As 10 principais características de um líder atual

Quando tratamos do assunto mercado de trabalho, sabemos que muitas coisas mudaram, evoluíram e continuam evoluindo em um ritmo impressionante. Isso faz com que as características de um líder atual sejam diferentes de um líder de tempos passados.

Líderes efetivos atualmente tem múltiplas habilidades, sendo que algumas delas são difíceis de ser aprendidas, pois eles lideram guiados por vivência, experiência e intuição.

O líder é responsável pela condução da equipe para que ela alcance as suas metas e cumpra os seus objetivos.

Tendo isso em vista separamos aqui o cenário organizacional atual e as principais características de um líder atual.

 

O cenário organizacional atual

O mundo está incrivelmente remodelado e opera de uma maneira diferente. Estamos em uma transição de mão de obra, em que deixamos a indústria e a contratação de “mãos” e entramos em uma economia do conhecimento, e contratamos “cabeças” além de também ser uma economia humanizada, onde contratamos “corações”.

A tecnologia vem tomando conta de todos os setores, e estão surgindo no mercado softwares que auxiliam na gestão e nos processos organizacionais, que facilitam e ordenam as tarefas do universo empresarial, isso obriga um líder atual ser antenado à inovações e adepto a novas tecnologias.

As Principais Características de um Líder Atual

É considerado um bom líder aquele que consegue conduzir sua equipe à bons resultados e incentiva o crescimento prezando sempre um grupo harmônico.

Alto desempenho e bem estar eram considerados antigamente dois fatores antagônicos, porém atualmente o capital humano é cada vez mais valorizado, fazendo com que as empresas enxerguem as pessoas não como um recurso dela, e sim uma mão de obra que está à sua disposição. Essa é a visão que um bom líder deve ter.

Tendo isso em vista, pode-se concluir que um líder nos dias de hoje tem um papel muito diferente dos tempos que se foram, e pensando nisso separamos as 10 principais características de um líder atual:

1 – Buscar ir sempre além

O mercado atual é muito competitivo e demanda cada vez mais dos profissionais. Um líder dos dias de hoje deve sempre buscar mais e ser sedendo por alcançar novos patamares, e aqueles que não tem essa postura costumam ficar para trás.

É importante que essa ousadia seja acompanhada sempre da cultura do fracasso, que é o pensamento que os erros não são derrotas e sim aprendizado. Isso é chamado no meio das startups de “fail fast”, a ideia de errar rápido e corrigir rápido, evitando gastos de muitos recursos em ideias que não vão dar certo.

2- Desenvolver seus subordinados

Um bom líder atual não tem medo de ser substituído por seus subordinados, e entende que o seu sucesso está diretamente atrelado à evolução deles. Por isso nesse sentido ele atua como um coach aos seus subalternos.

Para isso é importante que ele se atualize constantemente através de cursos presenciais ou a distância e incentive todos os seus comandados a fazer o mesmo.

3- Saber trabalhar com diferentes perfis

Cada indivíduo tem um perfil e se da bem trabalhando com pessoas de determinada personalidade, mas imagine um time de pessoas formado só por um tipo de perfil, não existe! Por isso um bom líder deve saber lidar com uma equipe de colaboradores diferentes, que se expressam de maneira diferente e trabalham de maneira diferente.

4- Ser um exemplo no que faz

Uma boa liderança deve ser exemplo no que faz, pois aquele velho mantra de faça o que eu digo mas não faça o que eu faço já ficou para trás há muito tempo.

Para liderar por exemplo é essencial colocar a mão na massa, ser o primeiro a chegar e o último a sair, ouvir os seus comandados e principalmente entregar resultados reais.

5- Saber dar e receber feedbacks

A importância dos feedbacks no ambiente de trabalho é inegável. Cabe ao líder saber mostrar os pontos de melhora sem causar nenhum tipo de mal estar ou constrangimento.

Em contrapartida o comandante também tem que receber bem os feedbacks de seus comandados, pois um ponto de vista diferente pode trazer melhorias inestimáveis aos processos e consequentemente melhores resultados.

6- Ter habilidades sociais

Um líder nunca alcança o sucesso sozinho, ele tem seguidores que devem estar sempre motivados e direcionados em suas tarefas. Por isso ele precisa de uma habilidade social bem definida que é saber cultivar boas relações interpessoais.

Essa propriedade é adquirida com o tempo e o convívio, e torna o líder um influenciador e facilitador na resolução de problemas.

7- Inteligência emocional

A inteligência emocional vai bem além de ser uma pessoa que consegue controlar suas próprias emoções. Lidar com um desligamento complicado ou uma crise interna exige muita astúcia e capacidade de sentir o ambiente, por isso essa é uma característica fundamental de um líder moderno.

8- Ter um propósito claro de atuação

Hoje os melhores líderes têm um propósito claro de atuação, ele norteia suas ações e dá sentido ao que é feito, inspirando todo o time na busca por resultados exponenciais.

É preciso deixar claro por que se faz o que é feito, refletir os motivos que o levam a agir e com isso engajar as outras pessoas.

9- Entender sobre tecnologias

Os líderes não precisam ser especialistas em todas as tecnologias que surgem no mercado. No entanto as tecnologias se tornaram tão importantes para as nossas vidas e para as empresas que nunca foi tão importante para os gestores compreender as principais tecnologias que irão beneficiar a organização.

10- Ser um líder acessível

É importante que quem exerce um cargo de liderança esteja sempre acessível e disponível aos demais. A velocidade de resposta de e-mails, slack, Whatsapp ou qual for o canal de comunicação utilizado pela empresa é bem relevante quando tratamos dessa acessibilidade.

Essas são algumas características cada vez mais presentes em um líder atual, e ao trabalhá-las e adequá-las às situações do dia a dia no trabalho ele consegue inspirar equipes inteiras rumo ao êxito, fazendo com que as tarefas sejam executadas com excelência.

Eaí? Gostou do post? Conseguiu absorver as principais características de um líder atual? Aproveite para continuar aprendendo com o nosso artigo sobre qual o perfil ideal do profissional de Departamento Pessoal.

Esse post foi desenvolvido pela Vulpi, ferramenta de recrutamento e solução na conexão entre recrutadores e desenvolvedores. Saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *