case de qualidade de vida no trabalho

Case de qualidade de vida no trabalho: 6 grandes empresas para se inspirar

Promover o bem-estar dos colaboradores vem se tornando algo cada vez mais importante no mercado atual. À primeira vista, isso pode parecer algo simples, mas requer muito estudo e planejamento. Então, por onde começar? Para se inspirar, o melhor a se fazer é analisar um case de qualidade de vida no trabalho.

Pensando nisso, reunimos neste post ações de empresas que são referência mundial em gestão de pessoas.

Você verá quais medidas elas implementaram para aumentar a satisfação dos funcionários, e como tiveram sucesso com elas. Gostou da ideia? Continue acompanhando o post!

 

1. Google

É impossível falar em gestão de pessoas de alto nível sem citar a Google. A gigante da tecnologia, como sede na Califórnia, foi pioneira em muitas estratégias de motivação que foram replicadas por muitas startups.

A cultura da empresa, criada em 1998, prioriza a liberdade e responsabilidade de todos os funcionários.

O que isso quer dizer? Todos os colaboradores são livres para decidir a própria rotina, desenvolver projetos pessoas e sugerir novas ideias.

O programa de horário flexível, um dos destaques da empresa, é válido para todos os dias da semana.

Há, também, diversos benefícios com foco na qualidade de vida. Entre eles, podemos citar lanches gratuitos, salas de jogos, espaço para descanso, massagem e creche no local.

Tudo isso faz parte do pacote de incentivo que a Google usa para manter sua equipe engajada e satisfeita no ambiente de trabalho.

No entanto, vale lembrar que essa autonomia é condicionada à entrega de resultados.

Por isso, você não verá um funcionário da Google passando o dia inteiro na sala de descanso ou trabalhando apenas uma ou duas horas por dia.

A empresa confia no bom senso dos seus profissionais para desfrutar da liberdade e das regalias com equilíbrio.

 

2. Unilever

A Unilever, multinacional de bens de consumo, se tornou um case de qualidade de vida no trabalho ao concentrar seus esforços no estímulo à atividade física.

A ideia da empresa é oferecer uma variedade de oportunidades para fazer os colaboradores se exercitarem da forma que preferirem.

Para isso, firmou uma parceria com a Gympass, aplicativo que integra academias em todo o país.

Com acesso aos planos oferecidos, os colaboradores podem frequentar diversas academias, com grande variedade de aulas, equipamentos e planos de treinamento. Tudo isso a preços acessíveis, por conta do convênio negociado pela empresa.

Como resultado, a Unilever teve redução no absenteísmo e aumento na satisfação dos funcionários, fatores que contribuíram diretamente para o crescimento na produtividade.

 

3. Santander

Outro ótimo case de qualidade de vida no trabalho é o programa de bem-estar do grupo Santander.

A instituição financeira faz um check-up de todos os colaboradores, com exames e avaliações físicas. Assim, é possível obter um relatório completo de como está a saúde dos colaboradores e do que precisa ser feito para melhorá-la.

Além disso, os indicadores são usados para definir quais ações de saúde a empresa vai implementar nos próximos anos.

Portanto, além de ajudar a melhorar a qualidade de vida do time, os números também fazem parte do planejamento da gestão de pessoas da companhia.

 

4. Johnson & Johnson

A meta do CEO da Johnson & Johnson, Alex Gorsky, é ousada: ter os colaboradores mais saudáveis do mundo até 2020.

Para alcançar esse objetivo, a multinacional de produtos de higiene facilitou o acesso dos seus quase 3 mil funcionários a exames primários. Nos últimos anos, a taxa de adesão ao programa de saúde chegou aos 93%.

O foco das iniciativas é o combate a doenças crônicas não transmissíveis, causadoras de diversas enfermidades. Em outras palavras, a empresa quer tratar problemas relacionados aos hábitos do dia a dia, como tabagismo e má alimentação.

Com um bom trabalho de conscientização e medidas efetivas, é possível modificar esses costumes e melhorar a saúde dos funcionários.

 

5. HP

Uma das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo, a HP se tornou case de qualidade de vida com sua política global de trabalho remoto.

A medida, que inclui horário flexível, foi implementada há mais de 15 anos, e vem dando bastante certo entre os colaboradores.

Muito desse sucesso se deve à natureza do negócio da empresa, que inclui alta demanda de profissionais alocados em clientes espalhados pelo mundo.

No Brasil, a organização conta com mais de 8 mil funcionários, sendo que 40% trabalham à distância.

A HP seleciona os colaboradores elegíveis ao benefício de acordo com o tipo de função que eles exercem. Profissionais com cargos de especialista ou acima, que não precisam interagir diariamente com clientes diversos, estão autorizados a entrar no programa.

Já funções com carga horária regulamentada em convenção coletiva, como atendimento em call center, precisam ser alocadas no escritório..

 

6. Daily Pay

Ao contrário dos outros exemplos, a Daily Pay é uma empresa que presta serviços de qualidade de vida para outras organizações. Mais especificamente, o foco é aumentar o bem-estar financeiro dos profissionais.

Dinheiro é uma preocupação para praticamente todo trabalhador. Aliviar o estresse financeiro faz com que ele se sinta aliviado, o que melhora o humor e aumenta o foco nas tarefas diárias.

Para conseguir isso, a empresa criou um sistema de pagamentos diários. Em vez de receber a cada 30 dias, o colaborador tem o pagamento do dia depositado na sua conta instantaneamente. Os valores ficam disponíveis para resgate a qualquer momento, incluindo finais de semana e feriados.

Dessa forma, o funcionário tem dinheiro na mão sempre que precisar. Não há risco, por exemplo, de deixar uma conta vencer porque ainda não recebeu o salário. Assim, é possível evitar juros, multas e outras pegadinhas financeiras.

 

Esperamos que cada case de qualidade de vida no trabalho que citamos no post tenha servido de inspiração para você.

Observe as necessidades dos seus colaboradores e coloque em prática as ações que conheceu aqui, adaptando, é claro à realidade do seu negócio. Garantindo o bem-estar da equipe, com certeza a organização colherá ótimos frutos!

 

Se você gostou do artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais. Assim, você ajuda outras pessoas a conhecer esses cases incríveis de bem-estar no trabalho!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.