Desde que se consolidou no mercado como uma gigante global, a Google figura com frequência nos principais rankings de melhores empresas para trabalhar. Mas por que os colaboradores da multinacional são tão satisfeitos? É claro que a remuneração ajuda, mas a verdadeira resposta está em como a Google motiva seus funcionários.

A cultura e os benefícios da empresa se tornaram referência mundial quando o assunto é gestão de pessoas. E não é à toa: tudo foi minuciosamente pensado para construir um time mais feliz, engajado e produtivo.

Para servir de inspiração, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como Google motiva seus funcionários. Confira a seguir!

 

Código de cultura

A cultura organizacional da Google é, sem dúvidas, a base de todo o sucesso que a empresa conquistou no mercado.

Ela foi criada em 1998 por Sergey Brin e Larry Page, que pensaram fora da caixa e criaram um ambiente de trabalho totalmente diferente do que se via à época. Deu tão certo que o modelo vem sendo replicado por empresas e startups pelo mundo todo.

A Google não valoriza a ganância e a competitividade exacerbada. Ali, o que importa é a colaboração.

O ambiente é parecido com um campus universitário, onde a ajuda mútua e o desejo de mudar o mundo são constantemente estimulados.

Em outras palavras, faz parte da cultura da empresa promover diversão, sonhos, desafios e valorização. Assim, os colaboradores se sentem cada vez mais satisfeitos e estimulados a criar ideias inovadoras, que resultam nas soluções tecnológicas que vemos surgir no mercado ano após ano.

A cultura é tão importante na Google que a empresa criou o cargo de Chief Culture Officer (CCO), cuja função é definir e reforçar a identidade da organização.

Ou seja: existe um líder inteiramente focado em garantir a felicidade dos colaboradores.

 

Plano de benefícios

O plano de benefícios é parte fundamental de como a Google motiva seus funcionários. A organização conta com um dos mais completos pacotes de vantagens do mundo, o que explica o desejo de muitos profissionais em fazer parte da companhia.

A equipe recebe regalias que aumentam a qualidade de vida dentro e fora da empresa. Assim, os funcionários têm todo tipo de necessidade atendida, ficando com a mente livre de preocupações e com foco 100% no trabalho.

Veja abaixo alguns dos principais benefícios oferecidos!

 

Comida grátis

A Google garante alimentação gratuita para todos os seus funcionários. E não estamos falando apenas de cafezinho e frutas.

Os colaboradores podem almoçar, jantar e petiscar sem sair da empresa, dada a variedade de opções que é oferecida ao longo do dia.

 

Antecipação de novidades

Sendo uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Google permite que seus funcionários usem smartphones, tablets e chromebooks antes mesmo de eles serem lançados.

O colaborador ainda pode dar sugestões para melhorar os produtos, tomando parte em sua criação mesmo sem fazer parte do time responsável.

 

Permissão para levar pets

Poder levar animais de estimação é um excelente benefício para aumentar a qualidade de vida no trabalho.

Além de não se preocupar em deixar o pet em casa, o colaborador trabalha muito mais feliz, e ainda alegra o ambiente de todos à volta.

 

Benefícios para mães

Na sede da Google nos EUA, as mães de recém-nascidos têm 18 semanas de licença, sendo que a maioria das empresas do país concede apenas seis semanas.

Além disso, a companhia oferece ajuda de custo para fraldas e outros gastos, além de ter creche no escritório para quando a pessoa retornar ao trabalho.

 

Incentivo à atividade física

Para promover a saúde dos seus profissionais, a Google possui diversas ações de incentivo à atividade física.

Algumas delas são:

  • ginástica grátis;
  • formação de grupos de esportes entre os funcionários;
  • patinetes para se deslocar no escritório.

Quando mais os colaboradores se movimentarem, maior será o bem-estar na equipe.

 

Estrutura horizontal

A estrutura horizontal da empresa também explica como a Google motiva seus funcionários.

A organização das funções é plana, sem hierarquia. Os profissionais são divididos em pequenas células de trabalho, onde as ideias fluem e todos colaboram entre si. Os feedbacks acontecem entre os colegas, não entre subordinado e superior.

Isso não significa que não existam lideranças. Elas estão lá, e são parte fundamental do desenvolvimento de cada funcionário.

Os gestores conversam com os mais jovens sobre suas trajetórias e os ajudam a traçar um plano de carreira personalizado para cada um.

Há um esforço para entender os anseios profissionais de cada colaborador, com o intuito de torná-los mais motivados e ajudá-los a crescer.

 

Liberdade no dia a dia

A rotina flexível é uma das chaves para entendermos como a Google motiva seus funcionários.

O profissional pode escolher a que horas vai para o escritório, se vai de pijama ou de bermuda, se leva cachorro ou se deixa o pet em casa.

Não há dress code, horários fixos e outras exigências que estão, cada vez mais, ficando no passado.

Todos podem usar 20% do seu tempo para se dedicar a projetos próprios. Essa cultura é diretamente responsável pela satisfação dos funcionários e os resultados criativos que eles apresentam.

É claro que, com tudo isso, vêm grandes responsabilidades. Há uma grande exigência em relação a metas e produtividade.

Por isso, você não verá ninguém na Google passando o dia todo cochilando no sofá ou se divertindo na sala de jogos. A liberdade deve ser usada com bom senso, em equilíbrio com a rotina de trabalho.

 

Foco em inovação

O principal foco da Google no mercado é a inovação. Por isso, a cultura da empresa incentiva todos a fazerem perguntas e compartilharem informações.

Se você não sabe o objetivo de um projeto, pode perguntar sem sentir medo de ser o único que está por fora. Não há julgamentos. Assim, os colaboradores se sentem seguros para arriscar, dar ideias e participar ativamente das discussões.

 

Agora que você já sabe como a Google motiva seus funcionários, que tal colocar essas ações em prática na sua empresa?

Independentemente do orçamento, é possível traçar um bom planejamento e implementar medidas para aumentar a qualidade de vida da sua equipe. Faça isso e os resultados com certeza serão animadores!

 

Gostou do artigo? Não se esqueça de nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Assim, você fica por dentro de todos os nossos conteúdos sobre RH e gestão de pessoas!