Como anotar Férias na Carteira de Trabalho do Funcionário?

Férias é sempre um momento de diversão e alegria. Pode-se dizer que dos direitos do trabalhador, costuma ser o mais comemorado! Para registrar este momento lindo, vamos explicar aqui como anotar corretamente as férias na CTPS.


O momento ideal de fazer a anotação é
depois que as férias já acabaram. Assim, você tem certeza que o período não será remarcado – afinal, ele já foi e agora não tem mais como mudar.

Com a Carteira de Trabalho em mãos, abra na página de Anotações de Férias e escreva de acordo com os campos disponíveis:

  • Gozou férias relativas ao período de: escreva aqui o Período Aquisitivo. Você pode simplesmente escrever o período em anos – por exemplo, 2015/2016.
  • Depois, escreva o período de férias que o funcionário descansou: De 22/03/2016 até 21/04/2016.
  • Por último, assine e bata o carimbo da empresa.

Pronto! Suas férias estão anotadas corretamente. Caso não haja mais espaço na área de férias para fazer a anotação, você pode usar o espaço das Anotações Gerais.

Caso haja adiantamento de férias ou férias coletivas antes da pessoa completar 1 ano de empresa, escreva o período aquisitivo normalmente mesmo que a pessoa não tenha chegado ao fim dele. Não há problema algum em anotar férias sem ter chegado ainda no período concessivo.

Aliás, as férias são um bom momento para fazer uma atualização completa em todos os dados da Carteira de Trabalho. Aproveite que já vai pegar a CTPS e anote as últimas mudanças de salário, contribuição sindical, entre outros.

Quer saber tudo sobre anotações na CTPS?

Para ter em mãos um guia completo as regras da carteira de trabalho e saber como fazer todas as anotações necessárias, baixe nosso eBook: Carteira de Trabalho sem erros!

Clique abaixo para fazer o download:

Baixar eBook: Carteira de Trabalho sem erros!

Com o eBook você aprende o passo-a-passo para cada tipo de anotação, para evitar qualquer problema futuro!

E se a Carteira de Trabalho não tiver mais espaço?

Caso a carteira esteja sem nenhum espaço disponível nas Anotações de Férias ou Anotações Gerais, será necessário pedir que o funcionário tire uma Carteira de Trabalho de Continuação. Ele pode agendar pelo telefone ao ligar em 158 ou no site do Ministério do Trabalho em http://saaweb.mte.gov.br/

Quando você receber a nova carteira, faça a anotação do dado na carteira nova normalmente.

 

 

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *