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Como contratar um headhunter: 4 passos para escolher o profissional certo

Quem já precisou contratar executivos sabe que não é uma tarefa fácil. Cargos de alta gestão demandam um know how muito específico, o que torna esses profissionais extremamente raros no mercado. Nesses casos, é preciso saber como contratar um headhunter para auxiliar nesse recrutamento.

Isso porque o recrutamento tradicional normalmente não é suficiente para encontrar profissionais tão específicos. Com uma extensa rede de contatos, um bom headhunter pode ser a peça que faltava para preencher uma posição estratégica para a empresa.

Pensando nisso, explicamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como contratar um headhunter e ter sucesso na busca pelo profissional ideal para sua empresa. Quer saber mais? Confira a seguir!

O que é um headhunter?

Headhunter é o profissional de recrutamento e seleção que atua com foco em encontrar talentos para posições estratégicas em uma empresa. A expressão em inglês significa “caçador de cabeças”, mas no universo do RH pode ser traduzida como “caçador de talentos”.

O headhunter atua como intermediário entre o profissional a ser contratado e a vaga de emprego, usando sua rede de contatos para identificar as melhores opções do mercado. Com sua vasta experiência em recrutamento de executivos, ele avalia qual dos candidatos escolhidos atende melhor às exigências da descrição do cargo.

Geralmente, esse tipo de recrutador é acionado para localizar pessoas de alta qualificação para posições de liderança. Também pode ser requisitado em outras situações específicas, quando há necessidade de contratar pessoas que por algum motivo não são encontradas com facilidade nos portais de vagas.

Portanto, dificilmente será solicitada a contratação de um headhunter em todos os processos seletivos da organização, já que as contratações em nível operacional podem ser feitas tranquilamente pelos métodos convencionais.

Quando o RH precisa contratar um headhunter?

Saber como contratar um headhunter é saber identificar em quais momentos seus serviços são necessários. Veja abaixo as principais situações em que o RH deve contar com o apoio deste profissional.

Contratação de executivos e especialistas

Localizar profissionais qualificados para assumir cargos de presidência, vice-presidência e diretoria é muito difícil, pois eles raramente são encontrados nos sites tradicionais de recrutamento e seleção. O mesmo ocorre com especialistas em tarefas muito específicas e estratégicas para a empresa.

Contratar um headhunter é útil para poupar tempo e aumentar as possibilidades de sucesso. Com um networking poderoso, ele consegue encontrar essas pessoas com mais facilidade.

Muitos desses contatos nem sequer estão buscando oportunidades no mercado, mas podem considerar o desafio se a proposta for interessante.

Buscas sigilosas

Se a empresa quiser contratar alguém para uma vaga confidencial, o headhunter tem meios de buscar profissionais sem revelar o nome da organização.

Graças à sua rede de contatos, ele pode procurar candidatos sem anunciar nas grandes plataformas, omitindo dados que possam identificar a empresa. Essas informações são reveladas apenas nas etapas mais avançadas do processo seletivo.

Recrutamento interno insuficiente

Muitas empresas buscam soluções caseiras para a contratação de executivos e especialistas, mas nem sempre o recrutamento interno dá resultado.

Quando isso acontece, é comum contratar um headhunter para identificar candidatos no mercado. Ele vai saber procurar nos lugares certos e com certeza trará boas opções para o processo seletivo.

Contratações a longa distância

Contratar um headhunter é comum quando a empresa está abrindo filiais em outras cidades, estados ou países. Dessa forma, a nova unidade já começa as atividades com uma equipe de alto nível, correndo menos riscos operacionais e garantindo a qualidade das entregas.

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Como contratar um headhunter: 4 passos

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Para saber se um headhunter é o mais indicado para cuidar do seu recrutamento, é preciso estar atento a alguns fatores importantes. Confira os principais deles e veja como contratar um headhunter de maneira adequada.

1. Avalie conhecimento de mercado

Um bom headhunter deve conhecer as características da área de atuação da empresa. Cada setor tem suas peculiaridades, por isso é essencial ter experiência no recrutamento de profissionais com as características desejadas.

Também é muito importante estar por dentro da média salarial do mercado para a posição. Assim, o headhunter conseguirá fazer propostas interessantes, mesmo para executivos que já estejam empregados.

2. Busque indicações

Buscar referências é fundamental ao contratar qualquer serviço, e com um headhunter não é diferente. Procure um profissional que seja reconhecido no mercado ou peça indicações a colegas de RH e donos de empresas.

Uma boa estratégia para contratar um headhunter  é conversar com executivos que já foram contratados por intermédio de um para entender como ele trabalha e que tipo de resultados ele trouxe. Conhecendo a trajetória do profissional, você fica tranquilo em relação ao seu desempenho.

3. Analise o tempo médio de contratação

O tempo médio das contratações é um indicador importante para avaliar a qualidade do trabalho antes de contratar um headhunter. Entre três e seis semanas de recrutamento é o período ideal para uma contratação adequada.

Se for rápido demais, provavelmente a pesquisa foi incompleta. Já um processo muito lento indica falta de empenho para resolver o problema da empresa.

4. Observe o networking

Saber como contratar um headhunter passa por observar a consistência da sua rede de contatos. O networking é a ferramenta de trabalho mais importante desse profissional. Se ele não for muito bem desenvolvido, ele não conseguirá atender às necessidades da sua vaga.

Avalie o tempo de carreira do headhunter, para quais empresas ele já trabalhou e a sua taxa de sucesso nas contratações. Procure saber quem são seus contatos na área e quais recursos ele usa para melhorar seus resultados.

Por exemplo: um headhunter com presença no LinkedIn provavelmente tem uma rede de contatos muito mais ampla do que um profissional fora das redes sociais. Pode não parecer, mas esses detalhes fazem toda a diferença.

Agora que você já sabe como contratar um headhunter, é hora de colocar o que aprendeu em prática! Sempre que precisar buscar executivos ou preencher vagas específicas, conte com a ajuda deste profissional. Ele terá os contatos e as ferramentas certas para indicar os melhores candidatos para a sua empresa!

Automatize a gestão de dados do seu RH!

Se a sua empresa vai contratar um headhunter, precisa ter os dados certos que fortaleçam o pitch para venda da vaga e tudo mais que ele precisar analisar para encontrar o profissional adequada para você.

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Gostou do post? Conte pra gente nos comentários qual é a sua experiência com headhunters na sua empresa. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

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