O mercado de trabalho mudou. Vivemos a era da transformação digital, que trouxe uma série de mudanças nos processos, produtos e serviços das organizações. Ao mesmo tempo, houve a chegada de uma nova geração de profissionais, com novos hábitos e prioridades. Nesse cenário, como atrair e reter talentos humanos nas empresas?

Este é um dos maiores desafios de gestão de RH do mercado atual, já que as mudanças estão acontecendo em um ritmo bastante acelerado. Por isso, é preciso contar com as pessoas certas não só para as necessidades de hoje, mas também pensar no futuro do negócio.

Não é uma tarefa fácil, com uma boa análise do momento atual e do perfil dos talentos disponíveis, é possível ter uma boa ideia do que deve ser feito. Neste artigo, explicamos quadro medidas eficientes para você contar com os melhores profissionais na sua empresa:

  • incentivar o empreendedorismo interno;
  • fomentar a flexibilidade;
  • criar senso de propósito;
  • implementar programas de educação e desenvolvimento.

Se interessou? Continue conosco e saiba mais sobre cada iniciativa.

Incentivar o empreendedorismo interno

Mais do que nunca, os profissionais hoje em dia são movidos por desafios. Eles querem liberdade para implementar projetos, sugerir ideias e ter participação ativa no crescimento do negócio. Aquele funcionário que se contentava com uma rotina pacata e tarefas operacionais ficou no passado.

Então, como atrair e reter talentos humanos na empresas com foco nessa necessidade? O grande segredo é incentivar o empreendedorismo interno. Fazer colaboradores CLT empreenderem pode parecer contraditório, mas é uma tendência cada vez mais comum nas grandes empresas.

Trata-se de estimular os funcionários a agir, pensar e se comportar como donos do negócio, promovendo a inovação e a alta performance de forma constante. Para isso, é preciso demonstrar total confiança na capacidade dos profissionais, reduzindo etapas de aprovação e permitindo que eles coloquem suas ideias em prática com mais facilidade.

Se por um lado a responsabilidade aumenta, de outro a satisfação pessoal com o trabalho aumenta, o que ajuda a atrair e reter talentos humanos que gostam de ser desafiados. Tudo isso, é claro, deve ser acompanhado do devido reconhecimento e valorização dos esforços empregados nos projetos.

Fomentar a flexibilidade

Outra necessidade latente nos profissionais de hoje é o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Apesar de valorizarem muito a carreira, eles fazem questão de manter a qualidade de vida em dia, com tempo suficiente para cuidar da saúde, ficar com a família e manter a vida social ativa.

Nesse caso, o que responde como atrair e reter talentos humanos nas empresas é a flexibilidade. Há até pouco tempo, as organizações funcionavam de uma forma muito engessada, com horários, processos e políticas extremamente rígidos. Agora, para se adaptar à nova realidade do mercado, isso vem mudando.

Uma das principais iniciativas nesse sentido é o horário flexível, seja por meio de um expediente reduzido, sazonal ou sem jornada fixa, dependendo da função da pessoa e da rotina da empresa. O home-office também vem ganhando muita força, sobretudo em equipes que podem fazer entregas e comunicações 100% online.

Ambos os benefícios reduzem o estresse no trânsito e permitem que o profissional tenha mais liberdade para conciliar o trabalho e suas tarefas pessoais, conseguindo aumentar a sua qualidade de vida e até ser mais produtivo.

Também é possível flexibilizar o tempo de férias, os dias de folga e até o pagamento dos colaboradores. 

Com o avanço da tecnologia, o salário sob demanda se tornou uma realidade. Nesse modelo, o funcionário pode receber o salário dos dias já trabalhados no mês a qualquer momento, sem precisar esperar por uma data fixa. Assim, ele ganha muito mais liberdade no controle e planejamento de suas despesas.

Benefícios como esses, que melhoram de forma significativa a rotina do time, são essenciais para atrair e reter talentos.

Criar senso de propósito

Hoje, o senso de propósito é uma das prioridades dos profissionais na busca por oportunidades. As pessoas desejam exercer atividades que tragam algum significado pessoal e tenham impacto positivo na sociedade. Como atrair e reter talentos humanos nas empresas considerando esse aspecto?

A resposta está na essência do negócio, cujos objetivos devem ir muito além do lucro. Para definir um propósito, é preciso se perguntar: qual é a razão de existir da empresa? Para quem ele é feito? Por quem ele é feito? Que diferença ele faz para os clientes e para o mundo ao redor?

Responder a essas perguntas é fundamental na hora de definir uma cultura e buscar talentos alinhados a ela. Também é importante agir de acordo com as diretrizes estabelecidas. Não colocar o discurso em prática destrói a credibilidade da organização e gera sérios problemas de atração e retenção de talentos.

Empresas guiadas por um propósito têm mais sucesso e entregam serviços de maior qualidade, além de construírem times mais engajados. Tudo isso tem o poder de elevar o status da organização no mercado, garantindo a retenção de colaboradores e clientes.

Implementar programas de educação e desenvolvimento

O déficit de capacitação é um dos principais gargalos do mercado atual. Porém, ao invés de enxergar isso como um problema, veja como oportunidade. Solucionar essa questão investindo em treinamento e desenvolvimento vai aumentar a qualidade da sua mão de obra e motivar os funcionários, o que ajuda muito na hora de atrair e reter talentos humanos nas empresas.

Uma das formas mais efetivas de fazer isso é por meio de parcerias com universidades e instituições de ensino, para bolsas e descontos. Outra medida interessante é criar um programa de educação corporativa interno, oferecendo cursos que atendam aos interesses dos funcionários e desenvolvam neles as habilidades que a empresa precisa.

Capacitar os funcionários no dia a dia também é primordial. Gente talentosa quer ser desafiada e provocada a todo o instante. Para isso, é necessário proporcionar um ambiente favorável para que eles se sintam motivados a explorar seu potencial. Isso acontece por meio de novas responsabilidades, reconhecimento e feedbacks recorrentes.

Agora que você já sabe como atrair e reter talentos humanos nas empresas do futuro, é hora de colocar o que aprendeu em prática. Analise bem o cenário da sua organização e o perfil dos funcionários, e não se atenha apenas às medidas que citamos neste post. Fique sempre de olho nas tendências de gestão de pessoas para conseguir resultados ainda melhores.

 

Gostou do artigo? Conte para a gente nos comentários quais são as estratégias de atração e retenção de talentos que você usa no seu dia a dia!