A empresa depende diretamente da satisfação dos funcionários para obter sucesso. Afinal, colaboradores desmotivados produzem menos e com pouca qualidade.
Quando se trata de atendimento ao cliente, a questão é ainda mais preocupante. Pois esse descontentamento é passado ao consumidor e pode acabar com a reputação da empresa.
O clima organizacional tem papel fundamental no engajamento dos colaboradores.
Apenas em um ambiente agradável e de incentivo é possível ter empregados contentes e dispostos a fazer o melhor possível.
A melhor estratégia para avaliar esse clima é fazer pesquisas constantes, capazes de mensurar como está a satisfação dos seus funcionários.
Mas para que elas tragam os resultados necessários, devem obedecer a alguns métodos. Entenda com a ajuda deste post como aplicar uma pesquisa de clima.
O que é pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta usada para identificar a satisfação do funcionário com o trabalho.
Por meio dela, é possível entender qual a percepção dos colaboradores em relação à empresa e se o ambiente laboral é agradável.
Um bom clima organizacional é indispensável para altos índices de produtividade, engajamento e de qualidade no trabalho. É ele quem garante a motivação dos colaboradores.
Com a pesquisa, é possível entender se o cenário está negativo ou positivo. E, a partir dessas informações, tomar as devidas providências.
Vale lembrar que o clima organizacional engloba uma série de aspectos que influenciam diretamente o bem estar do funcionário.
Isso corresponde desde as instalações físicas até o relacionamento com chefes e colegas, passando pela carga de trabalho e cobrança de resultados.
Como a pesquisa de clima organizacional pode ajudar a sua empresa?
Não há como definir o momento ideal ou um problema específico que exija a aplicação da pesquisa de clima na sua empresa.
O mais indicado é que ela seja feita periodicamente, principalmente se levarmos em consideração as taxas de turnover.
Sua aplicação também é indicada quando o RH perceber problemas na motivação dos funcionários e na queda da produtividade.
Essa recomendação é válida porque um bom diagnóstico do clima organizacional traz uma série de benefícios.
Ele ajuda a evitar a saída em debandada dos seus melhores funcionários, mostrando tendências de insatisfação com antecedência. Assim, o Recursos Humanos consegue tomar as devidas providências.
A pesquisa de clima também aponta problemas nos relacionamentos internos e falhas de gestão, como uma liderança autoritária ou que desrespeita as equipes. Trata-se de um problema crítico e que pode levar até a processos por assédio moral.
Com as pesquisas, a corporação consegue treinar ou demitir esses líderes, garantindo um ambiente de valorização dos seus colaboradores.
A organização consegue ainda identificar se o salário é satisfatório, o que pode ser usado para atrair outros talentos no mercado que façam a diferença no processo produtivo.
A pesquisa organizacional é uma excelente ferramenta para a construção de um employer branding robusto.
O diagnóstico completo fornecido pela pesquisa de clima dá espaço para uma tomada de decisões mais sólida. Desta forma, é possível desenvolver estratégias positivas que vão trazer mais engajamento, produtividade e retenção.
Com as estruturas internas funcionando perfeitamente, é possível determinar metas agressivas e tomar decisões maduras e mais acertadas para o negócio.
Como aplicar uma pesquisa de clima organizacional?
Para uma boa aplicação da pesquisa de clima, é importante seguir alguns passos que vão ajudar a estruturar o processo. São eles:
1. Preparação
Você pode definir um problema específico para abordar durante a pesquisa ou decidir por uma avaliação geral.
Outra abordagem interessante é fazer uma primeira pesquisa e depois algumas menores para acompanhamento, até fechar um ciclo pré-determinado para a solução daquela questão.
2. Planejamento e escolha da metodologia
Nessa fase, é escolhido o tipo de questionário e como ele será aplicado entre os funcionários.
Também são definidas como serão as respostas (múltipla escolha, escala etc.), como os resultados vão ser coletados e tratados e quais instrumentos serão usados durante a avaliação.
Determine também se a pesquisa vai ser aplicada online e o cronograma para aplicação ― quando será feita a distribuição do questionário, prazo para devolução, período para mensuração e data para divulgação dos resultados.
3. Execução
Nessa etapa é feita a aplicação da pesquisa. Faça um comunicado prévio explicando como e quais são os objetivos de sua realização.
Deixe claro que o intuito é de melhorar as condições de trabalho e, por isso, as respostas devem ser honestas.
Afirme aos colaboradores que a pesquisa é totalmente anônima, para que eles se sintam à vontade para participar sem temer represálias.
4. Mensuração e avaliação
Após a realização da pesquisa, é hora de coletar todos os resultados. Lembre-se do objetivo inicial definido na etapa de preparação e das ferramentas escolhidas durante o planejamento.
Mensure todos os dados, passe-os para gráficos e tire conclusões qualitativas, não só quantitativas. F
aça uma interpretação cuidadosa dos dados e extraia todas as informações possíveis, para que possa retirar insights e ideias para melhorias.
5. Publicação dos resultados
Não deixe de publicar os resultados da pesquisa após o seu término. Os funcionários precisam saber quais foram as conclusões e entender o que vai ser feito com essas informações.
Você pode publicar os gráficos por meio de um comunicado interno ou afixá-los no mural de avisos.
Essa prestação de contas é importante para garantir a participação das equipes em uma nova pesquisa.
Faça reuniões com RH e gestores para planejar as correções internas e transformar os dados da pesquisa em ações concretas de melhoria.
A pesquisa de clima organizacional ajuda a gestão de pessoas a transformar a empresa um local muito melhor para trabalhar, ajudando a construir uma imagem positiva no mercado de trabalho e em relação à concorrência.
Agora que você já sabe como aplicar uma pesquisa de clima organizacional, é hora de estudar como fazer essa avaliação na sua empresa e apresentar a ideia aos diretores e CEOs.
Certamente eles vão colaborar com a realização, afinal, trata-se de uma excelente estratégia de crescimento organizacional.
Aproveite também para seguir os perfis da Xerpa no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin para receber mais informações que vão agregar ao seu trabalho.