Inovação em recursos humanos: conheça 6 empresas mais inovadoras

O RH vem se tornando um setor cada vez mais estratégico nas organizações. As maiores empresas do mundo consideram suas equipes de gestão de pessoas como parceiras de negócio, com participação direta nas principais decisões. Sendo assim, a inovação em recursos humanos se tornou fundamental para que o trabalho da área seja feito da forma correta.

Para construir um ambiente que favoreça a inovação, algumas medidas específicas devem ser tomadas. Entre elas estão a implementação de novas tecnologias e o desenvolvimento de uma cultura organizacional adequada. Para ajudar você a entender essas práticas, selecionamos alguns cases de empresas que são referências mundiais em RH. Preparado para aprender com elas? Acompanhe o post!

 

Empresas que apostam na inovação em recursos humanos

1. Google

A gigante da tecnologia é frequentemente apontada como uma das melhores empresas para se trabalhar no mundo. Seus esforços em RH são reconhecidos por veículos conceituados da mídia especializada, como Mashable, Fortune e Glassdoor, entre outros. Tudo porque na cultura do Google, o que dita as regras é o desenvolvimento de pessoas.

Segundo a filosofia da empresa, com as ferramentas certas é possível contar com os melhores talentos do mercado e fazer com que eles se tornem mais felizes e produtivos. O RH é responsável pelo ciclo completo de um funcionário na organização: atrair, contratar, desenvolver e recompensar.

A sede da companhia nos Estados Unidos conta com complexo esportivo, três centros de cuidados com o bem-estar, rinques de patinação, oferta de massagens e inúmeros outros benefícios. Dessa forma, a empresa consegue oferecer as melhores condições para que seus colaboradores se tornem mais criativos e atinjam os resultados esperados.

Outra vantagem do RH do Google no mercado é o uso de um algoritmo chamado People Analytics nos processos de recrutamento. Depois da contratação, o funcionário segue sendo avaliado com a ajuda de aplicações tecnológicas, o que garante que sua performance esteja sempre em dia.

2. FedEx

Sucesso mundial em entregas e logística, a FedEx acredita que a valorização dos colaboradores é a chave para oferecer um serviço de excelência e conseguir resultados acima da média. Para isso, a empresa criou métodos para estimular que todo o quadro de funcionários participe ativamente das decisões do negócio.

Normalmente, quando se fala em feedback, pensamos em subordinados sendo avaliados por seus gestores, certo? Na FedEx, também acontece o contrário. São feitas pesquisas periódicas de feedback para colher as opiniões de todos os funcionários sobre a administração da empresa. Depois, as equipes fazem reuniões para discutir os resultados e encontrar soluções para eventuais problemas.

Além disso, no dia a dia, é comum a alta gestão solicitar sugestões aos funcionários. Dessa forma, grandes decisões não ficam centralizadas e todos se sentem parte do crescimento do negócio. Isso é essencial para que os colaboradores adquiram senso de pertencimento e se sintam realmente importantes no ambiente de trabalho.

3. Oxfam

A Oxfam é uma instituição de caridade que busca soluções para a pobreza e a injustiça. É composta por 17 organizações, mais de 3 mil parceiros e atua em mais de 100 países. A empresa é referência em formação de líderes e desenvolvimento de pessoas. Em sua cultura organizacional, esses dois quesitos são fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.

Um dos princípios da Oxfam é acreditar que o papel do RH é construir alianças entre gestores, funcionários e parceiros. O engajamento dos colaboradores na causa da empresa é fator fundamental para que sua missão seja levada adiante. Para desenvolvê-los profissionalmente são promovidos treinamentos, vistos como uma importante ferramenta de retenção de talentos.

4. Prudential

Os objetivos dessa companhia de seguros de vida são muito bem definidos: ter uma cultura de alta performance e ser um excelente lugar para trabalhar. Para isso, a Prudential tem a mente aberta nos processos de RH, com espaço para mudanças e inovação. Além disso, existem procedimentos disciplinares que padronizam os processos de trabalho, facilitando o dia a dia.

Ser uma organização que incentiva o diálogo faz com que a Prudential tenha muitas vantagens no relacionamento com seus funcionários. Os projetos da empresa são compartilhados com toda a equipe. Dessa forma, os altos, baixos, desafios e sucessos da companhia são discutidos individualmente com cada membro da instituição.

A estratégia vem dando certo. Por conta de sua cultura, a empresa é frequentemente apontada como uma das mais inovadoras em recursos humanos, apresentado taxas de ausências e rotatividade extremamente baixas.

5. SAS

Pioneira no setor de Business Intelligence, a SAS é mais um exemplo de empresa global com práticas de RH inovadoras e criativas. Foi uma das primeiras organizações a se preocupar em amenizar o estresse no ambiente de trabalho, medida que hoje faz parte da cultura de muitas corporações no planeta.

Uma de suas ações mais importantes é oferecer aos funcionários estrutura para atividades de recreação e exercícios físicos, estimulando que todos cuidem da saúde física e mental. A empresa também conta com um campus universitário, repleto de estradas arborizadas que conectam os prédios.

Outro detalhe da cultura da SAS é a alta confiança que os colaboradores recebem de seus líderes no ambiente de trabalho. Tudo isso faz com que a equipe se torne mais engajada e queira permanecer na empresa por um longo período de tempo, mantendo os índices de turnover muito baixos.

6. Ford

Com uma cultura organizacional de alta disciplina e orientada à inovação, a Ford é constantemente nomeada entre as líderes mundiais em práticas de RH. Os diferenciais da empresa podem ser encontrados em todos os processos do setor, desde a contratação de funcionários até o desenvolvimento de lideranças.

Um dos projetos mais inovadores da montadora de veículos é o One Ford Business Model. Trata-se de uma série de interfaces tecnológicas usadas para gerenciar talentos e torná-los adaptados às constantes mudanças do ambiente global.

Há também uma plataforma de RH que fornece insights sobre a força de trabalho da empresa ao redor do mundo, formada por mais de 60 mil pessoas. Com esses dados em mãos, é possível planejar melhorias para a gestão de pessoas em longo prazo, garantindo melhorias constantes nos processos da companhia.

 

Chegamos ao fim dos nossos cases de sucesso! Inspire-se nessas gigantes globais para promover mais inovação em recursos humanos na sua empresa. Lembre-se: desenvolver uma cultura organizacional interessante é fundamental para o sucesso da missão, assim como contar com o auxílio da tecnologia. Escolha os métodos mais adequados para sua organização e mãos à obra!

 

Gostou do conteúdo? Caso tenha alguma sugestão ou dúvida, entre em contato conosco! Será um prazer ajudar você a inovar nas suas rotinas de RH.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *