Desligar funcionários não é uma tarefa simples. Além do peso de dar a má notícia (caso seja uma decisão da empresa), é preciso lidar com toda a parte burocrática: rescisão de contrato, documentação, cálculos e pagamento das verbas rescisórias. Pensando nisso, explicamos neste artigo como a Xerpa auxilia no processo de desligamento.

Afinal, a Xerpa oferece uma plataforma completa de soluções digitais para todas as rotinas do RH, do recrutamento ao desligamento de colaboradores. Para saber mais sobre a nossa ferramenta, continue acompanhando o post!

Como funciona a plataforma da Xerpa?

O software de RH da Xerpa foi criado para automatizar as tarefas operacionais do departamento, proporcionando mais agilidade e precisão no dia a dia. O Plano Full conta com soluções completas para as principais atividades do setor, reunindo todas as informações úteis para a equipe em um único lugar.

As admissões, por exemplo, são totalmente online. Os próprios colaboradores preenchem seus dados e enviam dos documentos necessários digitalizados para o cadastro na plataforma.

O acesso aos holerites também é mais fácil. Os funcionários podem consultar os demonstrativos de pagamento online, a qualquer hora e em qualquer lugar. Também dá para escolher por onde prefere receber o holerite: e-mail, SMS ou WhatsApp.

Além disso, o sistema também facilita tarefas tradicionalmente burocráticas e demoradas, como o controle de férias.

Na Xerpa, tanto o RH quanto os gestores da empresa conseguem agendar, aprovar e organizar as férias de todos os colaboradores de um jeito fácil e rápido

Com tantas facilidades, a empresa proporciona uma experiência profissional muito mais rica e dinâmica aos seus funcionários. Pelo lado do RH, há uma importante redução do volume de tarefas manuais, permitindo que o departamento se dedique muito mais às estratégias de gestão de pessoas e do clima organizacional.

>>  Elaboramos um checklist para o Processo Demissional. Com ele, você conseguirá guiar todo esse processo de forma efetiva (e sem deixar nada para trás). Clique aqui e baixe o checklist!

Como a Xerpa auxilia no processo de desligamento?

O software da Xerpa tem diversos recursos para otimizar a saída de funcionários das empresas. Em meio a tantos números e documentos, é essencial contar com uma ferramenta digital completa para evitar falhas e tornar o processo mais rápido.

Confira, a seguir, como a Xerpa auxilia no processo de desligamento e como utilizar cada um dos recursos oferecidos pela plataforma.

 

Centralização das informações sobre os colaboradores

Na home page da Xerpa, o usuário consegue visualizar o número total de colaboradores que estão em processo de desligamento. Ao clicar na seção, é possível ver a data limite para cada pagamento e a lista completa de pessoas nessa situação. 

A plataforma é simples e intuitiva, o que torna a sua utilização fácil para todos os membros do departamento.

A plataforma reúne todas as informações sobre os funcionários desligados, como:

  • nome;
  • CPF;
  • data de admissão;
  • data de saída;
  • período de experiência;
  • origem da demissão;
  • informações sobre justa causa, se houver;
  • dispensa ou cumprimento do aviso prévio;
  • informações para o cálculo da rescisão;
  • observações do RH.

Dessa forma, o RH tem fácil acesso aos principais dados referentes aos desligamentos, podendo consultar essas informações de um jeito fácil sempre que precisar.

 

Digitalização de documentação e contrato de rescisão

A digitalização de documentos é mais um dos benefícios da plataforma da Xerpa. Apesar de nem todos os arquivos físicos poderem ser descartados, o recebimento e armazenamento online reduz muito a utilização de papel no departamento, o que simplifica a busca e acesso às informações.

Com isso, a necessidade de manusear os contratos físicos só vem à tona caso a empresa precisa lidar com algum processo judicial envolvendo o ex-colaborador. Caso isso não aconteça, os dados disponíveis na plataforma serão suficientes para quaisquer outras atividades.

 

Integração com a contabilidade

Uma das formas como a Xerpa auxilia no processo de desligamento é por meio da integração na contabilidade com o RH. Essa funcionalidade permite que os contadores tenham acesso a todas as informações sobre os colaboradores da empresa, como dados de férias, admissão, histórico de salários e contrato de trabalho, entre outros.

Há, também, o envio de notificações por e-mail aos contadores, de modo a deixá-los a par de tudo o que precisam saber sobre a situação de determinado funcionário.

Apesar de a plataforma automatizar os cálculos rescisórios, a atuação do contador é importante para garantir que os pagamentos estejam corretos e ocorram dentro do que determinam a lei.

As tarefas desse profissional durante processo de desligamento continuam as mesmas com a presença da plataforma. O que muda é a forma como ele envia e recebe informações junto ao RH.

 

Histórico de atividades

Na Xerpa, você tem acesso à linha do tempo completa dos colaboradores, passando por todos os eventos e atividades registrados pelo DP. Sendo assim, todas as alterações relativas a faltas, férias, atualizações na carteira de trabalho e mudanças no contrato podem ser acompanhadas online com facilidade.

Com isso, todas as informações do colaborador ficam atualizadas no sistema, sem necessidade de fazer nada às pressas no momento do desligamento. Basta checar os dados e realizar todos os procedimentos legais para conduzir a saída de maneira adequada.

 

Relatório de turnover

As funcionalidades de desligamento da Xerpa vão muito além de tornar o processo mais ágil. Com as informações coletadas na admissão e demissão dos colaboradores, a plataforma gera um relatório detalhado sobre o turnover na empresa.

Com esses dados em mãos, o RH pode identificar as raízes da rotatividade e montar um planejamento para melhorar a retenção de talentos. Essa atuação estratégica é essencial para um RH moderno, que contribua ativamente para o sucesso do negócio.

 

Agora que você já sabe como a Xerpa auxilia no processo de desligamento, que tal estudar a implementação da ferramenta na sua empresa? Avalie as necessidades do seu departamento e procure automatizar as atividades do setor. Assim, você poderá reduzir o volume de tarefas manuais e tornar a área mais estratégica!

Para saber mais sobre o nosso software de RH, agende uma demonstração e converse como um dos nossos especialistas. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!