O profissional de Recursos Humanos tem diversas tarefas dentro da organização em que trabalha. Nem todas elas são simples, há momentos complicados como demitir um funcionário. Essa situação é muito delicada e exige preparo e profissionalismo do responsável pela tarefa.

Independente do motivo que levou à demissão, é necessário tomar alguns cuidados e seguir os procedimentos corretos para que não se torne mais difícil do que já é. Você sabe como demitir um funcionário? É preciso seguir os seguintes passos:

  • tenha certeza de sua decisão;
  • não pegue o colaborador de surpresa;
  • junte a documentação necessária;
  • não faça promessas falsas, entre outros.

Sentimentos conflitantes se passam na cabeça dos empregados no momento da demissão, como pânico e desilusão.

Portanto, o profissional de RH responsável deve ter total domínio de como está fazendo para transmitir a mensagem da melhor forma possível.

A postura desse profissional deve ser adequada no processo de desligamento, em respeito ao colaborador e para preservar a imagem da organização.

Ele deve ter uma conversa direta e em particular com o funcionário demitido para evitar que outras pessoas estejam presente no processo.

A equipe de RH de sua empresa sabe como demitir um funcionário? Como esse processo é realizado? Continue a leitura deste artigo e confira algumas dicas para lidar com essa situação complicada, causando os menores efeitos negativos possíveis.

 

Como demitir um funcionário corretamente?

Demitir um funcionário deve ser a última medida a ser tomada, pois pode ser caro e, se feito da forma errada, acarretar em ações judiciais contra a empresa.

No entanto, caso treinamentos e conversas anteriores com o colaborador não funcionaram e a demissão é necessária. Porém, é preciso tomar vários cuidados.

Dispensar um empregado não afeta apenas ele, mas também toda a sua equipe, impactando diretamente na rotina de trabalho da organização.

Além disso, pode gerar desconfiança e medo entre os demais membros do time sobre suas próprias estabilidades no trabalho.

Devido a isso, o RH precisa ser transparente e certeiro em suas ações para evitar impactos no clima organizacional. Portanto, para que isso não aconteça na sua empresa, separamos dicas essenciais sobre como demitir um funcionário, confira!

 

O que fazer antes da demissão?

Como citamos anteriormente, a demissão deve ser a última alternativa a ser tomada. Portanto, antes de tomar essa decisão, siga estes passos.

 

1. Tenha certeza

Após comunicar ao funcionário seu desligamento, não há mais volta. Por isso, avalie se é a melhor decisão a ser tomada. Busque avaliar se há fatos concretos que levem a demissão e se não existem outras alternativas.

 

2. Não pegue o colaborador de surpresa

Antes de sair demitindo funcionários por aí, é preciso que seus gestores já tenham alertado o profissional sobre seu baixo desempenho e a necessidade de melhoria.

Dessa forma, o colaborador já saberá que está deixando a desejar e a sua demissão não o pegará de surpresa.

 

3. Junte a documentação necessária

É preciso ter em mãos todos os documentos necessários na reunião de demissão para provar que a decisão tomada foi a correta, como avaliações de desempenho e atas administrativas. Dessa forma, a empresa de problemas legais no futuro.

 

4. Prepare todos os detalhes

Para saber como demitir um funcionário corretamente, o RH deve ser capaz de responder todas as possíveis perguntas do colaborador. Ele deve passar informações, como sobre o último salário, se a pessoa deve sair naquele momento ou ficar até o final do dia, entre outras. Isso irá agilizar o procedimento.

 

5. Não deixe a informação se espalhar

Quando um funcionário for ser demitido, apenas as pessoas estritamente necessárias devem saber. É fundamental manter a confidencialidade para evitar que a informação chegue ao colaborador de outra forma.

 

Como agir na reunião de demissão?

 

1. Prepare-se para o momento do anúncio

Muitos profissionais não sabem como demitir um funcionário simplesmente porque não sabem iniciar a conversa. Para fazer isso, é necessário evitar dar voltas no assunto. Seja claro com o funcionário, começando o papo já informando o desligamento.

A situação não é fácil, por isso, é preciso esperar o colaborador se situar após o impacto inicial do comunicado. Em seguida, o RH pode amenizar o momento, fazendo alguma ponderação, desde que seja direto e objetivo.

 

2. Chame o funcionário da forma correta

Outra dica para saber como demitir um funcionário corretamente é aprender a forma correta de chamá-lo para a reunião. É necessário ligar para o ramal da pessoa e solicitar que ela vá até a sua sala.

Durante a ligação fale normalmente, sem alterar a voz ou já indicar que se trata de uma notícia ruim. Seja breve e sério.

 

3. Escolha o ambiente ideal

A reunião de demissão deve acontecer em local adequado. Deve ser em uma sala fechada para que outras pessoas não percebam o que está acontecendo. Assim, a empresa evita que o funcionário demitido não se sinta constrangido.

 

4. Aja de forma educada

Para demitir um funcionário corretamente, é necessário ser cordial para manter o clima tranquilo durante a reunião. Dessa forma, você evita que o colaborador fique com algum rancor da empresa.

 

5. Fale com segurança

No momento da demissão, o RH deve falar sem qualquer tipo de hesitação para que o colaborador que será desligado não veja alguma brecha para questionar a decisão. Isso apenas irá gerar maiores constrangimentos. Portanto, seja direto e firme ao dar o comunicado.

 

6. Não faça promessas falsas

Saber como demitir um funcionário na teoria é muito diferente do que na prática. Por isso, é preciso se controlar e falar apenas o necessário. Caso contrário, você pode ficar comovido com a situação e acabar prometendo algo para a pessoa que talvez não consiga cumprir.

 

7. Não peça desculpas ou elogie demais

Nunca diga que a demissão é injusta ou se lamente por tomar a decisão. Isso apenas deixará o funcionário confuso e frustrado. É preciso estar preparado para dar a informação de forma objetiva e ser paciente com as reações da pessoa.

 

Alguma medida é necessária após a demissão?

1. Documente a reunião

Não pense que a tarefa de como demitir um funcionário acaba na reunião. É necessário mais algumas medidas, como documentar a reunião. O RH deve registrar oficialmente o momento da demissão para que nenhum problema aconteça no futuro.

 

2. Comunicar a equipe

Dar a notícia da demissão é crucial para que o clima interno não se estremeça após a saída de um membro do time e rumores comecem a ser espalhados.

Portanto, reúna todos os funcionários e explique brevemente o ocorrido, sem entrar em detalhes. Garanta a seu time que a demissão foi necessária e que não há motivos para que ninguém se preocupe com injustiças. Nesse momento, busque reforçar a cultura de colaboração de sua empresa.

 

3. Analise os processos da empresa

Saber como demitir um funcionário corretamente, não irá resolver o problema. Sempre que alguém precisa ser demitido é sinal de que alguma falha de processo aconteceu dentro da empresa.

Por isso, é preciso avaliar o que precisa ser aprimorado. Será que a falha está no recrutamento e seleção ou no treinamento e avaliações de desempenho? Busque refletir e revisar cada processo para encontrar alternativas de melhoria.

 

Mesmo sabendo como demitir um funcionário, você perceberá que essa tarefa não se torna fácil. Todo cuidado é pouco ao lidar com um profissional no momento de seu desligamento.

Portanto, busque seguir essas dicas para que a transição da pessoa seja feita da forma mais tranquila possível. Além disso, invista sempre nos treinamentos de sua equipe e incentivo por meio de benefícios e metas.

Dessa forma, sua equipe permanecerá focada e motivada, o que diminui as chances de uma demissão acontecer.

Esse conteúdo foi útil para você? Siga a Xerpa no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e confira outras dicas para sua empresa!