como-economizar-combustivel

Como economizar combustível: 7 dicas para reduzir gastos

Todo mundo sabe que poupar é essencial para uma vida financeira saudável. Para quem anda de carro é essencial ficar de olho em formas de como economizar combustível

Com a gasolina e o etanol cada vez mais caros, pequenas mudanças de hábitos podem ajudar a conseguir um respiro no final do mês.

Pensando nisso, reunimos neste post dicas para economizar gasolina no dia a dia:

  1. Mantenha a manutenção em dia;
  2. Evite o uso do ar condicionado;
  3. Busque postos com melhor custo-benefício;
  4. Mantenha a constância na velocidade;
  5. Evite levar muito peso no carro;
  6. Calibre os pneus;
  7. Dirija apenas quando necessário.

Quer saber mais sobre essas formas de economizar combustível? Confira os detalhes a seguir!

Como economizar combustível | GUIA

dicas-para-economizar-gasolina

1. Mantenha a manutenção em dia

A dica número 1 de como economizar combustível é ter a manutenção do carro em dia. Iso evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar sua vida útil.

Por isso, mande seu carro para a revisão ao menos uma vez por ano ou até mais caso sinta que é necessário.

Uma boa oficina cuidará das trocas de filtros de ar, combustível, óleo e velas e fará todos os ajustes mecânicos para que o seu automóvel rode da forma mais econômica possível.

Um aspecto importante para ficar de olho é o alinhamento e balanceamento. Se feito corretamente, ele faz com que os pneus se desgastem menos e evita trepidações.

Além disso, previne o aumento do atrito do pneu com o solo, impedindo que o carro perca desempenho.

2. Evite o uso do ar condicionado

O ar condicionado está diretamente relacionado ao consumo de combustível, já que o acessório é operado pelo motor. Quando ele está ligado, o consumo é 20% maior, sobretudo em carros com mais cilindradas.

A dica de como economizar combustível nesse caso é utilizar o equipamento apenas quando for necessário. Por exemplo: ligue o ar condicionado em velocidades superiores a 80 km/h.

Nestas condições, se o carro estiver com as janelas abertas, queimará mais gasolina por causa do aumento do esforço em relação à resistência do ar.

3. Busque postos com o melhor custo-benefício

Na hora de abastecer, considere sempre dois critérios básicos: a qualidade e o preço do combustível.

Utilize sempre postos que apresentam o selo da Agência Nacional de Petróleo (ANP), garantindo a boa procedência da gasolina ou etanol.

Entre esses postos, prefira aqueles que estiverem com a tarifa mais baixa para economizar combustível.

Mas atenção: se o preço estiver muito abaixo da média, desconfie. Às vezes, o barato pode sair caro. Alguns estabelecimentos agem de má fé e comercializam combustível adulterado que pode danificar o seu veículo.

4. Mantenha a constância na velocidade

É possível economizar combustível em cerca de 30% apenas mudando sua forma de dirigir.

O segredo é sempre manter a velocidade do carro constante, na medida do possível, medindo a força do pé no acelerador e trocando marchas suavemente.

Acelerações e freadas bruscas exigem mais do motor e aumentam o consumo. O trânsito intenso das grandes cidades também contribui para um gasto maior, já que é comum andar e parar o tempo todo nos engarrafamentos.

Mas ainda assim tem como economizar combustível, dirigindo de maneira consciente e não agressiva.

Uma boa dica é não dirigir olhando para o capô e sim para o que vem à frente. Ao fazer isso, você consegue perceber com antecedência que o semáforo fechou o que o veículo adiante está reduzindo a velocidade. Assim você evita freadas bruscas e conduz o carro com mais leveza.

5. Evite levar muito peso no carro

Quanto mais pesado estiver o veículo, mais será exigido para que ele se mantenha em movimento. Logo, o consumo de combustível será maior.

Em geral, para cada 50 kg extras no carro, o gasto aumenta em até 2%. No entanto, apenas 10 kg já faz bastante diferença.

Portanto, procure carregar apenas o necessário e não levar pesos extras, evitando deixar malas de viagem, caixas de som e outros itens do tipo por muito tempo no veículo.

6. Calibre seus pneus

Outra forma de economizar combustível é manter os pneus calibrados, sempre de acordo com a pressão indicada pelo manual do carro.

Para entender o quanto isso é importante, imagine o seguinte: você já tentou pedalar em uma bicicleta com os pneus murchos?

Você até consegue fazê-la andar, mas dá muito mais trabalho para alcançar a velocidade desejada, não é?

O mesmo raciocínio se aplica ao carro. Para rodar com os pneus murchos, o motor vai precisar de muito mais combustível.

Pneus descalibrados aumentam o consumo em 2% a 3%, o que gera um enorme prejuízo a longo prazo. Portanto, esteja sempre atento a esse detalhe.

7. Dirija apenas quando necessário

Para encerrar, a melhor dica para economizar gasolina é: só use seu carro quando for realmente necessário

Quantos percursos fazemos diariamente em que seria possível deixar o carro na garagem e ir a pé? 

Aquela ida ao supermercado para fazer uma compra pequena, a passadinha na padaria, a visita na casa do amigo.

Pense em todas essas situações e calcule a economia que você terá fazendo tudo isso sem carro. Os resultados com certeza serão impressionantes.

Para ir ao trabalho, prefira o transporte público, principalmente se for uma região de fácil acesso. Os valores envolvidos são muito menores se comparados ao que será gasto com combustível e estacionamento no final do mês.

Outra boa opção são os carros por aplicativos, que podem ser economicamente vantajosos em algumas situações.

Em resumo, procure alternativas sempre que puder. Afinal, se você não dirigir, não vai consumir combustível.

>> Quer mais dicas para ter uma vida financeira saudável? Confira este outro post do blog:
Educação financeira: tudo o que você precisa saber para organizar suas finanças <<

Bônus: pague em dinheiro e controle os gastos com gasolina

Agora que você sabe como economizar combustível, pode fazer um uso consciente do seu veículo. Outra forma de manter os gastos com esse meio de transporte equilibrado é sempre pagar as idas ao posto com dinheiro.

Isso pode ficar mais complicado no final do mês, mas já imaginou ter salário sob demanda e poder antecipar uma parte antes do quinto dia útil?

Conheça também a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, seus colaboradores podem antecipar parte de seus salários quando quiserem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação da equipe com a empresa.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.