Como divulgar vagas de emprego: tecnologia a favor das empresas

como-divulgar-vagas-emprego

Saber como divulgar vagas de emprego pode ser uma tarefa complexa para qualquer recrutador, principalmente quando o tempo disponível para o processo seletivo é curto e a expectativa por um candidato de excelência é alta. Mas a tecnologia veio para facilitar essa divulgação e achar um profissional com mais precisão.

A forma com que o processo de divulgação é feita influencia diretamente a qualidade das candidaturas. A taxa de recebimento de currículos que não se encaixa no perfil do cargo é o fator que mais atrasa um processo seletivo.

Por isso, criar um processo de recrutamento e seleção eficiente e escolher os melhores canais para divulgar vagas de emprego são essenciais.

Muito mais do que oferecer salários competitivos, bom ambiente organizacional, plano de carreira e benefícios, é preciso ter em mente o perfil do candidato que a sua empresa busca e quais serão os passos para encontrá-lo.

Fazer boas contratações ajuda a otimizar a produtividade da empresa, evita desperdício de tempo e de verbas, retrabalho e evita a rotatividade dos colaboradores.

Quer aprender como divulgar vagas de emprego com ajuda da tecnologia e potencializar a sua equipe de trabalho? Continue lendo e confira neste post!

Como divulgar vagas de emprego: descrição do cargo

A divulgação da vaga de emprego é a etapa principal da seleção. É nela que as informações principais do cargo são apresentadas. Assim, os potenciais candidatos podem ver se eles se encaixam no perfil para exercer as funções esperadas.

Para começar, tenha um bom job description, em um texto atrativo e objetivo com as características principais do cargo, tais como:

  • a formação básica do candidato;
  • experiência prévia e/ou mínima na área;
  • qualificações extras;
  • habilidades;
  • domínio de softwares específicos etc.

Além disso, é importante que o job description seja honesto. Deixe claro o que sua empresa espera e o que oferecerá em troca. Bom ambiente de trabalho, benefícios competitivos, salários acima da média, horário flexível, investimentos em capacitação, vale alimentação… Atraia os candidatos com o melhor que a sua empresa tem a oferecer.

É fundamental também explicar quem você é! Para que o candidato já se inscreva no anseio de fazer parte de uma empresa onde exista identificação, compartilhamento de valores, ideais e interesses reais.

Se você tem uma marca forte, esse pode não ser um problema. Mas seja qual for a sua empresa, o candidato deve querer conhecer mais sobre o seu negócio.

>> Produzimos um livro digital que apresenta um passo a passo para a produção de um planejamento de recrutamento e seleção assertivo. Clique aqui e acesse agora mesmo!

Como fazer um anúncio de vagas de emprego: pontos principais

Alguns pontos básicos que não podem ficar fora da descrição do cargo são:

  • Título da vaga: crie um título que chame atenção dos potenciais candidatos;
  • Resumo da vaga: faça uma descrição objetiva da posição. Evite padronizações, demonstre que a divulgação dessa vaga de emprego está sendo feita com todo cuidado para escolher o melhor candidato. Além disso, é preciso agradecer a todos os candidatos pelo interesse;
  • Data de publicação e prazo de candidatura: deixe clara as datas do processo seletivo, para que o candidato não se perca e não envie seu currículo após o encerramento;
  • Local de trabalho: a cidade de atuação deve estar em destaque na divulgação da vaga de emprego, para não deixar dúvidas de que o candidato precisa se preparar, caso seja aprovado;
  • Pré-requisitos: liste as exigências da empresa para a vaga de emprego anunciada;
  • Responsabilidades: liste também quais serão as responsabilidades do candidato aprovado;
  • Benefícios: diante de tantas empresas na concorrência para divulgar vagas de emprego, é preciso listar os benefícios para atrair os potenciais candidatos;
  • Como se candidatar: divulgar vaga de emprego em um site ou ter um e-mail para o recrutamento é um facilitador para receber os currículo ou portfólios dos potenciais candidatos. Muitas pessoas estão acostumadas com as facilidades das redes sociais e tentarão enviar os documentos por lá. Para evitar esse tipo de comportamento, deixe claro o contato específico para o processo seletivo;
  • Sobre a empresa: é essencial apresentar a empresa, como já dissemos anteriormente. O profissional deve compartilhar dos valores e da cultura organizacional.

Formas de divulgação de vagas de emprego com a ajuda da tecnologia

Profissionais de alta performance estão por toda parte, basta saber como chegar até eles. As redes sociais, fóruns online, sites de recrutamentos, listas de e-mail marketing são algumas plataformas que costumam reunir pessoas engajadas profissionalmente em busca de novas e melhores oportunidades.

Os principais canais para divulgar vagas de emprego na internet são:

#1. Redes Sociais

Divulgar vagas de emprego nas redes sociais vem se tornando cada vez mais comum, e é uma ótima maneira de dar ainda mais visibilidade aos anúncios da sua empresa. Além disso, existe uma grande possibilidade de conseguir ótimos currículos para uma posterior triagem.

Facebook, Instagram, LinkedIn revolucionaram a produtividade dos processos de divulgação de vagas de emprego. As redes sociais reduzem custos, agilizam o processo, ampliam o alcance e aproximam o relacionamento com os candidatos.

As mídias ainda permitem checar os perfis dos candidatos, e avaliar de forma indireta seu comportamento e ideologias. Caso o candidato não demonstre os valores que a empresa pratica, ele dificilmente será aprovado.

Uma dica para as redes sociais é o uso de imagens, artes atrativas e bem ilustradas, já que chamar a atenção das pessoas nas redes sociais nem sempre é uma tarefa fácil.

As redes sociais ainda permite o compartilhamento de conteúdo, facilitando o processo de divulgar vagas de emprego para um nicho profissional mais filtrado.

#2. Plataformas de Recrutamento

Plataformas de recrutamento e seleção são ótimos canais para divulgar vagas de emprego. Sites especializados gerenciam o processo seletivo de forma otimizada e prática, por meio de filtros inteligentes e cadastros padronizados, facilitando e agilizando a sua seletiva.

O uso das plataformas cresceu nos últimos anos, por isso o banco de currículos cadastros é bem abrangente e interessante. Os usuários têm acesso aos anúncios por meio de aplicativos mobile, permitindo que os visualize de qualquer lugar e hora.

Outro diferencial atrativo das plataformas é a possibilidade de interagir com os potenciais candidatos. Desafios diversos podem ser criados e postos como provas do processo seletivo, assim, uma prévia do raciocínio lógico, habilidades idiomáticas ou outros podem ser avaliados.

Aprender como divulgar vagas de emprego pode ser uma tarefa muito mais prática, eficiente e interessante com ajuda da tecnologia. Aproveite esse momento de ascensão digital e encontre os melhores canais para encontrar o candidato certo para a sua empresa.

Automatize a gestão de RH da sua empresa!

Saiba também como uma plataforma de Recursos Humanos pode ajudar sua empresa fazer o controle de vários processos de gestão de pessoas importantes. Com a Xerpa sua empresa terá acesso a benefícios como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

E aí, quais canais a sua empresa usará para divulgar as próximas vagas de emprego? Siga a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e conta pra gente!

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar