter uma aposentadoria mais tranquila.

Independentemente das questões que motivem você a economizar, reúna-se com a família e exponha a situação.

Explique para que todos entrem em sintonia e lidem diariamente com uma tomada de decisão mais assertiva e focada para o cumprimento dessas pequenas ou grandes metas financeiras.

4. Pesquise antes de fazer as compras

Você precisa de uma roupa nova? A fatura do cartão de crédito está em um valor satisfatório? As compras do supermercado estão acima do esperado?

Para toda compra, faça a seguinte pergunta: isso é mesmo necessário? Em seguida, opte por ir para casa e só então definir se essa compra era realmente necessária. Caso positivo, por que não fazer uma pesquisa antes de voltar para a mesma loja?

Se o preço parece atraente, a concorrência também pode estar oferecendo condições vantajosas — quem sabe, ainda melhores? — o que ajuda você a aprender como economizar dinheiro sem necessariamente privar-se de fazer novas aquisições.

5. Substitua as opções de lazer

Você não precisa sair menos, ao longo do mês: apenas definir uma média de orçamento para isso. Com essa estratégia de como economizar dinheiro, você pode procurar por opções de lazer mais em conta — apresentações gratuitas, por exemplo — em vez de gastar além do planejado apenas para ter uma noite de diversão.

A questão é: você não precisa criar privações, apenas compor um orçamento que contemple tudo aquilo que você gosta de fazer e que, no fim das contas, ainda faça você aprender como economizar dinheiro em cada uma dessas atividades.

6. Faça você mesmo

O chuveiro quebrou? Que tal descobrir se você pode consertá-lo por conta (às vezes, basta substituir uma peça) em vez de contratar um serviço especializado?

O mesmo vale para outras situações do dia a dia em que é possível economizar dinheiro e, ainda assim, ter o resultado esperado. Decoração, por exemplo, é uma delas. Existem muitos canais na internet que ensinam a fazer as coisas artesanais.

Assim, você pode renovar a casa como queria e com o próprio esforço. O serviço é mais acessível e, muitas vezes, o resultado fica exatamente como você queria, mas não encontrava em loja alguma.

7. Invista o seu dinheiro

Com um planejamento financeiro e os hábitos inseridos na rotina, aproveite para guardar o dinheiro em um local que pode ajudar a rendê-lo continuamente.

E, não, não estamos falando da reserva financeira de emergência — embora seja muito importante para evitar que você caia no endividamento em decorrência de imprevistos: estamos falando de opções de investimento.

A ideia em si gera muita resistência porque as pessoas ainda não sabem lidar com a questão. Só que atualmente existem diversas modalidades e que estão cada vez mais acessíveis.

Quer saber mais a respeito? Temos um post completíssimo que fala a respeito dos principais tipos de investimentos! Dê uma olhadinha, após finalizar esta leitura!

8. Coma mais em casa

Pode não parecer, mas as indulgências de comer fora de casa custam caro, no planejamento financeiro. Por isso, optar por cozinhar mais vezes é outro método de como economizar dinheiro. Inclusive, chame os amigos para reunirem-se em casa — seja para uma refeição caseira ou mesmo para uma happy hour.

Essas opções, além de divertidas, são ótimas para conter os custos de uma bebedeira ou de um jantar em um restaurante mais badalado.

9. Tenha mais hábitos de economia

Você faz uso de todos os serviços e produtos da sua TV por assinatura? A sua família já poupa água e luz no dia a dia? Vocês têm espaço para cultivar uma pequena horta, em vez de recorrer tantas vezes ao supermercado?

Nem percebemos na correria do cotidiano, mas essas pequenas práticas podem reduzir grande parte dos custos, em curto e médio prazo e fazer com que todos em casa saibam como economizar dinheiro sem abrir mão dos seus atuais privilégios.

Gostou das dicas? Confira mais alguns métodos de como economizar dinheiro no vídeo abaixo:

Bônus: conte com seu próprio dinheiro para evitar dívidas

Você sabia que 20 milhões de brasileiros estão presos ao cheque especial? Entra mês e sai mês, você também se vê nessa situação? E se você pudesse contar com um adiantamento do seu salário para cobrir despesas no final do mês ou pagar algum necessidade imprevista?

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando quiserem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação da equipe com a empresa.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em uma empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

E aí, tem outra dica que pode ajudar a complementar esta lista sobre como economizar dinheiro? Compartilhe-a conosco, no campo de comentários deste post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.