cloud computing

10 vantagens da cloud computing para empresas

Não é segredo para ninguém que a tecnologia se tornou uma ferramenta essencial na rotina das empresas. Quem consegue se conectar a ela abre portas para o sucesso. Uma das tecnologias mais utilizadas é a de cloud computing (computação em nuvem).

A cloud computing trouxe ao mercado um leque de benefícios para as empresas que a adotaram no seu dia a dia. Vantagens que vão desde a redução de custos com hardwares e softwares, segurança de armazenamento de dados a possibilidade de trabalho remoto.

Se antes tudo era centralizado nos computadores da empresa, com a cloud computing as informações, programas e dados são hospedados na “nuvem”. Mas o que é essa tal de nuvem? E como a cloud computing pode impactar no sucesso do negócio?

Neste artigo vamos falar sobre:

  • O que é cloud computing?;
  • Como funciona o armazenamento em nuvem?;
  • Quais rotinas são otimizadas com a cloud computing?;
  • Quais os principais benefícios de quem adota a cloud computing?;

Quer saber tudo sobre o assunto? É só seguir em frente e boa leitura.

O que é cloud computing?

A cloud computing ou computação em nuvem é uma tecnologia que se utiliza da internet para permitir o acesso remoto a dados, programas e etc. Quem a implanta pode abrir mão do uso obrigatório de servidores locais.

Uma vez que, a cloud computing permite aos usuários o acesso remoto, via computador, tablet ou celular de todos os recursos armazenados e disponíveis. Ou seja, não é necessária uma instalação prévia por parte do usuário. Tudo pode ser feito por meio do acesso a internet.

Estima-se que 70% das empresas até 2022 possuam algum plano concreto de cloud computing, segundo um estudo da Gartner Infraestrutura de TI.

Exemplo de cloud computing

Um exemplo básico de como funciona a cloud computing vem por meio do Google Drive.

Qualquer pessoa que o utiliza está seguindo na linha da computação em nuvem. Pois, não é necessária a instalação do programa e tudo que é armazenado pode ser acessado de qualquer lugar via navegador.

Parece mágica, não é mesmo? Para entender melhor o processo de funcionamento da cloud computing, vamos explicar o que é a tal nuvem que tanto ouvimos falar no mercado. 

O que é a nuvem?

A nuvem é um sistema de armazenamento on-line que funciona por meio de uma rede global de servidores.

Esses diferentes servidores remotos ao redor do mundo estão conectados e têm como função armazenar dados e gerenciá-los, permitir o acesso a programas on-line, transmissão de vídeos, envio de e-mails e muito mais.

O termo nuvem era utilizado pelas empresas de telefonia, que descreviam suas estruturas de rede como nuvem.  Em 1996 surgiu o termo cloud computing com base em um projeto de George Favaloro (executivo da Compaq) e Sean O’Sullivan (tecnólogo da startup NetCentric).

Os dois desenvolveram um sistema que conseguia armazenar arquivos via cloud computing. Em outras palavras, tudo era guardado em um servidor remoto, sem a necessidade de usar um servidor local, HD ou o próprio PC.   

Sean O’Sullivan tentou registrar o termo “cloud computing”, porém, não obteve sucesso , já que essa tecnologia estava presente nas mãos de muitas pessoas e a ideia de “único dono” não foi aceita.

O que a cloud computing pode otimizar?

Como sabemos agora a cloud computing tem um grande poder de facilitar as rotinas da empresa. Aliás, a otimização é uma das principais vantagens dessa tecnologia. Com a cloud computing a empresa pode:

  • Otimizar o processo de armazenamento de informações e dados;
  • O acesso aos documentos, já que é possível centralizá-los em um só lugar;
  • Otimizar o espaço nos servidores locais ou PC, uma vez que tudo estará armazenado em nuvem;
  • Os processos de trabalho, facilitando o trabalho remoto, permitindo que profissionais acessem os arquivos de qualquer lugar;
  • Otimizar o desempenho das equipes devido a rapidez no fluxo de informações;
  • Os custos com programas de armazenamento.

Quais os benefícios da cloud computing?

Implementar uma tecnologia de cloud computing na empresa pode trazer inúmeros benefícios ao negócio, aumentando, assim, o nível de competitividade da companhia no mercado. Abaixo elencamos algumas das vantagens da cloud computing.

Economia

O corte de custos e consequentemente a economia é um dos principais pontos analisados quase que diariamente nas empresas. Quem consegue controlar seus gastos tende a ficar mais próximo do lucro e do sucesso.

A cloud computing é uma das armas para quem quer economizar. Tanto que um estudo da IDC mostrou que empresas que adotaram a computação em nuvem tiveram uma economia que ultrapassou os 77% nos custos de TI.

Isso ocorre principalmente porque a empresa não tem a necessidade de pensar no ambiente físico para armazenamento dos documentos. Além disso, evitam-se problemas relacionados ao servidor local ou gastos contínuos com manutenção.

Sem falar é claro na economia baseada nos hardwares e gerenciamento do próprio data center. Com a cloud computing toda tecnologia está hospedada nos servidores e você só precisará se conectar a ela via provedor.

Segurança de dados

Com o surgimento da cloud computing surgiram muitos questionamentos em relação a segurança. A questão é que ao longo dos anos o mito de ambiente inseguro da nuvem foi derrubado.

Uma pesquisa recente da Infoworld com 300 especialistas em TI na área de segurança mostrou que mais da metade deles, 57%, afirmam que a nuvem é segura. Na cloud computing existe sempre um host em tempo integral que visualiza e monitora a segurança dos dados.

A cloud computing oferece também uma tecnologia de firewall  que previne acessos suspeitos e a entrada de vírus, com servidores que captam os problemas antes que eles cheguem perto do seu servidor.

Outro ponto determinante que vislumbra esse ambiente seguro está relacionado à criptografia de dados. Com ela fica mais complicado o vazamento e o acesso por parte dos hackers, oferecendo maior segurança às pessoas autorizadas a acessarem o sistema.

94% das empresas admitem que a sua segurança foi potencializada com o uso de cloud computing, segundo a RapidScale.  Falamos sobre a importância da segurança da gestão de documentos na era digital em um artigo anterior, leia aqui.

Flexibilização do modelo de trabalho 

Quem nunca precisou editar um arquivo ou mexer em uma tarefa, mas não conseguiu porque ele estava armazenado no computador de casa ou do trabalho? Pois é, esse é um problema recorrente para quem não adotou a cloud computing.

A flexibilização, aliás, é uma das grandes vantagens dessa tecnologia. Isso porque ela permite que você coordene sua equipe no ambiente de trabalho físico ou remotamente.

Os próprios colaboradores podem trabalhar de casa sem problemas, já que tudo será acessado pelo provedor, sem a exigência de uma grande estrutura para a execução do trabalho. Essa possibilidade de acesso remoto, em tempo real, agiliza o trabalho e aumenta a produtividade.

Acesso remoto

Poder acessar tudo a qualquer hora e de qualquer lugar é uma das facilidades que a cloud computing possibilita às empresas. Em um mercado onde a exigência parte de um controle e gerenciamento de informações em tempo real essa é uma grande vantagem competitiva.

Afinal, há um aumento na capacidade de atender as demandas do negócio de maneira rápida. Em poucos cliques é possível criar um novo documento, editá-lo, compartilhar algum material, em poucos cliques.

Uma pesquisa da InformationWeek revelou que essa capacidade de atender as demandas quase em tempo real é apontada como uma das principais razões para que as empresas adotem a cloud computing.

Isto é, há uma acessibilidade maior as informações e o controle de dados é mais gerenciável. Independentemente de onde o gestor ou profissional estiver ele tem acesso a tudo do servidor.

Escalabilidade

Um benefício importante da cloud computing está relacionado à escalabilidade. Isso quer dizer que esse tipo de serviço permite à empresa aumentar ou diminuir os recursos da cloud computing quando bem entender.

 Com esse tipo de tecnologia quem manda nos seus investimentos são as suas demandas. Os recursos extras necessários para o momento em questão são acrescidos ao valor base apenas nos momentos em que você optar por eles.

Não há a necessidade, portanto, de um provisionamento de recursos, já que essa escalabilidade funciona conforme o crescimento da empresa.

Em um cenário onde a empresa possui um data center todo recurso extra pode exigir um novo servidor, um novo software, uma nova instalação. E essa implantação pode levar muito tempo e o serviço pode ser utilizado apenas de forma pontual, não valendo o investimento.

Redução no tempo de atualização

Quem nunca se deparou com uma atualização de um programa de celular ou do próprio Windows? Isso pode tomar um tempo precioso do dia em uma rotina onde “tudo é para hoje”. Com a cloud computing esse tipo de problema é evitado.

Todas as atualizações são automáticas, acabando com a necessidade de trabalhos manuais ou a dedicação de uma equipe de suporte neste sentido.

A consequência disso é uma redução no tempo de execução das tarefas, devido a longas e inúmeras atualizações manuais, e também uma economia de gastos com TI.

A PCWorld mostrou em pesquisa que 50% das empresas acreditam que um dos maiores benefícios da cloud computing é a exigência menor de recursos e de profissionais de TI.

Backup dos dados

O data center queimou, travou e não tem mais conserto, é claro que estamos imaginando um cenário trágico, mas que pode ocorrer.

Pequenas quedas de luz que fizeram um computador parar de funcionar ou um erro humano podem fazer com que você perca grande parte do trabalho se ele estiver salvo nesse local.

Com a cloud computing você acaba com esse tipo de risco, pois, tudo estará na nuvem e será salvo constantemente e automaticamente.

Isso assegura que tudo que você suba na nuvem sofra com uma rotina de backups que garante a preservação de seus dados de forma segura, caso eles precisem ser recuperados por algum problema inesperado.

Agilidade na instalação de recursos

Enquanto na instalação de um data center há um período que pode ser longo entre o fechamento do negócio, instalação e disponibilidade de todos os recursos, com a cloud computing a solução é ativada em poucos cliques.

As necessidades das equipes de TI exigem sempre agilidade por parte da empresa na cessão de recursos para que os profissionais consigam executar as tarefas.

Com a cloud computing as soluções podem ser implementadas rapidamente, sem que haja uma interferência considerável no fluxo de trabalho.

Já que, o acesso imediato aos recursos necessários, pós-contratação, mantém o ritmo e a produtividade da equipe e também preserva a rapidez dos processos.

Além disso, as soluções contratadas e inseridas na cloud computing estarão disponíveis a todos os profissionais, evitando aquele cenário onde um computador tem determinada ferramenta e outro não tem.

Sustentabilidade

87% da população brasileira demonstra preferência por comprar produtos de empresas que têm como uma das prioridades a sustentabilidade, revelou uma pesquisa da Union + Webster.

O que nem todo mundo sabe é que com cloud computing há uma grande economia de energia e uma redução considerável na emissão de carbono.

Uma pesquisa da Carbon Disclosure Project (CDP) indicou uma economia anual de US$ 12,3 bilhões em energia para empresas americanas que utilizaram a cloud computing.

Até porque com esse serviço em nuvem se torna desnecessário o uso de um data center que costuma consumir muita energia.

Como pudemos ver acima, quem segue uma estratégia baseada em sustentabilidade costuma ganhar mais espaço no mercado, se tornando referência para os clientes.

Aumento da competitividade

A cloud computing é fator decisivo para aumentar a vantagem competitiva para 77% das empresas, indicou um relatório da Verizon.

Essa competitividade maior se dá pelos inúmeros motivos que citamos acima como economia de custos, redução do tempo na execução das tarefas, além da integração de processos e sistemas como o CRM.

Isso permite uma amplitude maior na gestão dos processos e os dados e informações estão sempre centralizados e sobre controle. Em poucos cliques e, de qualquer lugar, é possível acessar um dado específico e tomar uma decisão rápida e mais assertiva.

No processo manual existe um caminho que envolve diversos profissionais e ele é dependente do funcionamento de um PC ou do próprio data center.

Já na cloud computing toda informação está na ponta dos dedos de quem irá acessar, facilitando o funcionamento da empresa de uma forma geral.

Neste artigo pudemos perceber quanto a cloud computing pode contribuir com as rotinas das empresas, trazendo maior segurança de dados, economia de custos e rapidez nos processos.

 

E você, já utiliza esse tipo de tecnologia na sua empresa? Deixe um comentário neste artigo e conte para nós.