Uma empresa é composta por diversos colaboradores que precisam trabalhar de forma integrada para atingir todos os objetivos e metas do negócio. No entanto, isso apenas é possível por meio de uma boa comunicação.

É por meio dela que estabelecemos relações com os demais, desenvolvemos ideias e compartilhamos conhecimento e experiência.

Dentro de uma empresa não seria diferente. Por isso, uma comunicação interna efetiva é fundamental para o desenvolvimento e sucesso dos negócios.

Os canais de comunicação da empresa são a chave que isso aconteça. Eles são os meios utilizados pelas organizações para se relacionar com seus colaboradores. Os principais objetivos dessas ferramentas são informar, motivar e alinhar a cultura organizacional.

Sem eles, não é possível manter uma comunicação clara e efetiva com os membros da organização, o que pode gerar uma série de problemas, como o desalinhamento de tarefas e falta de engajamento dos funcionários.

Para que todos os processos internos de uma corporação sejam eficientes, é fundamental que os colaboradores estejam bem informados e integrados. Por isso, o artigo de hoje vai mostrar a importância da comunicação interna e quais os melhores canais de comunicação da empresa. Acompanhe!

 

O que é comunicação interna?

Não basta desenvolver um ótimo relacionamento com os clientes e público-alvo de sua empresa se seu público interno não está alinhado com os objetivos do empreendimento.

Isso é resolvido com uma efetiva comunicação interna, que nada mais é do que o conjunto de interações e relacionamentos desenvolvidos entre os funcionários da empresa, visando transmitir mensagens estratégicas do negócio.

Ela garante que os colaboradores estejam totalmente alinhados ao discurso da organização, ou seja, sigam os valores e missão da empresa, além dos objetivos que ela visa atingir.

Uma boa comunicação interna garante que os membros da equipe estejam cientes da realidade da organização em todos os sentidos, garantindo maior eficiência e produtividade.

 

Qual a sua importância?

O principal objetivo da comunicação interna é informar o que acontece no dia a dia dos colaboradores. Ela é importante, pois promove o engajamento de cada profissional com suas tarefas, com os demais membros de sua equipe e com a empresa como um todo.

Por meio de uma comunicação eficiente, é possível fortalecer a cultura organizacional e estimular o bom comportamento dos colaboradores, gerando maior sinergia para alcançar os resultados almejados pela empresa.

Mas para que isso seja possível, os empregados devem compreender e interpretar a mensagem da forma correta. Portanto, é necessário investir nos canais de comunicação da empresa corretos.

 

Quais os melhores canais de comunicação da empresa?

Os canais de comunicação são grandes aliados da organização, são eles que garantem que as mensagens da empresa cheguem aos destinatários de forma completa e compreensível.

Para ter uma comunicação interna bem-sucedida, a empresa precisará investir em bons canais para tornar os processos e tarefas mais unificados e funcionais.

No entanto, para escolher os melhores canais de comunicação da empresa e construir uma boa estratégia, sua empresa precisará realizar um diagnóstico interno completo. Isso apenas será possível após um mapeamento do perfil, valores e objetivos seguidos por seus colaboradores.

Após identificar as características de seu time interno, é preciso adotar os canais de comunicação que mais se enquadrem à realidade de seus funcionários.

Para ajudar sua empresa nessa missão, separamos os principais canais de comunicação utilizados pelas empresas.

Veja a seguir!

 

1. Intranet

A intranet é um dos principais canais de comunicação da empresa. Ele possui acesso restrito aos funcionários, portanto é possível divulgar qualquer informação da organização.

Sua corporação pode usar a intranet para compartilhar novidades, passar informações de treinamentos, divulgar novos produtos, entre outras.

Ela é uma forma de interligar os departamentos e funcionários. Por meio dela, todos os empregados terão acesso a todos os informativos e a comunicação passará a ser padronizada e de fácil acesso e alcance de todos.

 

2. Rede Social Corporativa

As redes sociais são grande tendência nos dias atuais. Todo mundo acessa o facebook, instagram, etc. Então, por que não criar uma rede social corporativa?

Ela tem se tornado um dos canais de comunicação da empresa mais populares e com grande aceitação dos profissionais do mercado de trabalho.

O seu caráter social, proporciona uma maior colaboração e integração entre as equipes e departamentos.

Além de ajudar no engajamento dos membros de sua equipe, sua implementação é de baixo custo, por meio de plataformas na Nuvem e todos podem participar.

Na rede social corporativa, os comunicados não são unilaterais. Todos os funcionários podem colaborar, dando suas opiniões e interagindo com as informações.

 

3. Mural

O mural é um canal tradicional, mas ainda muito efetivo. A organização pode utilizá-lo para deixar lembretes e fazer convites pontuais aos colaboradores. Ele é ideal para passar informações rápidas e não exigem nenhum grande investimento.

No entanto para que tenham sucesso, os murais devem ser colocados em locais bem visíveis a todos os funcionários.

 

4. TV Corporativa

A TV corporativa é como se fosse um mural digital. Ela também precisa estar em pontos estratégicos para que todos possam ver as informações.

As mensagens nesse canal de comunicação devem ser curtas para que dê tempo de todos lerem ao passarem por ele.

A TV deve chamar a atenção dos colaboradores, por isso os conteúdos devem ter imagens bonitas e atrativas. Além disso, as informações precisam ser atualizadas constantemente.

 

5. E-mail

Principalmente após a entrada da mobilidade no ambiente de trabalho, o e-mail tornou-se um dos principais canais de comunicação da empresa.

Atualmente, todo profissional trabalha não apenas com um desktop, mas também smartphones e tablets que carregam para todos os lugares.

Dessa forma, os e-mails informativos certamente serão visualizados rapidamente pelos funcionários de sua empresa.

Eles são úteis para informar imprevistos, novidades e agendar reuniões. No entanto, não devem ser o único canal de comunicação da empresa, pois o seu uso intenso pode gerar um grande fluxo na caixa de entrada dos funcionários, que acabam desistindo de ler suas mensagens.

 

6. Revistas e jornais

É importante variar nos canais de comunicação da empresa. Uma forma de fazer isso é por meio de revistas e jornais, podendo ser físicos ou eletrônicos.

Eles possuem um papel educativo para os funcionários e devem trazer as informações e novidades da empresa de forma mais detalhada.

Todas as informações úteis devem estar nas revistas, como aquelas relacionadas às metas da empresa, novos cargos, promoções, resultados, entre outras.

 

7. Videoconferência

As videoconferências também podem ser consideradas canais de comunicação da empresa, principalmente para aquelas que possuem sedes em diversos locais. Assim, todos os colaboradores conseguem se manter alinhados, mesmo trabalhando em ambientes diferentes.

Elas funcionam semelhante às reuniões, no entanto os apresentadores não precisam estar presentes no mesmo local que os funcionários. Elas são excelentes ferramentas para o anúncio de assuntos importantes que precisam ser passados pessoalmente.

 

Como você pôde perceber, há diversos canais de comunicação da empresa que podem auxiliar nas estratégias de seus negócios. Basta que sua organização escolha aquele que se encaixa em sua rotina e, claro, a seu orçamento. Quando bem implementados, eles podem servir como um grande diferencial para o sucesso de sua organização.

 

Ainda possui alguma dúvida sobre quais são os melhores canais de comunicação? Deixe seu comentário no post.