Como cancelar um cartão de crédito? Regras + passo a passo

como-cancelar-cartao-de-credito

Embora não seja um processo complicado, saber em detalhes como cancelar um cartão de crédito pode ajudar a economizar o tempo gasto com a ação, além de evitar algumas burocracias desnecessárias que podem deixar o procedimento bem mais chato.

As razões para optar pelo cancelamento do cartão de crédito podem ser variadas, por isso, também é importante entender quais as diferenças entre o cancelamento e o bloqueio do cartão, a fim de garantir que a escolha seja a mais adequada para a situação de cada pessoa.

Assim, neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos sobre como cancelar cartão de crédito:

  • Regras para cancelar cartão de crédito;
  • Como cancelar um cartão de crédito: passo a passo;
  • É possível cancelar um cartão de crédito com compras em aberto?;
  • Qual a diferença entre o cancelamento e o bloqueio do cartão?;
  • Quando bloquear o cartão de crédito?;
  • Dicas extras.

Boa leitura!

Regras para cancelar cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser muito útil em diversos momentos, especialmente pela praticidade oferecida com o parcelamento do valor das compras e pela forma como ele funciona como um crédito extra para pagar contas, por exemplo.

Porém, esses mesmos atrativos podem transformar o cartão de crédito num vilão, principalmente para quem deseja manter o equilíbrio financeiro.

Seja para colocar as finanças em dia, para se desvincular de uma instituição financeira ou por qualquer outro motivo, o cliente tem o direito de cancelar um cartão de crédito a qualquer momento.

O cancelamento só é realizado através da Central de Atendimento da operadora do cartão. Outra regra importante é que apenas o titular do cartão pode cancelar o serviço.

Caso existam cartões dependentes, eles seguem o pedido do cartão principal e também serão automaticamente cancelados.

Nenhuma compra ou parcela é cancelada junto com o cartão. Sendo assim, é necessário estar ciente das dívidas que o cartão possui para quitá-las. Apenas o cancelamento do serviço não elimina a necessidade de pagar o que ainda é devido.

Como cancelar um cartão de crédito: passo a passo

Embora o processo de como cancelar um cartão de crédito não seja difícil, ele necessita de uma certa paciência, afinal, as operadoras de cartões costumam oferecer diversas opções para que o cliente não seja perdido. Seja forte!

Para realizar o cancelamento, o passo a passo é simples:

  • Ligue na Central de Atendimento da operadora do cartão de crédito.

O número do telefone fica no verso do próprio cartão, geralmente um 0800 que fica disponível 24 horas.

  • Outra opção é buscar o atendimento online, caso a empresa do seu cartão ofereça essa opção.

Em ambos os casos, o cliente só precisa solicitar o cancelamento pelo do cartão, pelo telefone ou pelo site.

Caso o cartão esteja vinculado a uma instituição bancária, também há a opção de ir diretamente na agência do banco e pedir o cancelamento.

Perguntas frequentes sobre cancelamento de cartão de crédito

duvidas-cancelamento-cartao-de-credito

 

1. É possível cancelar um cartão de crédito com compras em aberto?

Entre os pontos importantes que o cliente deve se atentar ao cancelar um cartão de crédito, está a pendência de débitos. O ideal é iniciar o processo de cancelamento do cartão com o mesmo já quitado. Ou seja, sem que conste, no momento do cancelamento, nenhuma dívida ou parcela a vencer nos próximos meses.

Antes mesmo de entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão, confira qual é o atual saldo devedor da fatura. Cheque também se há outras parcelas a vencer nos próximos meses.

Um erro comum nesta etapa é achar que basta pagar integralmente a última fatura emitida e cancelar o cartão, se esquecendo de possíveis parcelas futuras.

Mesmo que o cliente não possua compras parceladas, por exemplo, vale dobrar a atenção às datas das compras realizadas no último mês, afinal pode ser que uma compra tenha caído somente para a fatura posterior.

Lembre-se: enquanto você estiver utilizando o cartão de crédito, as faturas continuam chegando.

Caso não seja possível quitar todas as dívidas do cartão e, ainda assim, o cliente deseje fazer o cancelamento, é possível, porém um tanto mais burocrático.

Neste caso, é preciso enviar uma carta com aviso de recebimento (AR) para a operadora do cartão de crédito. Nela, o cliente deve solicitar o cancelamento do serviço “declarando-se em mora em relação ao saldo”. Ou seja, admitindo que está em atraso com o pagamento total do cartão.

A administradora do cartão deve responder à solicitação em um prazo de 10 dias. No entanto, é comum que as empresas “forcem” uma maior burocracia para dificultar o processo e até mesmo fazer o cliente desistir do cancelamento.

Nesses casos, o que é frequentemente recomendado ao cliente é optar pelo bloqueio do cartão de crédito, deixando de utilizar o serviço.

Nenhuma empresa pode obrigar o cliente a pagar todas as parcelas de uma vez, mas, de qualquer forma, caberá ao cliente quitar todas parcelas ainda devidas mês a mês.

Quando a dívida for finalmente paga por completo, o consumidor pode pedir novamente o cancelamento definitivo do cartão.

2. Qual a diferença entre cancelar e bloquear o cartão de crédito?

Outra dica importante sobre como cancelar um cartão de crédito é saber efetivamente a diferença entre cancelamento e bloqueio do cartão. Essas são duas ações distintas com resultados também diferentes.

Bloquear o cartão de crédito acontece por diversas razões, podendo ser automático, como quando o cliente deixa de fazer o pagamento das faturas e se torna inadimplente com a operadora do cartão, por exemplo, ou após uma solicitação do cliente.

Em geral, o bloqueio acontece sempre que a empresa responsável pelo cartão de crédito considera que o cliente não pode utilizar aquele serviços até que um determinado problema seja resolvido.

Com o cartão bloqueado, o consumidor não pode realizar novas compras, além de não pagar anuidade durante o período de bloqueio.

Já para cancelar um cartão de crédito, o cliente sempre deve entrar em contato com a administradora do cartão e solicitar o cancelamento. Ele quase nunca é feito de forma automática, apenas em casos de atrasos muito longos no pagamento da fatura.

3. Quando bloquear o cartão de crédito?

Além de ser uma opção para evitar maiores gastos e sair das dívidas, o bloqueio do cartão de crédito é sempre recomendado em casos de perda, roubo, clonagem e a realização de compras não identificadas ou autorizadas pelo cliente.

Como se pode ver, o bloqueio do cartão de crédito também funciona como uma opção de segurança para evitar qualquer tipo de fraude com o serviço.

Dicas extras

Como dissemos, é comum que as empresas responsáveis pelos cartões de crédito ofereçam inúmeras opções e vantagens para que o consumidor quando ele tenta realizar o cancelamento do produto, afinal, eles não querem perder o cliente.

Por isso, é importante resistir à tentação! Não aceite novos cartões quando estiver fazendo o pedido de cancelamento do serviço atual. 

Guarde todos os comprovantes em relação ao pedido de cancelamento do cartão de crédito, especialmente o número do protocolo de atendimento oferecido durante o atendimento pela empresa responsável pelo cartão.

Por fim, lembre-se também de destruir fisicamente o cartão de crédito assim que ele for efetivamente cancelado. Isso funciona como uma forma de evitar fraudes mesmo que posteriores ao cancelamento.

Ajude seus funcionários a não se endividarem

Além de ajudar na educação financeira, aprender como cancelar um cartão de crédito diminui as chances contrair uma dívida que pode comprometer toda renda.

Uma forma de as empresas ajudarem seus colaboradores é oferecendo benefícios corporativos que flexibilizam o acesso ao salário.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para se inscrever em nossa newsletter. Ela garante que você receba mais conteúdos e informações como essa, e esteja sempre por dentro de nossas novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar