Há algum tempo publicamos o artigo, “5 Iniciativas diferentonas para o Dia das Mulheres na sua empresa”. Desde então, ficamos de olho nas  iniciativas da marcas famosas e algumas campanhas para o Dia da Mulher, chamaram nossa atenção!

As empresas estão demonstrando maior consciência sobre a questão social que o Dia das Mulheres representa.

Nos últimos anos, as campanhas para o Dia da Mulher de diversas marcas, aproveitaram a data para levantar debates sobre:

  • igualdade no trabalho;
  • contra a violência;
  • contra a representação objetificada da mulher na publicidade.

Neste artigo separamos 6 ideias criativas do Dia da Mulher para você se inspirar e quem sabe, apostar em uma campanha ainda mais forte para o próximo ano!

6 campanhas para o Dia da Mulher: ideias criativas que chamaram a atenção!

1. Camisetas do Cruzeiro

Campanhas para o Dia da Mulher: 6 ações que deram o que falar

Para a campanha do Dia da Mulher, durante a partida da Copa do Brasil contra o Murici, os jogadores do Cruzeiro vestiram camisetas estampadas com estatísticas que mostram a violência contra as mulheres no Brasil.

Aproveitando a numeração dos jogadores nas camisetas, as mensagens foram diversas:

  • “A cada 10 jovens, 8 sofreram assédio”
  • “A cada 2h uma é morta”
  • “A cada 11 minutos, um estupro”
  • “Apenas 9 a cada 100 deputados”
  • “Salários 30% menores”
  • “Apenas 29% dos protagonistas em filmes”
  • “70% dos que passam fome no mundo”.

Os números foram retirados de estatísticas divulgadas pela ONG Azmina, que luta pelo empoderamento feminino.

Mostrar a realidade em números nos ajuda a entender a dimensão desses problemas, e o Cruzeiro acertou na ideia para o Dia das Mulheres, ao chamar atenção para essas questões.

2. Campanha Reposter da Skol

Campanhas para o Dia da Mulher: 6 ações que deram o que falar

A Skol lançou a campanha Reposter contra um problema sempre levantado com relação à publicidade de marcas de cerveja: a objetificação das mulheres.

A marca se pronunciou sobre o tema dizendo que já há alguns anos não representa as mulheres de forma sexualizada em seus pôsteres.

O mais surpreendente, entretanto, foi a iniciativa de convidar 8 ilustradoras e artistas plásticas para recriar pôsteres antigos sob um novo olhar, mais “atual, diversificado e libertador” segundo a própria marca.

A campanha para o Dia da Mulher ganhou um site onde qualquer pessoa pode também enviar suas próprias criações de pôsteres.

Ótima forma de combater a objetificação e ainda promover o trabalho de artistas mulheres!

3. Vamos Juntas de 99?

Campanhas para o Dia da Mulher: 6 ações que deram o que falar

A 99 Taxis, junto ao movimento “Vamos Juntas?” lançou o programa “Vamos Juntas de 99?”, que assim como a iniciativa do Uber, busca conscientizar os motoristas de táxis e carros particulares da rede, sobre o combate ao assédio dentro e fora dos carros.

Leia mais: Assédio sexual: o que podemos aprender com o caso da Uber

Foram realizados 2 treinamentos para 300 motoristas em São Paulo e o Programa deve se expandir para todo o Brasil.

A campanha diz que, ao longo do ano, todos os motoristas serão treinados para denunciar casos de assédio e violência que presenciarem e também terão sua conduta com passageiras monitorada.

Uma ideia criativa para o Dia da Mulher e uma iniciativa que pode fazer grande diferença para as mulheres que usam o serviço!

4. State Street e nova estátua em Wall Street

Campanhas para o Dia da Mulher: 6 ações que deram o que falar

A empresa State Street Global Advisers, de Nova Iorque, promoveu uma intervenção artística no Bowling Green Park: foi colocada a estátua de uma menina desafiando a tradicional estátua do touro feito de bronze, símbolo do otimismo financeiro de Wall Street.

A menina, apesar de pequena, tem pose desafiadora e chama a atenção para a desigualdade entre mulheres e homens no mercado financeiro.

Um das campanhas para o Dia da Mulher com forte representação da luta feminina, principalmente nesses ambientes ainda tão masculinos e excludentes.

5. Facebook: histórias inspiradoras

Campanhas para o Dia da Mulher: 6 ações que deram o que falar

O Facebook planejou uma campanha para o Dia das Mulher com a transmissão, ao longo do dia todo, de histórias para inspirar e empoderar as mulheres.

A ação aconteceu através da plataforma Facebook Live, onde deputadas, mulheres empreendedoras, fundadoras de diversos projetos, arquitetas, engenheiras, escritoras e até cantoras e famosas, compartilharam suas experiências ao vivo com os espectadores.

Os temas foram bem variados, discutiu-se desde:

  • autoestima;
  • moda e beleza;
  • o lugar da mulher em diferentes mercados de trabalho;
  • maternidade;
  • movimento feminista negro e muito mais.

Um dos destaques foi a participação da chef Paola Carosella com a apresentadora Ana Paula Padrão. As duas, que trabalham juntas no programa Masterchef da Band, discutiram sobre sororidade feminina na nossa sociedade.

Apesar de pouco divulgada, a ideia para o Dia da Mulher do Facebook contribuiu para a promoção de debates, que é uma forma interessante de aproveitar a data.

6. Netflix: “O mundo não funciona sem elas”

Campanhas para o Dia da Mulher: 6 ações que deram o que falar

A Netflix lançou um vídeo em campanha para o Dia da Mulher, chamando a atenção para a importância das personagens femininas nos seus filmes e séries.

Sem elas, nenhuma história funcionaria.

A ideia criativa para o Dia da Mulher é interessante principalmente quando lembramos da desigualdade no protagonismo de mulheres na indústria audiovisual.

Os filmes e séries originais da Netflix vêm lutando contra essa falta de representação, apresentando ao público personagens femininos complexos e protagonistas nas histórias. A seguir o vídeo da campanha para o Dia da Mulher.

Gostou dessas iniciativas? Acompanhou outras campanhas para o Dia da Mulher? Compartilhe com a gente nos comentários!

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Este texto foi escrito pela Xerpa, empresa que desenvolveu um software para RH completo. Se você deseja otimizar os processos de sua empresa como um todo, diminuir gastos e ampliar resultados, fale com um especialista e saiba como podemos ajuda-lo.