Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho: como e por que desenvolvê-la?

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Na década de 1990, o psicólogo estadunidense Daniel Goleman criou o termo “inteligência emocional”. A ideia do conceito já havia sido exposta por Charles Darwin, que citou em sua obra a importância do controle das emoções para que o indivíduo seja capaz de sobreviver e se adaptar. E, atualmente, muito tem se falado sobre como desenvolver a inteligência emocional no trabalho.

Todavia, a atenção da mídia para o termo aconteceu após a publicação do livro de Goleman, intitulado “Inteligência Emocional”. Desde então, desenvolver o equilíbrio emocional no trabalho vem adquirindo cada vez mais importância.

Amplamente usado pela psicologia, esse termo significa que, quanto mais o indivíduo consegue ter ciência de suas emoções, mais hábil emocionalmente ele é.

Na contemporaneidade, vemos outra necessidade de controle das emoções, que é a inteligência emocional no trabalho. A maior parte das pessoas passa grande parte de seus dias nas empresas, convivendo com cobranças e personalidades completamente distintas.

É possível imaginar que sem um autocontrole, o profissional pode acabar por desenvolver diversos tipos de conflitos sentimentais em decorrência dessa pressão.

Vendo a importância desse tema, reunimos neste artigo algumas dicas valiosas de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho.

São métodos de desenvolvimento para auxiliar a manter um maior equilíbrio e controle sentimental no cotidiano. Ficou interessado? Então, siga a leitura e confira.

Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho

Melhore seu autoconhecimento

O primeiro passo sobre como desenvolver a inteligência emocional no trabalho é ter autoconhecimento.

Logo, você deve passar a observar as suas emoções. Descubra:

  • o que te deixa feliz;
  • o que te deixa com medo;
  • o que te deixa frustrado;
  • o que faz com que você se motive, etc.

A seguir, note como se faz a construção dos seus pensamentos e sentimentos.

Dessa forma, torna-se possível deixar de repetir comportamentos padrão e passar a controlar melhor suas reações, sua linha de raciocínio e grau no qual as intempéries da vida te afetam.

Além disso, conheça seus limites e respeite-os — ter respeito por si mesmo também é fundamental para que você consiga se desenvolver intelectualmente e ser capaz de se manter tranquilo até mesmo nas situações mais complexas do mundo corporativo.

Leia também: Testes psicológicos: como usar na seleção de novos talentos?

Aumente sua autoconfiança

Duvidar de suas próprias capacidades pode fazer com que você se torne uma pessoa reativa e negativa, que vai agir de forma fechada a novidades e limitar seu processo criativo.

Com isso em mente, comece a desenvolver sua autoconfiança. Se um trabalho lhe foi dado, significa que você tem capacidade de realizá-lo. Então busque fazer o melhor que puder e acredite que vai conseguir.

Para isso, um apoio para aprender como desenvolver a inteligência emocional é um coaching ou iniciar um processo de terapia com um psicólogo.

Esses profissionais serão capazes de ajudá-lo a identificar as causas de uma baixa estima, por exemplo, e vão desenvolvê-lo a ponto de eliminar as travas mentais que já estão gravadas em seu subconsciente.

Outra forma que pode ajudá-lo a ter autoconfiança é arriscar-se mais.

  • Busque fazer coisas que nunca fez;
  • Exponha mais suas ideias;
  • Aceite aquela proposta feita pelo seu líder, entre outras atitudes.

À medida que você for saindo da zona de conforto, será possível gerar resultados e conhecer novos horizontes, assim como descobrir em si mesmo habilidades antes escondidas.

Tenha em mente que o medo nada mais é do que a falta de conhecimento. Quando você experimenta e compreende a realidade da situação, torna-se possível ter mais segurança.

Aprenda a lidar com emoções negativas

As emoções negativas são inevitáveis e ter inteligência emocional não significa entrar em estado de negação em relação a essas emoções.

Todavia, é importante ressignificar esses sentimentos, ser capaz de controlar os impulsos e perceber os motivos pelos quais as situações em questão estão gerando esse tipo de sensação.

Portanto, busque se questionar constantemente sobre a motivação das suas emoções. Dessa forma, além de ter controle, você conseguirá encontrar soluções mais sábias para os seus problemas.

O ambiente corporativo muitas vezes nos faz ficar inseguros, porém, é preciso ser mais racional e criar atos pautados na análise e na ponderação para não agir equivocadamente.

Entenda melhor sobre hard skills e soft skills e como avaliá-las.

Aprenda a lidar com a pressão do dia a dia

Uma forma de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho é ser capaz de lidar com a pressão do dia a dia.

Procure pensar com calma, mesmo se as circunstâncias ao seu redor estiverem agitadas. Lembre-se de que algo só pode te afetar se você permitir.

Busque realizar seu trabalho da melhor forma possível, mantenha sua produtividade e analise as situações de forma equilibrada.

Ficar com pressa de realizar as tarefas para fugir da pressão do dia a dia é inútil, então, realize de forma dinâmica, mas nunca apressada e sem revisões. Assim, você evita erros e ganha tempo.

É interessante ainda criar um cronograma das suas atividades para não perder os prazos na entrega de seus projetos e conseguir fazer tudo com qualidade.

Desenvolva a empatia

Empatia é fundamental para a inteligência emocional. Tendo isso em vista, compreenda que há dias em que seu chefe estará mais nervoso, que seu colega de trabalho estará menos receptivo, e que nem sempre as reações das pessoas ao seu redor serão pautadas pelo pensamento racional.

Dessa forma, você consegue se colocar no lugar das pessoas e passa a não levar suas reações para o lado pessoal.

  • Use o afeto para lidar com um conflito;
  • Tenha foco na resolução do problema;
  • Explicite aos seus companheiros que você está ali para contribuir e não para gerar críticas e frustrações.

Muitas vezes, basta um momento de silêncio e uma abordagem mais sutil para que as coisas se resolvam.

Como vimos, aprender como desenvolver a inteligência emocional no trabalho requer uma grande disciplina.

Vale lembrar que, no processo inicial de conhecimento das inúmeras facetas da mente, é comum haver recaídas para antigos hábitos e para atitudes que não se encaixam no perfil da sabedoria com as emoções.

Porém, não desanime e cuide de si mesmo, sobretudo, com afeto, compreenda seus limites e vá desenvolvendo suas habilidades com paciência. Com isso, será possível conquistar maior ciência sobre seus comportamentos e aprimorá-los.

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