black friday 2020

Black Friday 2020: saiba como preparar a sua empresa

Muita gente aguarda ansiosamente um dos períodos mais esperados do ano e com percentual de venda promissor: é a Black Friday. Seu cliente também pode estar na expectativa de uma oferta ou promoção, independentemente se você fornece produtos ou serviços.

Mas e a sua empresa, está preparada para a Black Friday 2020? Neste momento, é importante ativar a criatividade e agilidade para entender como aproveitar a temporada a favor do seu negócio! 

Caso não tenha se programado, fique tranquilo pois ainda dá tempo: vamos te ajudar com este artigo recheado de dicas imbatíveis para não perder a possibilidade única de melhorar sua receita antes mesmo do Natal!

Black Friday

Black Friday significa sexta-feira negra e, segundo teorias que circulam na web, o termo foi usado pela primeira vez em 1869, quando um grupo de investidores tentou controlar o comércio de ouro, causando uma queda vertiginosa nos preços e, consequentemente, uma intensa recessão econômica.

Apesar da origem não comprovada, a boa notícia é que a Black Friday ganhou proporções positivas em nível global, e milhares de empresas do mundo todo almejam sua fatia vantajosa de lucro no gráfico da sexta promocional.

E a sua, vai ficar de fora dessa?

Consumidor exige descontos reais

Entretanto, para aumentar as vendas nesta época, o ideal é se ajustar com antecedência, a fim de definir em quais mercadorias ou serviços você pode aplicar um desconto justo.

Isso porque o consumidor está cada vez mais experiente e exigente, visto que grande parte das decisões de compra são tomadas após pesquisar na tela do próprio celular.

E se ele detém o poder em mãos, literalmente, significa que consegue distinguir o que está realmente está em oferta daquilo que, muitas vezes, é considerado ou denunciado como propaganda enganosa – como ocorre com alguns e-commerces, por exemplo.

Portanto, além de agir eticamente para otimizar o reconhecimento da sua marca e faturamento, a Black Friday também é uma ocasião certeira para repensar o tipo de gestão empresarial que vem sendo praticado em seu estabelecimento.

Como preparar sua empresa para a Black Friday

Mas antes mesmo de pensar em plotar sua vitrine, espalhar balões na sede ou receber o cliente no escritório com confetes durante a liquidação, continue a leitura e entenda alguns aspectos decisivos para a boa gestão:

1. Organize seu Estoque

Exercer um controle de estoque efetivo costuma ser um dos pontos mais críticos para os empresários, gestores e administradores. Não é à toa que a expressão “tem, mas acabou” ficou popularmente conhecida.

Para proporcionar uma boa experiência de compra, realize uma gestão eficaz de toda mercadoria que entra e sai do seu negócio: esse é o primeiro passo para se preparar para receber o aumento de demanda com eficiência.

2. Capriche na divulgação

O marketing entra como um grande aliado de micro, pequenas e médias empresas que querem aproveitar a data para vender mais.

Se as grandes marcas já estabelecidas não medem esforços, as organizações menores também precisam se conscientizar para atrair um maior número de pessoas dispostas a se beneficiar do excelente custo benefício praticado no período.

Neste quesito, ter um cadastro de clientes impecavelmente estruturado te ajuda a elaborar ações competentes e campanhas de marketing que alcançam o público realmente inclinado a comprar contigo.

3. Prepare seu time

Porém, de nada adianta caprichar na decoração chamativa, peças gráficas e letreiros altamente sedutores que incentivam a aquisição, sem pensar no lado humano da coisa, que é capacitar seus integrantes com motivação elevada!

Para tal, um detalhe relevante é orientar seus colaboradores para não deixar a peteca cair quando a procura aumenta muito.

Acontece que uma ação típica da Black Friday, principalmente para os lojistas, é estender a jornada de trabalho, apostando em plantões de funcionamento para manter o comércio disponível em horários inusitados – tudo pela comodidade do público!

Mas ninguém quer ser surpreendido negativamente por um consultor estressado, que não consegue tirar as dúvidas do consumidor ou trabalhar com a máxima excelência, não é mesmo?!

Por isso, não negligencie a importância de cuidar também do seu time, conferindo se possui pessoal suficiente ou se é recomendado buscar novas contratações, ou até mão de obra temporária.

Com esses cuidados, é possível viabilizar um período promocional justo e saudável, onde todo mundo sai ganhando: empresa, cliente e funcionário.

Do contrário, há o risco de cair no objetivo inverso, e ter uma sexta-feira recheada de problemas, chances perdidas e queixas irreparáveis!

4. Amplie as opções de pagamento

Você está acessando dicas essenciais para uma Black Friday de sucesso. Além do estoque, marketing e equipe orientada, variar os intermediadores de pagamento também pode fazer com que o freguês escolha o seu negócio, em vez da concorrência.

Afinal, liquidar não significa apenas reduzir os preços para o comprador pagar à vista, mas também fornecer alternativas de pagamento facilitado.

5. Monitore os resultados

Ciente disso, usufrua a oportunidade, mas não deixe de medir os resultados com dados gerenciais, relatórios de vendas e comissões, ou comprovantes que indicam melhorias necessárias para uma preparação mais assertiva nas próximas edições.

Entre algumas avaliações, considere a utilidade de uma consultoria especializada em  recursos humanos para manter o gerenciamento fluindo facilmente e um clima organizacional satisfatório.

6. Considere um Software ERP

Como você pode ver, esses detalhes vão muito além do dia do desconto, pelo contrário. Melhorar a produtividade, evitar retrabalho e automatizar suas tarefas são quesitos primordiais para alavancar as vendas no próximo ano, e não apenas na Black Friday 2020.

Para isso, escolha um software de gerenciamento empresarial que tem o plano ideal conforme as prioridades da sua firma: o Gestãoclick cabe em seu orçamento e ajuda milhares de pequenos e médias empresas a expandir seu potencial!

Para emissão de nota fiscal, controle de estoque, abertura de chamados e gerar boleto rapidamente, aposte no sistema ERP e surpreenda sua clientela efetivamente. Conheça uma série de outras funcionalidades e otimize sua gestão empresarial não só na Black Friday!

E aí, qual a sua perspectiva para a  Black Friday 2020? Deixe um comentário contando como se prepara para ganhar mais em épocas favoráveis ao seu ramo de atividade.

*Conteúdo criado pela GestãoClick.

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