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12 passos certeiros para saber como compor um processo de recrutamento para uma empresa
Recrutamento

12 passos certeiros para saber como compor um processo de recrutamento para uma empresa

O processo de recrutamento é essencial para qualquer empresa. É por meio dele que as organizações conseguem encontrar e reter talentos em seu time para aprimorar seus resultados.

 

Por meio de um processo bem estruturado, é possível agregar ao time, grandes potenciais que ajudarão a aumentar a qualidade e produtividade da empresa.

Caso algo saia errado durante a contratação, a carreira do colaborador dentro da empresa pode ser comprometida e as consequências para os negócios serão graves. Dentre elas estão: gastos desnecessários de dinheiro e recursos, além de perdas de qualidade e produtividade nas operações.

Portanto, quando bem-sucedido, pode trazer resultados positivos para melhorar o ambiente interno. Para isso, é necessário compor o processo de recrutamento, seguindo os passos:

  • repense a estratégia utilizada em sua empresa;
  • crie planos de contratação;
  • monte um orçamento de contratação Pense na equipe como um todo;
  • estruture um plano de cargos e salários;
  • defina qual será o cargo ocupado;
  • defina o perfil comportamental ideal para vaga;
  • planeje o processo de recrutamento e seleção;
  • prepare o anúncio da vaga e divulgue-o;
  • filtre os currículos com atenção Utilize uma boa plataforma de recrutamento.

O problema é que muitos profissionais não sabem realmente como compor um processo de recrutamento para uma empresa.

Você gostaria de aprimorar esse processo em sua empresa? Continue a leitura desse post e aprenda como.

 

Qual a importância do recrutamento para as empresas?

Ao adotar as melhores estratégias para aprimorar o recrutamento de novos funcionários, sua empresa poderá modernizar o processo.

O RH, responsável pela contratação não precisará gastar tempo com questões burocráticas, além de otimizar os recursos utilizados, reduzindo os custos do processo.

O recrutamento é apenas a primeira etapa de um processo muito maior – a entrada de um novo funcionário na organização.

Porém, é uma etapa crucial, pois é quando os melhores candidatos são chamados e suas características e valores pessoas precisam ser analisados.

Quando o recrutamento não é organizado, a corporação pode esperar por inúmeros prejuízos, como:

Tudo isso acarreta em mais gastos e retrabalho do RH, que precisará iniciar um novo processo de recrutamento.

Portanto, saber como compor um processo de recrutamento para uma empresa e investir nas melhores estratégias é indispensável.

 

Como compor um processo de recrutamento para uma empresa?

Para ajudar sua organização nessa tarefa, elaboramos um passo a passo mostrando tudo que seu RH precisa fazer para montar um processo de recrutamento de sucesso. Veja a seguir:

 

1. Repense a estratégia utilizada em sua empresa

Antes de saber como compor um processo de recrutamento para uma empresa, o RH precisa analisar como é a abordagem já utilizada.

Avalie quais as lacunas existentes no recrutamento e que precisam ser reparadas.

Como as contratações eram realizadas até então? Por indicação? O processo acontecia às pressas por causa da necessidade de preenchimento de alguma vaga urgente?

 

2. Crie planos de contratação

Um dos principais motivos para uma contratação não ser bem-sucedida, é justamente a falta de planejamento e tempo dedicado ao processo.

É possível utilizar métodos quantitativos para prever contratações futuras e evitar diversos erros.

Para isso, sua organização deve fazer a gestão de metas de produção e vendas, por exemplo. Assim, você pode usar métricas de produtividade de sua equipe atual para saber se conseguirão atingir todas as metas.

Caso não seja possível, você pode calcular quantas pessoas mais precisarão ser contratadas. Dessa forma, poderá montar um cronograma e definir um plano de contratação.

 

3. Monte um orçamento de contratação

Após definir o plano de contratação, é preciso calcular os gastos de aquisição e de recrutamento. Você precisará levar em conta os recursos gastos com a preparação de recrutadores, seus salários ou caso haja gastos com agências de recrutamento externas, divulgação na internet, entre outros.

Além disso, deve somar os custos da nova contratação. O orçamento precisará contar com uma previsão do valor que será pago aos futuros membros da equipe, considerando os custos com pessoal (salários, benefícios e custos totalmente onerosos).

 

4. Pense na equipe como um todo

Saber como montar um processo de recrutamento para uma empresa não consiste apenas em escolher um funcionário talentoso. É necessário pensar no processo em relação a sua equipe já existente.

Por isso, o recrutamento não deve apenas mirar os candidatos mais eficientes, focando na contratação individual.

Você deve construir uma cultura de equipe eficaz que dure. Portanto, deve atrair e reter talentos que se adeque a sua equipe e tenha competência para torná-la melhor.

 

5. Estruture um plano de cargos e salários

Após definir a parte estratégica do processo, é preciso pensar no plano de cargos e salários da empresaIsso é um diferencial para oferecer e atrair os melhores talentos do mercado.

Busque estruturar benefícios que poderão ser oferecidos, como: a possibilidade de crescimento na empresa e de aumento de salário mediante tempo ou produtividade.

 

6. Defina qual será o cargo ocupado

Agora é hora de definir qual será o cargo a ser ocupado. Qual a real necessidade da empresa? Sua equipe precisa de um gerente, analista ou assistente? Quais são os requisitos básicos para preencher a vaga?

Todas essas informações serão necessárias para definir a vaga correta e não errar no processo.

 

7. Defina o perfil comportamental ideal para vaga

Como já comentamos anteriormente, não basta escolher o profissional mais experiente. É preciso escolher aquele que seja o mais qualificado para a vaga.

Para isso, é preciso que seu perfil comportamental seja compatível com as necessidades do cargo.

Desse modo, você deve definir o perfil comportamental mais adequado para a vaga a ser ocupada. Ele deve ser alinhado aos valores da organização e às necessidades do cargo.

 

8. Planeje o processo de recrutamento e seleção

Este é o momento tão esperado de compor o processo de recrutamento para uma empresa. É necessário criar um planejamento para servir como um guia durante o processo.

Portanto defina quando os anúncios e divulgação da vaga devem ser preparados, quanto tempo levará o processo, quais recursos serão utilizados, se algum software auxiliará na seleção e em quais canais a vaga será divulgado.

Quer saber como criar esse planejamento? Confira esse eBook!


 

9. Prepare o anúncio da vaga e divulgue-o

Criar um job description atrativo é fundamental para o recrutamento ser bem-sucedido. Afinal, a divulgação da vaga é a “vitrine” da empresa. É onde os profissionais do mercado irão olhar e decidir se desejam fazer parte de sua equipe.

Desse modo, será necessário fornecer o máximo de informações possível, mas de forma objetiva. Os itens necessários no anúncio são:

  • o cargo;
  • sua carga horária;
  • o tipo de contratação;
  • as principais atividades que serão desenvolvidas;
  • os requisitos necessários;
  • os possíveis diferenciais;
  • benefícios;
  • dados de contato para envio dos currículos.

Após isso, faça a divulgação do anúncio no maior número de canais possíveis para que chegue aos candidatos certos. Utilize canais como o Linkedin, redes sociais da empresa e sites de vagas de empresa.

 

10. Filtre os currículos com atenção

Pronto, após todas essas etapas, é o momento de analisar os currículos que chegaram.

Esse trabalho é primordial, por isso, exige muita atenção para que nenhum bom candidato escape ou alguém inadequado seja chamado para seleção.

Portanto, seja fiel aos requisitos anunciados e combine-os com as habilidades dos candidatos citadas nos currículos.

 

11. Conte com uma boa plataforma de recrutamento

Além de seguir todos os passos anteriores, para saber realmente como compor um processo de recrutamento para uma empresa é necessário contar com a ajuda da tecnologia.

Por meio do software correto de recrutamento e seleção, é possível aprovar automaticamente as vagas que estão abertas, centralizar toda a gestão dos anúncios, tornar a triagem de talentos automática e, ainda, contratar a pessoa certa e levantar diversas métricas de desempenho.

 

12. Utilize um software de gestão

A tecnologia está, cada vez mais, presente na rotina das empresas e, com o RH, isso não é diferente.

Por meio da ferramenta certa, o RH pode otimizar o processo de gestão de pessoas, aproveitando os benefícios das ferramentas digitais.

A plataforma da Xerpa pode ajudar sua empresa nessa missão. Você sabe como nossa estrutura funciona? Clique aqui.

 

Depois disso, é só marcar as entrevistas e iniciar o próximo de escolha dos melhores profissionais.

Viu como é fácil? Ao seguir nosso passo a passo, você saberá exatamente como compor um processo de recrutamento para uma empresa bem-sucedido e garantirá os melhores profissionais em seu time.

 

Ficou alguma dúvida sobre o processo? Deixe seu comentário aqui no final do post para podermos ajudar.

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