Como atualizar o salário de um funcionário na carteira de trabalho?

atualizar salário

Durante a vida profissional de um funcionário é normal que aconteçam mudanças em sua CTPS. A empresa contratante precisa mantê-la atualizada para evitar complicações judiciais no futuro. Uma das informações que muda frequentemente é o salário, por conta de aumento do salário mínimo, dissídios, trocas de função, entre outros.

A empresa deve fazer as mudanças na carteira de trabalho do funcionário quando ele precisar. Se isso não for possível, por conta do grande volume de pedidos recebido, leve em conta a urgência do funcionário. Também há outras informações que precisam ser atualizadas, como as férias, então pode ser mais prático fazer tudo de uma só vez.

Existem páginas na CTPS para que as alterações no salário sejam feitas. Nelas você encontra os seguintes campos que precisam ser preenchidos:

  • Aumentado em: coloque a data em que o salário foi aumentado.
  • Para R$: coloque o salário alterado do funcionário.
  • Na função de: escreva o novo cargo/função do funcionário. Se não existir mudança, coloque “a mesma”.
  • CBO: também conhecido como Classificação Brasileira de Ocupações, é um código numérico da profissão. Se a função não for alterada, ele deverá ser o mesmo da página de contratação. Caso contrário, ele pode ser encontrado aqui, é só procurar a nova função no campo de busca à direita.
  • Motivo de: escreva o motivo para o aumento de salário, como correção, mudança de função, merecimento, dissídio, etc.

Vamos dar um exemplo, para mostrar como tudo é simples. João, um professor de alemão, vai receber um aumento de salário por conta do dissídio. Ele continuará  na mesma função. Suas novas informações, considerando a data de 21 de setembro de 2016, seriam as seguintes:

 

Aumentado em: 21/09/2016 Para R$2500,00

Na função de A mesma CBO 2346-04

Motivo de Dissídio

 

Depois que tudo estiver preenchido, é só assinar e carimbar. Se alguma informação estiver errada, será necessário corrigir – lembrando que existe uma maneira correta para fazer a correção na carteira de trabalho. Devolva a carteira de trabalho para o trabalhador em até 48 horas e peça que assine um termo de devolução. Pronto, agora o seu salário estará atualizado!

Quer saber tudo sobre anotações na CTPS?

Para ter em mãos um guia completo as regras da carteira de trabalho e saber como fazer todas as anotações necessárias, baixe nosso eBook: Carteira de Trabalho sem erros!

Clique abaixo para fazer o download:

 Baixar eBook: Carteira de Trabalho sem erros!

Com o eBook você aprende o passo-a-passo para cada tipo de anotação, para evitar qualquer problema futuro!

Se a Carteira de Trabalho não tiver mais espaço?

Caso a carteira esteja sem nenhum espaço disponível nas Anotações Gerais para a correção, será necessário pedir que o funcionário tire uma Carteira de Trabalho de Continuação. Ele pode agendar pelo telefone ao ligar em 158 ou no site do Ministério do Trabalho em http://saaweb.mte.gov.br/

Quando você receber a nova carteira, faça a anotação do dado na carteira normalmente.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *