como-apresentar-projeto-diretoria

Como apresentar um projeto para diretoria: 6 passos para ter sucesso

Muitos profissionais se questionam sobre como apresentar um projeto para diretoria. Ao tomar essa iniciativa, o profissional se destaca e mostra que tem interesse em fazê-la crescer, inclusive, que pretende assumir a dianteira nessa melhoria.

Para tanto, é fundamental saber como transformar as boas ideias em um projeto imune a riscos e imprevistos — conforme você pode acompanhar nas etapas abaixo:

  1. tenha um objetivo definido;
  2. alinhe as ideias com a cultura organizacional da empresa;
  3. que seja relevante;
  4. nada de cansar o seu público;
  5. escreva o seu projeto;
  6. reavalie as suas ideias.

Uma boa gestão de pessoas leva em consideração também as ideias que os seus colaboradores têm para a empresa. Para tanto, os profissionais devem saber, primeiramente, como fazer uma apresentação para diretoria.

Afinal de contas, não bastam boas ideias, mas orientações claras sobre os seus objetivos, benefícios e toda a jornada a ser cumprida. Uma boa ideia má executada, por exemplo, não tem o mesmo impacto, certo?

Por isso, neste post vamos mostrar como apresentar um projeto para diretoria — independentemente de qual seja! E de maneira clara, transparente e capaz de despertar e reter o interesse naquilo que você tem a dizer e/ou apresentar graficamente. Boa leitura!

Por que fazer uma apresentação para diretoria?

Antes de entender o passo a passo de como apresentar um projeto para diretoria, vamos entender a importância disso para o desenvolvimento profissional?

Como havíamos destacado, esse é um diferencial e tanto que o RH e a gestão podem adotar para aproximar dos seus funcionários.

De maneira complementar, as boas ideias rendem resultados melhores e, com isso, a organização só tem a crescer. Daí, a importância em contar com uma boa relação entre ambas as partes.

Quando esse tipo de projeto é adequadamente implementado, a marca e o profissional só tem a ganhar. Por exemplo:

  • ocorre maior atração e retenção de talentos, já que o reconhecimento é um ativo importante para a decisão das pessoas em ingressarem ou permanecerem na empresa;
  • é possível identificar com facilidade as lideranças internas, bem como as pessoas que têm o potencial de serem lapidadas por meio do destaque dado com as suas ideias;
  • mostra o quanto a sua empresa pode oferecer um plano de carreira promissor a partir dessa troca de ideias e gratificações.

Para o mercado, em geral, uma empresa focada na gestão de pessoas pode oferecer benefícios corporativos de maneiras distintas. Não se trata apenas de um acréscimo na lista de benefícios.

Se quiser saber um pouco mais sobre os benefícios corporativos variados que você pode agregar na sua empresa, não deixe de conferir também o nosso artigo que explica tudo sobre o Xerpay!

Como apresentar um projeto para diretoria em 6 etapas

Como apresentar um projeto para diretoria, primeiramente, envolve a composição de um mapeamento de todo o processo. Ao saber como suas ideias podem impactar a organização, você entende a ordem natural das coisas.

Entretanto, esse trabalho já tem início antes mesmo de elaborar o projeto. A seguir, vamos entender esse passo a passo elementar para fazer uma apresentação para diretoria e, assim, impactá-la!

1. Tenha um objetivo definido

Você identificou um problema logístico que pode ser corrigido ou diagnosticou o uso de alguma solução tecnológica para melhorar a produtividade de uma equipe?

Pois então você já tem um objeto, meio e conclusão. Sem isso, por outro lado, você pode não alcançar o seu público e despertar o interesse dele.

Não adianta, por exemplo, dizer que o seu projeto consiste em “aumentar as vendas” sem que antes você apresente um obstáculo a ser superado e, principalmente, o bê-a-bá disso.

Como alcançar a credibilidade de outras pessoas se nem você, que vai propor a ideia, sabe como melhorar o índice prometido.

2. Alinhe as ideias com a cultura organizacional da empresa

Outro ponto importante de como apresentar um projeto para diretoria é o alinhamento com o DNA da empresa.

Se a sua ideia consiste em estratégias agressivas que combatem o bem-estar dos colaboradores, por exemplo, a implementação pode falhar grandiosamente se esse não é o perfil da sua organização.

Avalie, então, se o que você vai propor tem a ver com a identidade da empresa e, é claro, com os seus próprios valores.

3. Que seja relevante

Lembre-se de que a sua ideia tem que alterar, minimamente, algo. A já mencionada produtividade é um bom exemplo disso ou, até mesmo, a motivação de uma equipe que já não engaja como anteriormente.

É valioso lembrar que ao apresentar um projeto para diretoria o seu gestor está esperando por um viés que ainda não foi explorado (ou foi implementado incorretamente). Por isso, é necessário causar surpresa.

4. Nada de cansar o seu público

Assim como deve ser ao elaborar e destacar os principais pontos de um relatório, o principal de como apresentar um projeto para diretoria consiste em ter:

  • objetividade;
  • clareza;
  • transparência;
  • criatividade.

Esses elementos, combinados, fazem que a sua ideia seja explorada de maneira diferenciada, sem cansar o público.

Com isso, seu poder de retenção é maior, o que também pode se converter em uma possibilidade maior de ter o seu projeto aceito. Aprenda como melhorar a sua oratória com os dicas do vídeo abaixo: 

5. Escreva o seu projeto

Por mais que você já saiba como apresentar um projeto para diretoria verbalmente, escreva-o. E por dois motivos: ajuda a absorver melhor toda a ideia a cada vez que você escreve o conceito; e o material pode ser distribuído, em seguida, para uma avaliação mais aprofundada da direção.

Vale destacar, entretanto, que o seu projeto deve conter, ao longo desse conteúdo, uma série de respostas para as seguintes perguntas:

  • qual é o problema a ser solucionado;
  • quem pode se beneficiar com isso;
  • quem são as pessoas responsáveis por implementar o novo projeto;
  • qual é o custo dessa estratégia;
  • como funciona o cronograma de ação;
  • quais são as tarefas.

Perceba que ao equilibrar as respostas e, ainda assim obter um efeito positivo, você já tem tudo o que precisa sobre como apresentar um projeto para diretoria que, sem dúvidas, vai impactá-la!

6. Reavalie as suas ideias

Vale destacar, por fim, que as suas ideias podem vir a encalhar antes de serem implementadas. Só que o desânimo não pode fazer parte da sua rotina

Caso o seu projeto seja barrado, protelado ou mesmo ignorado, volte à sua prancheta de ideias e teste novas teorias, boas práticas e soluções que vão agregar ainda mais valor — isso, é claro, se você confia plenamente nessa ideia.

Além disso, o feedback é fundamental para que você tenha as suas ideias colocadas à prova. Por isso, ouça quem está ouvindo ao seu projeto e leve em consideração as sugestões. Isso tudo pode facilitar no enriquecimento das suas ideias.

Por onde começar a apresentar um projeto para a diretoria da empresa?

Com base nas dicas que vimos aqui ao longo deste artigo, o próximo passo está inteiramente com você: é hora de sentar-se em um local quieto e que propicie a sua concentração para colocar no papel as suas melhores ideias e, assim, apresentar um projeto para a direção.

Para identificar a necessidade de treinamentos e melhorias para os seus funcionários, é importante que o setor de RH consiga monitorar cada um dos membros. Com a ajuda de um software de gestão isso fica mais fácil!

Conheça a plataforma de Recursos Humanos da Xerpa e como ela pode ajudar sua empresa a otimizar as funções do departamento de RH.  Com a Xerpa sua empresa terá acesso a benefícios como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

E, caso você queira outras dicas para melhorar a sua elaboração de ideias e projetos para a empresa, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e a seguir-nos no Instagram e LinkedIn para encontrar muitas outras dicas para garantir mais êxito nas suas empreitadas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.