Inscreva-se

[GUIA] Como diminuir o turnover de uma empresa em 3 passos
Admissão

[GUIA] Como diminuir o turnover de uma empresa em 3 passos

Os índices de rotatividade de mão de obra no mercado de trabalho brasileiro são relativamente altos. Mas, como diminuir o turnover de uma empresa?

Ainda que o país tenha enfrentado uma grave crise econômica, fazendo com que a porcentagem de desemprego aumentasse, a média de turnover nas empresas continua elevada.

Antes de saber como diminuir o turnover de uma empresa, vamos dar uma rápida repassado no seu conceito.

O que é turnover?

O turnover é a relação entre o número de funcionários que entram e saem de uma empresa no mesmo período.

O nível de rotatividade de funcionários é a taxa utilizada para determinar a média entre as admissões e demissões realizadas por uma empresa. Esse índice deve ser controlado pelo RH da empresa, pois representa um dos principais indicadores da saúde organizacional.

Quando está elevado, poder prejudicar o ganho de produtividade das empresas.

Esse fluxo de entrada e saída de empregados pode prejudicar os negócios de diversas formas e, normalmente, são motivados por:

  • Melhores ofertas de trabalho;
  • Novas oportunidades de crescimento no mercado;
  • Discordância em relação às políticas internas;
  • Busca por novas experiências, desafios profissionais ou melhores salários.

Uma pesquisa sobre a média de turnover nas empresas brasileiras mostra que o Brasil está em um mesmo patamar que ocupava há uma década atrás. A rotatividade encerrou o ano de 2016 com 4,71 pontos percentuais, o mesmo de 2007 de acordo com os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.

Ao final do ano de 2016, o Brasil atingiu um número de 869 mil admissões. Enquanto isso, os desligamentos chegaram a 1,331 milhões, para um estoque de 46,689 milhões de trabalhadores.

Ao considerar a situação da economia brasileira, o nível de rotatividade está alto, o que prejudica diretamente o sucesso dos negócios. Por isso, a média de turnover de sua empresa deve ser monitorada constantemente.

Para evitar os prejuízos que a rotatividade de funcionários pode trazer para sua empresa, separamos as principais questões sobre o assunto e dicas de como diminuir o turnover de uma empresa, acompanhe.

É por meio da média de turnover na empresa, que a organização conseguirá avaliar seus índices de contratações e demissões. Assim, conseguirá identificar se a diferença entre as duas opções em seu ambiente de trabalho é normal.

Quando uma empresa é considerada saudável, seus índices são reduzidos e ela apresenta um baixo volume de rotatividade.

Agora, uma corporação que tem uma média de turnover alta, pode estar refletindo situações de insegurança a seus funcionários.

Você sabe calcular a média de turnover nas empresas? Baixe essa planilha gratuita e calcule-a rapidamente:


Principais motivos para o turnover

Antes de buscar meios de como evitar a rotatividade nas empresas, é fundamental entender que o turnover não é uma causa em si, mas o efeito de alguns fatores, que podem ser internos ou externos.

Por meio desses fatores, o comportamento dos colaboradores de uma empresa pode mudar, fazendo com que eles deixem seus cargos.

Muitos podem ser os motivos que desencadeiam a rotatividade de mão de obra dentro de uma empresa. No entanto, as principais causas de uma média de turnover alta são:

  • Situações que o funcionário recebe propostas melhores de trabalho;
  • Quando o colaborador consegue novas oportunidades de crescimento profissional;
  • Quando há discordância em relação às políticas organizacionais;
  • Por causa de condições físicas inadequadas no ambiente de trabalho;
  • Descontentamento do colaborador com os política de benefícios da empresa;
  • Problemas com superiores ou líderes;
  • Desejo de buscar por novas experiências e desafios profissionais;
  • Mudança de residência ou endereço da empresa;
  • Necessidade de substituição de funcionário;
  • Busca por mudanças no ramo de atividade ou função.

Independente do motivo que eleve a média de turnover de sua empresa, é necessário evitá-lo, buscando maneiras de como reduzir turnover nas empresas. Isso pode causar grande impacto no ambiente de trabalho e também para os negócios.

Importância da gestão da média de turnover

Para entender como diminuir turnover de uma empresa e evitar que sua organização sofra com uma média de rotatividade alta, o RH deve realizar o gerenciamento de funcionários.

Dentro do novo papel dos Recursos Humanos nas organizações, a gestão do turnover é fundamental para que o negócio possa acompanhar o mercado, que está cada vez mais competitivo.

A rotatividade de mão de obra é um movimento natural em qualquer empresa. Ela pode até representar uma transformação necessária para o desenvolvimento e evolução dos negócios.

No entanto, as pessoas são os ativos essenciais em qualquer negócio e, portanto, devem ser gerenciados. O elevado índice de turnover revela que alguma coisa está errada e é necessário identificar o problema.

A perda de pessoal, para uma empresa, pode representar outros problemas, como:

  • perda de conhecimento;
  • queda no capital intelectual;
  • falhas no domínio dos processos.

Encontrar uma maneira de como diminuir o turnover de uma empresa afeta diretamente a produtividade da organização e, consequentemente as conexões com os clientes e mercado.

Ao realizar uma gestão efetiva da média de turnover, a empresa consegue detectar quais são os problemas, antes mesmo que causem prejuízos para os negócios e entende como evitar o turnover na empresa.

Dessa forma, é possível minimizar diversos contratempos, como:

Como diminuir o turnover de uma empresa: 3 dicas

Para aprender como evitar a rotatividade nas empresas e reduzir a média de turnover é necessário adotar algumas medidas.

Primeiramente, para que essas ações sejam efetivas, o RH deve partir do gerenciamento constante do índice e encontrar os motivos que causam a rotatividade.

Apenas assim é possível atuar de forma assertiva para minimizar esse problema. Então, que tal colocar essas ações em prática? Confira as melhores dicas sobre como diminuir o turnover de uma empresa:

1. Otimize o processo seletivo

A satisfação de um funcionário deve ser trabalhada antes mesmo de sua efetivação no cargo.

Isso quer dizer que, quanto mais criterioso for o processo seletivo, maiores as chances de se contratar alguém realmente qualificado e que esteja dentro do perfil procurado.

Ao analisar cuidadosamente cada candidato no processo de recrutamento e seleção, a empresa consegue realmente contratar a pessoa certa para a função.

Além disso, é fundamental oferecer todas as informações necessárias sobre o cargo, assim, o novo colaborador não sofrerá nenhuma surpresa quando começar em seu novo trabalho.

Leia mais em: Técnicas de recrutamento e seleção: conheça as principais e como implementá-las!

2. Incentive o plano de carreira entre os funcionários

Atualmente, os profissionais no mercado buscam mais do que altos salários. O desenvolvimento e realização profissional são fundamentais para se manter em um mesmo emprego por muito tempo.

Por isso, o desenvolvimento de um plano de carreira é uma estratégia fundamental para reduzir a média de turnover.

A oportunidade de crescimento mostra a importância que os colaboradores têm para a empresa, tornando-os cada vez mais motivados a buscarem pelos melhores resultados para a corporação.

3. Investimento em treinamentos

Se você quer realmente aprender como diminuir o turnover de uma empresa, precisa investir em treinamentos.

Ter uma equipe capacitada, tanto em questões técnicas, quanto comportamentais irá potencializar a produtividade dos funcionários e pode ajudar a reduzir o nível do turnover.

Quando a empresa oferece treinamentos para seus funcionários desenvolverem suas habilidades, os resultados tendem a melhorar. Além disso, os empregados passam a se sentir mais valorizados.

Conclusão

Cada organização possui seus motivos específicos para seus níveis de rotatividade. No entanto, quando a média de turnover de uma empresa está alta, toda a sua equipe é prejudicada.

Portanto, o RH deve fazer uma gestão eficiente desse índice e aplicar técnicas de como diminuir o turnover de uma empresa. Dessa forma, será possível realizar um diagnóstico preciso e, assim, prevenir que a rotatividade aconteça.

Como está a média de turnover de sua empresa? Assista agora o vídeo e aprenda a calcular a rotatividade de funcionários.

Entende todos esses conceitos, mas não está conseguindo colocar as dicas em práticas ou está com muitos problemas com as atividades de seu departamento de Recursos Humanos? Para te ajudar a organizar sua gestão e equipe, você pode contar com um acompanhamento profissional e moderno.

A Xerpa é um software para RH, com um sistema que atua na otimização de processos como overview, admissão e demissão, contratação, holeries, controle de férias e mais. Além de ser uma forma de como melhorar a produtividade no trabalho, ainda reduz 30% dos custos do seu RH.

Conheças as demais funcionalidades do aplicativo e fale já com um especialista!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *