As 10 principais características de um líder atual

Quando tratamos sobre o mercado de trabalho, sabemos que muitas coisas mudaram, se desenvolveram e continuam evoluindo em um ritmo impressionante. Isso faz com que as características de um líder atual sejam diferentes daquelas vistas em líderes anos atrás.

Líderes efetivos, atualmente, têm múltiplas habilidades, sendo que algumas delas são difíceis de serem aprendidas, pois eles lideram aqueles guiados por vivência, experiência e intuição.

O líder é responsável pela condução da equipe para que ela alcance as suas metas e cumpra os seus objetivos. E, tendo isso em vista, vamos explorar o cenário organizacional atual e as principais características de um líder atual — com algumas dicas inspiradoras para quem deseja desenvolver uma ou mais dessas qualidades, competências e habilidades. Acompanhe!

 

O que é um líder?

Independentemente da época em que estivermos, a presença e o papel desempenhado por um líder o conduzem a um objetivo comum: guiar uma ou mais pessoas para o cumprimento de algo estipulado, fazendo com que todos evoluam, de alguma maneira, no processo.

São pessoas, portanto, com elevado poder de inspirar os outros ao redor, de influenciá-los e guiá-los nessa empreitada, que pode ter motivações pessoais ou profissionais. Diante disso, muitos podem pensar que não têm esse conjunto de características de um líder atual.

Mas, a questão é: todos nós já nascemos com elas? Pois o líder de verdade é constantemente lapidado, com o tempo, derrotas (e consequentes aprendizados) e a persistência para se reerguer e tentar novamente. Mais adiante, vamos falar justamente dessas características.

Por isso, é importante considerar, a princípio, que a liderança não se constrói da noite para o dia e, tampouco, é algo que poucas pessoas dispõem por ser algo genético, que vem do berço.

 

Qual é o contexto histórico da liderança?

Da mesma maneira que um líder não se faz pelo seu código genético, a liderança não é um conceito recente. Pelo contrário: ela data dos primórdios pré-históricos, em que já se observava essas características nos coletivos de animais e até mesmo dos primatas dos quais nós, homo sapiens sapiens, descendemos.

Afinal de contas, quando os nossos ancestrais transitaram do nomadismo para o sedentarismo, a organização de um cotidiano foi gradualmente imposta. E cada uma dessas etapas era conduzida por alguém e outras pessoas que inspiravam, serviam de modelo e sugeriam as mudanças que nos guiaram até os dias atuais.

No reino animal, não é exceção: basta observar a hierárquica cadeia alimentar e perceber como as organizações são impostas — à sua maneira — dentro de cada reino e representante. E temos outros exemplos que são nitidamente percebidos em diversas situações, como:

  • na mitologia grega, Zeus está à frente;
  • na bíblia, a figura de Jesus Cristo vai guiar a humanidade à salvação;
  • o mesmo vale para outras religiões, nas figuras de Alá e Buda, entre outros;
  • na cultura pop, incontáveis super-heróis, músicos e atores, entre outros, ganham um espaço de destaque pelas suas opiniões e senso de moral;
  • que dizer da política, com representantes como Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Madre Tereza de Calcutá, para citar alguns, apenas?

Em comum, independentemente de onde essas figuras atuavam ou ainda atuam, algumas particularidades entre eles que fizeram a diferença para as pessoas inspiradas por elas. Voltando, agora, às características de um líder atual, qual seria a importância disso para o desenvolvimento das empresas nesse contexto dinâmico, veloz e de contínua pressão?

 

A importância de um líder para as empresas?

Embora as tecnologias, a pressão (interna e externa) e a alta competitividade mercadológica tenham transformado o mercado, o papel do líder ainda se sustenta. Já vale adiantar, entretanto, que houve também algumas transformações nessa figura.

Por exemplo: a liderança autocrática não cabe mais na cultura organizacional de uma empresa foiçada em se desenvolver continuamente. Ordens, execuções e limitações perspectivas não cabem mais em um panorama tão completo quanto este impulsionado pela revolução tecnológica e social dos quais que estamos diante e somos testemunhas.

Temos que analisar as características de um líder atual que esteja ciente dessas metamorfoses ao redor. A liderança é construída em conjunto com os colaboradores, que são mais participativos e buscam inspirações em uma figura que sirva de exemplo para eles.

Se o líder de hoje não tiver esse conjunto de habilidades e competências, ele desmotiva, contribui para o aumento do turnover da empresa e não influencia ninguém — ao menos, não de maneira positiva. Motivação e eficiência são qualidades inerentes a esse papel tão atual.

E isso se reflete em um papel multidisciplinar, que exige do líder equilíbrio para:

  • compartilhar o poder e o conhecimento para que todos tenham autonomia e responsabilidades;
  • ter flexibilidade ao lidar com regras e normas;
  • contribuir com feedbacks e orientações aos colaboradores;
  • relacionar-se com todos de sua equipe;
  • delegar, mas também de maneira participativa no processo produtivo.

E esse perfil que prioriza o desenvolvimento de sua equipe, a satisfação de cada um de seus colaboradores (e o desenvolvimento de seus talentos) e a atenção á melhoria gradual do fluxo de trabalho — que se reflete em uma experiência memorável de seus clientes — está por dentro do que o mercado exige hoje.

 

Como está o cenário organizacional atual?

O mundo está incrivelmente remodelado e opera de uma maneira diferente. Estamos em uma transição de mão de obra, em que deixamos a indústria e a contratação de “mãos” e entramos em uma economia do conhecimento, e contratamos “cabeças” além de também ser uma economia humanizada, onde contratamos “corações”.

A tecnologia vem tomando conta de todos os setores, e estão surgindo no mercado softwares que auxiliam na gestão e nos processos organizacionais, que facilitam e ordenam as tarefas do universo empresarial, isso obriga um líder atual ser antenado à inovações e adepto a novas tecnologias.

 

Quais são as principais características de um líder atual?

É considerado um bom líder aquele que consegue conduzir sua equipe à bons resultados e incentiva o crescimento prezando sempre um grupo harmônico.

Alto desempenho e bem estar eram considerados antigamente dois fatores antagônicos, porém atualmente o capital humano é cada vez mais valorizado, fazendo com que as empresas enxerguem as pessoas não como um recurso dela, e sim uma mão de obra que está à sua disposição. Essa é a visão que um bom líder deve ter.

Tendo isso em vista, pode-se concluir que um líder nos dias de hoje tem um papel muito diferente dos tempos que se foram. Pensando nisso separamos as 10 principais características de um líder atual:

 

1. Buscar ir sempre além

O mercado atual é muito competitivo e demanda cada vez mais dos profissionais. Um líder dos dias de hoje deve sempre buscar mais e ser sedendo por alcançar novos patamares, e aqueles que não têm essa postura costumam ficar para trás.

É importante que essa ousadia seja acompanhada sempre da cultura do fracasso, que é o pensamento que os erros não são derrotas e sim aprendizado. Isso é chamado no meio das startups de “fail fast”, a ideia de errar rápido e corrigir rápido, evitando gastos de muitos recursos em ideias que não vão dar certo.

 

2. Desenvolver seus subordinados

Um bom líder atual não tem medo de ser substituído por seus subordinados, e entende que o seu sucesso está diretamente atrelado à evolução deles. Por isso nesse sentido ele atua como um coach aos seus subalternos.

Para isso é importante que ele se atualize constantemente através de cursos presenciais ou a distância e incentive todos os seus comandados a fazer o mesmo.

 

3. Saber trabalhar com diferentes perfis

Cada indivíduo tem um perfil e se da bem trabalhando com pessoas de determinada personalidade, mas imagine um time de pessoas formado só por um tipo de perfil, não existe! Por isso um bom líder deve saber lidar com uma equipe de colaboradores diferentes, que se expressam de maneira diferente e trabalham de maneira diferente.

 

4. Ser um exemplo no que faz

Uma boa liderança deve ser exemplo no que faz, pois aquele velho mantra de faça o que eu digo mas não faça o que eu faço já ficou para trás há muito tempo.

Para liderar é essencial colocar a mão na massa, ser o primeiro a chegar e o último a sair, ouvir os seus comandados e principalmente entregar resultados reais.

 

5. Saber dar e receber feedbacks

A importância dos feedbacks no ambiente de trabalho é inegável. Cabe ao líder saber mostrar os pontos de melhora sem causar nenhum tipo de mal estar ou constrangimento.

Em contrapartida o comandante também tem que receber bem os feedbacks de seus comandados, pois um ponto de vista diferente pode trazer melhorias inestimáveis aos processos e consequentemente melhores resultados.

 

6. Ter habilidades sociais

Um líder nunca alcança o sucesso sozinho, ele tem seguidores que devem estar sempre motivados e direcionados em suas tarefas. Por isso ele precisa de uma habilidade social bem definida que é saber cultivar boas relações interpessoais.

Essa propriedade é adquirida com o tempo e o convívio, e torna o líder um influenciador e facilitador na resolução de problemas.

 

7. Inteligência emocional

A inteligência emocional vai bem além de ser uma pessoa que consegue controlar suas próprias emoções. Lidar com um desligamento complicado ou uma crise interna exige muita astúcia e capacidade de sentir o ambiente, por isso essa é uma característica fundamental de um líder moderno.

 

8. Ter um propósito claro de atuação

Hoje os melhores líderes têm um propósito claro de atuação, ele norteia suas ações e dá sentido ao que é feito, inspirando todo o time na busca por resultados exponenciais.

É preciso deixar claro por que se faz o que é feito, refletir os motivos que o levam a agir e com isso engajar as outras pessoas.

 

9. Entender sobre tecnologias

Os líderes não precisam ser especialistas em todas as tecnologias que surgem no mercado. No entanto as tecnologias se tornaram tão importantes para as nossas vidas e para as empresas que nunca foi tão importante para os gestores compreender as principais tecnologias que irão beneficiar a organização.

 

10. Ser um líder acessível

É importante que quem exerce um cargo de liderança esteja sempre acessível e disponível aos demais. A velocidade de resposta de e-mails, slack, Whatsapp ou qual for o canal de comunicação utilizado pela empresa é bem relevante quando tratamos dessa acessibilidade.

Essas são algumas características cada vez mais presentes em um líder atual, e ao trabalhá-las e adequá-las às situações do dia a dia no trabalho ele consegue inspirar equipes inteiras rumo ao êxito, fazendo com que as tarefas sejam executadas com excelência.

 

Quem são os grandes líderes atuais?

Tendo as características acima mencionadas em mente, é possível fazer um interessante paralelo com figuras atuais que acumulam boa parte dessas habilidades e competências, não concorda? Para dar uma impulsionada em sua memória, reunimos alguns nomes que têm se destacado, globalmente, por conta de algumas dessas ações e comportamentos. Veja só:

 

Mark Zuckerberg

É até clichê enquadrar o fundador do Facebook nessa lista, mas é inegável a tamanha influência que o novaiorquino possui no mercado de negócios, buscando inovações dentro de um mercado que ele e a sua equipe ajudaram a construir nos últimos anos.

 

Marissa Mayer

À frente do Yahoo — outra gigante tecnológica mundial —, Mayer tem se destacado por reavaliar a maioria dos processos existentes na empresa. O foco? Um só: desenvolver a empresa e também as motivações dos seus colaboradores no processo.

 

Gina Gotthilf

A fundadora do aplicaticvo que, hoje, é considerado o maior curso de línguas do mundo (o Duolingo), Gina Gotthilf trouxe inovação com uma mensagem influente no mercado. Com cuidado para desenvolver a sua solução, é nítida a cultura da empresa em se alinhar às tendências atuais, propondo novidades que moldem positivamente o mercado.

 

Heloisa Helena Assis

CEO do Instituto Beleza Natural, Heloisa Helena Assis investiu em um mercado pouco explorado até então, em beleza e estética: os cabelos crespos e ondulados. Só essa abertura já mostra o quanto ela contempla muitas características de um líder atual para se posicionar e gerar uma demanda inspiradora para muitas pessoas.

 

Papa Francisco (pontífice da igreja católica)

O argentino — sem exageros — tem contribuído para uma das maiores reformas na igreja católica dos últimos séculos! Os modos arcaicos e rígidos de outrora estão sendo lentamente dissolvidos, expondo uma doutrina menos conflituosa e mais agregadora.

 

Malala Yousafzai

A ativista paquistanesa é muito conhecida por conta de sua luta pelos direitos humanos. Uma ação desenfreada e que já influenciou milhares e mais milhares de pessoas ao redor do mundo — afinal, ela roda o globo disseminando sua palavra, inspirando e engajando cidadãos do mundo inteiro. Como resultado, Malala foi premiada com o Nobel da Paz, e quando tinha apenas 17 anos de idade.

 

Barack Obama

Por fim, vale destacar a ação do agora ex-presdente dos Estados Unidos, que deu contínuas lições sobre como um dos homens mais poderosos do mundo pode agir com cautela, cuidado e servir de inspiração para tantos outros líderes espalhados pelo mundo inteiro.

 

Quer mais inspirações sobre as características de um líder atual?

Para finalizarmos este artigo, reunimos alguns livros, séries e filmes que podem ajudar a agregar ainda mais inspiração para você, em busca de aprimorar as características de um líder atual:

Filmes

  • Coach Carter;
  • Invictus;
  • O discurso do rei;
  • Momentos decisivos;
  • Amor sem escalas;
  • O homem que mudou o jogo.

 

Séries

  • How to Get Away with Murder;
  • Mindhunter;
  • House of Cards;
  • Suits.

 

Livros

  • Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes;
  • Como fazer amigos e influenciar pessoas;
  • Quem pensa, enriquece;
  • Somos o que pensamos ser;
  • O maior vendedor do mundo;
  • Motivação 3.0;
  • O poder do pensamento positivo.

 

Eaí? Gostou do post? Conseguiu absorver as principais características de um líder atual? Aproveite para continuar aprendendo com o nosso artigo sobre qual o perfil ideal do profissional de Departamento Pessoal.

Esse post foi desenvolvido pela Vulpi, ferramenta de recrutamento e solução na conexão entre recrutadores e desenvolvedores. Saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *