Se você também se pergunta “como aumentar o faturamento da minha empresa”, convém avaliar que essa questão passa, diretamente, por uma série de atividades incessantes. Ou seja: o aumento de vendas, dentro de determinado período, corresponde às ações pensadas para esses objetivos. E é aí que entram essas pequenas estratégias para colocá-las em prática na sua empresa.

 

Como aumentar o faturamento da minha empresa?” é uma pergunta recorrente de qualquer profissional.

Afinal de contas, é por meio do equilíbrio de contas que uma organização custeia todos os gastos operacionais (fixos e variáveis) e passa a gerar o tão desejado lucro.

Só que muitos empreendedores e profissionais do financeiro tendem a cegarem-se em um só ponto: o aumento de vendas.

E é claro que esse aspecto é fundamental. Mas não é o único que ajuda a responder a seguinte perguntinha: como aumentar o faturamento da minha empresa?

Para que você também perceba que é possível ir além neste assunto de maneira significativamente variada, preparamos este post. Siga com esta leitura, e aprenda conosco a responder a questão que dá titulo ao nosso artigo!

O que diferencia o faturamento do lucro?

O primeiro ponto a ser abordado, antes de responder à pergunta “como aumentar o faturamento da minha empresa”, é a compreensão plena a respeito do conceito de faturamento.

E, como havíamos adiantado, trata-se de uma série de atitudes e comportamentos que se traduzem na otimização do uso e da captação de recursos. 

Por exemplo: a redução de custos pode ser uma maneira de aumentar o faturamento da empresa. Assim como as ações de motivação que contribuem com mais produtividade e engajamento dos colaboradores.

Só que é fato inegável que o faturamento está ligado às vendas também. Mas convém diferenciá-lo do lucro. Vamos entender melhor essa proporção?

Digamos que a sua empresa comercializou 200 produtos, em um mês, no valor de R$ 1.000 cada. Assim, o faturamento mensal da empresa foi de R$ 200 mil (multiplicando 1.000 por 200). 

Já a lucratividade tem relação direta com o faturamento e também as despesas e custos no mesmo período. Portanto, se o total de gastos no mesmo mês foi de R$ 50 mil, por exemplo, a lucratividade foi de R$ 150 mil.

Um exemplo simples e exagerado, mas que ajuda a diferenciar ambos para enfim adentrarmos na ideia principal deste artigo.

Como aumentar o faturamento da minha empresa?

A seguir, destacamos algumas dicas bastante diversificadas para você diagnosticar as melhores soluções para o seu negócio. Confira!

 

Aprenda a reduzir os custos

Comece identificando quais são as áreas, processos e situações da sua empresa que estão gerando custos extras — e desnecessários — e prejuízos. 

Quer um exemplo disso? Muitas vezes, o absenteísmo é um problema que passa despercebido pelo RH das empresas. E é inegável que essa situação desmedida pode causar uma série de problemas internos, como:

Sem falar na ausência injustificada dos funcionários, que só tende a gerar custos para a organização.

Por isso, uma boa dica para você entender “como aumentar o faturamento da minha empresa”: avalie mensalmente como a redução de custos pode se tornar um sinônimo de constância na organização.

Avalie novas oportunidades de vendas

Aqui, podemos falar especificamente sobre a melhoria na experiência dos clientes. Com isso, sua organização pode se fortalecer por melhorar o índice de fidelização.

E, consequentemente, você passa a arcar menos despesas para atrair clientes. E você sabia que custa muito menos manter um cliente do que ir ao mercado em busca de novos consumidores?

Para isso, avalie toda a jornada de compra do seu público-alvo: veja como a concorrência se posiciona no mercado e, por meio disso, diagnostique novas carências e oportunidades.

Ao melhorar continuamente a experiência de compra, você diferencia-se e constrói uma reputação singular, capaz de atrair e reter os consumidores.

 

Use as novas técnicas e estratégias de marketing

“Como aumentar o faturamento da minha empresa” é uma questão que as ações de marketing digital, atualmente, respondem com muita eficácia.

Tudo porque as estratégias são pensadas especificamente no perfil do seu consumidor. Assim, você cria relevância para a sua marca, melhora a experiência do consumidor e cria um posicionamento digital para facilitar a atração de novos clientes.

Algumas ações que permitem isso:

  • criação de um blog com a elaboração de conteúdos relevantes para o seu público-alvo;
  • presença nas redes sociais onde o seu consumidor mais se concentra;
  • envio de e-mail marketing respeitando a jornada de compra de cada cliente;
  • automação de processos de marketing para garantir o envio da mensagem certa, para a pessoa certa, e no momento certo.

Com isso, você pode perceber que fica mais fácil entender “como aumentar o faturamento da minha empresa”. Você deixa de “perseguir” um cliente: ele passa a encontrar a sua marca onde quer que ele procure por soluções similares à sua, na internet.

Melhora no faturamento, portanto, com menos investimentos.

Treine e qualifique os seus colaboradores

Planos de carreira, treinamentos, avaliações de desempenho… Isso ajuda a melhorar, continuamente, os processos e fluxo produtivos da empresa, além de motivar e engajar os colaboradores.

Quanto mais satisfeitos com a organização, melhor vai ser o afinco e desempenho no dia a dia. E, assim, é possível aprender como aumentar o faturamento da sua empresa, simplesmente, investindo mais nos seus funcionários.

 

Avalie novos canais de vendas

Seguindo para as propostas de vendas, especificamente, você pode buscar por alternativas para os atuais canais utilizados pela sua empresa. Verifique a possibilidade de estender as ações para:

  • novos PDVs (pontos de venda) em lojas físicas;
  • lojas virtuais, como plataformas de vendas de marketing place (como o Mercado Livre) ou sites parceiros;
  • redes sociais;
  • revendedores;
  • representantes comerciais.

Diversificar a sua estratégia de venda sem perder o DNA da sua marca pode ser uma excelente maneira de fazer com que você saiba, enfim, “como aumentar o faturamento da minha empresa”.

 

Utilize novas tecnologias

Por fim, considere o uso estratégico de novas tecnologias. Elas não impactam no planejamento financeiro e, ainda, podem revolucionar todos os processos internos.

Um software de gestão, por exemplo, é fundamental para que você consiga estabelecer novas metas e objetivos e monitorar todo tipo de índice e métrica que contribuam com o desenvolvimento da empresa.

Além, é claro, do poderio de automação. Com isso, seus colaboradores deixam de ser profissionais mecânicos e sobrecarregados de atividades repetitivas. No lugar, tornam-se elementos-chave, analíticos e estratégicos. E as atividades automatizadas são mais ágeis, precisas e imunes a erros.

E aí, conseguimos ajudar você a responder a questão “como aumentar o faturamento da minha empresa?”

Que tal ficar com uma última sugestão nossa? Nenhuma das dicas aqui sugeridas podem ter o impacto positivo que destacamos sem, antes, você compreender quais são os custos e a renda obtida pela sua empresa. Por isso, aproveite para entender conosco o que é gestão orçamentária: descubra se a sua empresa está no caminho certo!