como atrair funcionários da geração z

Como atrair funcionários da geração z: dicas funcionais para o dia a dia

Grande parte da força de trabalho atual do mercado, a população jovem tem um perfil que difere, aqui e ali, dos millennials e também das gerações X e Y. Daí, a importância em compor um ambiente de trabalho focado nesse perfil e, assim, entender como atrair funcionários da geração Z.

 

Pode chamá-los do que quiser — que seja a geração pós-millennial, a geração Snapchat ou pelo seu nome mais popular: geração Z —, mas é fato incontestável que essa geração de pessoas nascidas entre 1995 e 2010 está pronta para assumir a força de trabalho.

Claro, os millennials ainda recebem boa parte da atenção da mídia e dos especialistas de RH, mas com a Geração Z representando 26% da população trabalhista dos EUA, o negócio é outro.

Por isso, cabe a questão: sua empresa sabe como atrair funcionários da geração Z e, principalmente, mantê-los satisfeitos e engajados com as suas respectivas rotinas de trabalho?

Afinal de contas, com os membros mais velhos da Geração Z agora com pouco mais de 20 anos, é hora de os empregadores começarem a considerar como concentrarem seus esforços de recrutamento e retenção de funcionários.

Quer saber mais? É só seguir com a leitura do post, logo abaixo!

 

Entenda o que os funcionários da geração Z valorizam

O perfil da geração Z é bastante característico. Para começar, eles são mais altruístas e idealistas do que as gerações anteriores. Além disso, 60% dizem que querem ter um impacto no mundo e um em cada quatro são voluntários regularmente.

É importante destacar também que a maioria está disposta a combater as injustiças no ambiente de trabalho, motivando-se a lutar pela igualdade no corporativismo — seja por gênero, raça ou ideologias.

 

A conectividade

Eles são, inclusive, a primeira geração inteiramente conectada. A geração Z cresceu em um mundo totalmente on-line, onde muitas crianças e adolescentes possuem um smartphone.

Assim, grande parte da vida social, cultura, consumo de mídia e educação depende da internet e da conectividade. Como resultado, estima-se que eles executem multitarefas em até cinco dispositivos, em um determinado dia.

Por isso convém pensar, antes de saber como atrair funcionários da geração Z, que eles são mais avessos ao risco. Tendo nascido na sequência da recessão financeira de 2008, nos EUA, e testemunhado o impacto que teve nas gerações mais velhas, eles estão extremamente preocupados com as dívidas de empréstimos estudantis, com o aumento do custo de vida e com o trabalho certo que se ajusta aos seus valores.

Felizmente, para a sua empresa, você tem as informações certas para saber como atrair funcionários da geração Z. Veja, a seguir, como ter certeza de que eles sabem disso para mantê-los engajados e produtivos!

 

Aprenda como atrair funcionários da geração Z

Essa natureza intrinsecamente digital proporcionou à geração Z a oportunidade de empreender desde cedo. Ou seja: eles não temem desafios e, tampouco, as responsabilidades para crescerem dentro das empresas.

Junte essa exposição precoce ao empreendedorismo com o desejo de causar impacto, e não é de surpreender que a maioria se incline a desenvolver habilidades de liderança.

Para a sua empresa, há como atrair funcionários da geração Z a partir dessas características. Por exemplo: oferecer avaliações de desempenho e feedbacks para que eles cresçam continuamente.

Além disso, a transparência da gestão e a abertura para opiniões, ideias e sugestões são diferenciais que estimulam os jovens a se arriscarem mais para consolidarem suas carreiras internamente.

Para dar mais apoio a isso, você pode fornecer à equipe oportunidades de desenvolvimento de carreira e marcos claros de crescimento, criados para estimular seu espírito empreendedor.

 

A remuneração e os benefícios

Não há dúvidas que todo esse esforço e desejo de crescimento necessitam de gratificações. E a remuneração está entre os principais valores desejados pela geração Z.

Complementarmente, eles estão dispostos a tomarem suas próprias decisões. E isso consiste em montar o próprio plano de benefícios (flexibilidade por parte da empresa, portanto), e também na manutenção da sua qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho.

Isso tudo faz diferença para entender como atrair funcionários da geração Z. Afinal, trata-se de um perfil médio altamente diversificado, e isso reflete em seus valores.

Para as organizações, é chegado o momento de compreender que o perfil dos indivíduos influencia demais a manutenção de um ambiente de trabalho positivo e propositivo. E, se você conhece bem os perfis que trabalham na sua empresa, que tal conferir também nosso artigo que pode servir como um guia definitivo sobre os colaboradores millennials?

 

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