A folha de pagamento é um dos processos que exige maior atenção dos profissionais de RH. Cada detalhe precisa ser analisado de forma minuciosa para que um erro não ocasione multas e até mesmo processos trabalhistas. Por isso, muitas empresas vêm apostando no BPO da folha de pagamento.

Mas você sabe o que é BPO da folha de pagamento? Ele nada mais é do que uma terceirização de processos da organização.

Com isso, a empresa alivia a burocracia, otimiza o tempo das tarefas e diminui as chances de erros já que o processo estará nas mãos de profissionais especializados.

O BPO da folha de pagamento é uma solução indicada não só para pequenas empresas, que contam com um time reduzido de RH, mas também para grandes empresas.

Quer saber mais sobre os benefícios do BPO da folha de pagamento? Neste artigo vamos citar alguns deles para mostrar como essa solução pode contribuir para que os processos de RH da sua empresa se tornem mais efetivos.

O que é BPO da folha de pagamento?

A sigla BPO, em inglês, quer dizer “Business Process Outsourcing”. O termo em português significa “Terceirização de Processos de Negócios”. O BPO pode ser utilizado no:

  • gerenciamento de benefícios; 
  • folha de pagamento;
  • controle de ponto eletrônico; 
  • finanças de uma forma geral.

A BPO da folha de pagamento é a solução buscada por empresas que desejam um suporte externo para determinadas rotinas burocráticas referentes ao tema. É comum que os profissionais que atuam na folha de pagamento assumam responsabilidades sobre:

  • administração da folha;  
  • cálculo de salários, benefícios, férias e etc.;
  • pagamento e retenção dos devidos impostos;
  • análise de processos e sugestão de boas práticas;
  • produção de relatórios de investimentos e gastos com a folha.

O BPO da folha de pagamento pode ser assumido de maneira parcial ou completa por parte da empresa terceirizada. Isto é, os profissionais responsáveis atuam nos pontos pré-determinados pelas empresas.

As principais vantagens do BPO da folha de pagamento

Segundo um estudo da Delloite’s Global Outsourcing Survey, 78% das empresas que apostam em soluções de BPO se sentem felizes com os resultados. Diante desse dado,  elencamos os principais benefícios que o BPO de pagamento pode oferecer a sua empresa.

 

Economia de recursos

A redução de custos de uma empresa que aposta no BPO pode chegar a 59% revelou também a pesquisa da Deloitte. Por esse motivo, o BPO de pagamento é extremamente benéfico quando se fala em economia de recursos.

Já que além de otimizar o trabalho, permitindo ao time de RH se dedicar a questões mais estratégicas, o risco de erros trabalhistas é menor. Isso porque os profissionais são especialistas em leis trabalhistas e terão uma atenção redobrada nos cálculos da folha.

Sem contar que uma análise periódica, por meio do BPO da folha de pagamento, a empresa terá uma visão macro sobre custos e pode fazer cortes e reajustes de investimento.

 

Mão de obra qualificada

As equipes responsáveis pelo BPO da folha de pagamento prezam essencialmente pela qualidade do trabalho. Uma vez que, profissionais que compõem empresas desse setor são especializados e altamente capacitadas no assunto.

Além disso, eles estão a todo o momento conectados com capacitações profissionais que os mantém atualizados e consequentemente impactam diretamente em um alto nível de qualidade na execução de suas tarefas.

 

Previne erros

A prevenção de erros dentro dos processos de RH é extremamente benéfica em todos os sentidos. Primeiro porque gera economia, segundo porque evita ações trabalhistas.

Por esse motivo, que o BPO de pagamento pode impactar diretamente neste sentido. Já que uma equipe multidisciplinar e capacitada será responsável por uma grande quantidade de dados que precisam ser gerenciados minuciosamente.

Nas empresas é comum que um colaborador do RH assuma várias funções e com isso abre possibilidades para que uma falta de atenção acarrete em um erro, comprometendo a folha. 

Agora para quem adota o BPO da folha de pagamento, além de apostar em profissionais qualificados e dedicados exclusivamente a determinadas tarefas, previne esse processo de erros.

Sem contar que a lei da CLT sofre mudanças constantes e exige um acompanhamento de perto por parte de quem cuida dessa área. Para que assim se evitem possíveis processos trabalhistas.  

 

Otimiza o processo da folha de pagamento

A palavra do momento dentro do RH é a otimização. Diminuir o tempo gasto com questões burocráticas e dedicar esforços para a gestão de pessoas é o grande objetivo das organizações.

Tanto que empresas que investem em equipes de BPO relatam um aumento de até 57% do foco de seu core business, conforme o estudo feito pela Deloitte.

Portanto, o BPO da folha de pagamento é uma excelente solução neste sentido. Pois, terceirizando algumas rotinas, o setor de RH da empresa pode se dedicar a ações mais estratégicas de atração e retenção de talentos.

Segurança de dados com automatização dos processos 

A automatização dos processos de RH traz diversos benefícios às empresas. Nas equipes de BPO da folha de pagamento é comum que os dados e documentos sejam administrados de maneira automatizada, oferecendo maior segurança ao processo.

Além disso, essa automatização permite maior facilidade de acesso dos dados, em tempo real, e um controle macro da empresa sobre o andamento dos processos. Assim, a remuneração se torna mais assertiva, segura e sem atrasos.

Os desafios do gerenciamento da folha e o apoio do BPO

Gerenciar processos dentro das empresas é um desafio e muitas vezes a desorganização pode fazer com que a empresa perca dinheiro e sofra com processos trabalhistas. Isso ocorre principalmente em empresas que possuem um pequeno time de RH.

Entretanto, com a evolução de mercado, a terceirização de serviços se tornou uma boa alternativa para que a organização seja mais assertiva nas suas rotinas. Como o BPO da folha de pagamento, que é capaz de beneficiar as empresas em vários sentidos.

Desde a um apoio no gerenciamento da folha até mesmo na redução de custos e otimização do tempo dos profissionais de RH. 

Portanto, quem reconhece a necessidade de uma terceirização de profissionais para cuidar de processos específicos se faz mais competitivo no mercado.

Quer tornar seus processos ainda mais diferenciados em relação a folha de pagamento? Saiba como em nosso artigo “Sistema de folha de pagamento online: 8 razões para contratar”.