beneficios-terceirizacao-servicos

5 benefícios da terceirização de serviços nas empresas

Os benefícios da terceirização de serviços são estratégicos para empresas cujos core business não envolve as atividades contratadas. Na verdade, em algum momento, todo negócio precisa terceirizar a contratação de algum serviço. 

Com isso, sobra tempo para se dedicar as atividades principais do negócio, além de garantir mais foco e recursos para a contratação e o desenvolvimento de especialistas em todas as etapas da sua operação — entre outros benefícios.

Quer saber mais a respeito e entender quais são os benefícios da terceirização de serviços? Neste post, reunimos tudo o que você precisa saber a respeito desse assunto. Confira!

O que significa a terceirização de serviços?

outsourcing-servicos-beneficios

Imagine que toda empresa tenha funções e setores inteiros que podem ser realizados por terceiros. Ou seja: profissionais que não são contratados diretamente pelo seu próprio setor de RH, mas com os quais existem contratos para o tipo de terceirização de serviços.

Assim, essas pessoas realizam as suas atividades internamente, mas respondem a uma outra organização. Para a sua empresa, convém a delegação de responsabilidades e o monitoramento do bom trabalho cotidiano. 

Cuidados a serem tomados ao contratar serviços terceirizados

Vale destacar que antes de saber quais são os benefícios da terceirização de serviços, é importante compreender quais são os cuidados a serem tomados.

Afinal, o processo consiste em analisar estrategicamente quais são os cargos (ou setores inteiros) que podem ser terceirizados sem que isso impacte negativamente no fluxo de trabalho da organização.

Além disso, atenção ao fato de que o trabalho deve ser menos custoso do que a contratação de profissionais internalizados.

Assim, se a organização dispõe de conhecimentos técnicos e estrutura para acomodar esses funcionários, o processo pode ser apenas custoso, sem reais benefícios.

Portanto, tenha sempre em mente que essa decisão deve vir acompanhada dos riscos, bem como os benefícios que podem ser alcançados após contratar serviços terceirizados — e é sobre eles que falaremos logo a seguir!

Benefícios da terceirização de serviços nas empresas

Seguindo os pontos de atenção para contratar serviços terceirizados, entenda quais são os benefícios da terceirização de serviços no dia a dia das empresas

1. Foco no core business

Preocupações secundárias podem ser delegadas a profissionais especializados nessas funções que podem ser terceirizadas — além das responsabilidades desses cargos.

Com isso, entre os benefícios da terceirização de serviços está a possibilidade de os gestores poderem se ocupar mais e mais do core business da organização.

Não à toa, os funcionários terceirizados são geridos por empresas especialistas que cuidam das demandas relativas a essas atividades.

2. Profissionais experientes

Ao contar com empresas que tenham em seus respectivos quadros de funcionários especialistas nos cargos terceirizados, você e os seus colegas de trabalho têm muitos benefícios da terceirização de serviços a ganhar.

Afinal, são profissionais que vão facilitar a contratação de pessoas boas naquilo que fazem. Algo que reduz o problema de adaptação e promove rapidamente, o nível de excelência desejado para tais funções.

3. Redução de custos operacionais

Direitos trabalhistas e outros custos associados à folha de pagamento podem ser significativamente menores para a sua organização ao contratar serviços terceirizados.

Assim, o custo/benefício pode ser observado se você tem uma empresa especialista por trás desses cargos-chave que foram delegados por meio da terceirização.

Vale destacar também outros benefícios da terceirização de serviços como uma melhor previsibilidade de custos.

Afinal, os valores pagos não vão se alterar com base em eventuais rescisões de contrato, férias e faltas, entre outras situações que compõem gastos altamente variáveis para a saúde financeira da empresa.

Tudo porque essas questões são delegadas à empresa contratada e não à sua organização.

4. Direcionamento efetivo dos investimentos corporativos

Complementando ao que dissemos no tópico acima, os custos reduzidos e com um número menor de imprevistos financeiros oferecem um direcionamento melhor dos seus investimentos.

Consequentemente, é possível avaliar melhor para onde esses recursos vão ser alocados. Pode ser em novas tecnologias, em treinamentos corporativos para os colaboradores, ações motivacionais etc.

É importante entender que contratar serviços terceirizados pode garantir que a gestão e o seu setor de RH tenham mais dinheiro em caixa para desenvolver melhor o crescimento da organização.

5. Expansão da empresa com organização

Como resultado dos benefícios da terceirização de serviços mencionados acima, observe que a expansão da empresa é favorecida em todas as frentes. 

Por exemplo: menos preocupações para o RH e a gestão se converte em mais tempo e recursos a serem direcionados para as principais questões primárias da organização.

Além disso, a terceirização de serviços oferece especialistas para o dia a dia corporativo, profissionais que tendem a reciclar os conhecimentos continuamente. Algo que você obtém ao contratar uma empresa que também se preocupe com isso.

O que nos leva a uma dica importante: ao contratar serviços terceirizados, não se oriente pelo preço exclusivamente. Os preços atrativos podem não ser tão bem inseridos no dia a dia se a organização contratada não se preocupa com os seus próprios recursos humanos — e que estão alocados dentro da sua empresa.

Por onde começar a terceirização de serviços?

Siga as nossas dicas e desfrute dos benefícios da terceirização de serviços a partir da procura pela melhor empresa do gênero. A sua parceria é determinante para o sucesso dessa empreitada desde o primeiro passo.

Outra coisa fundamental: vale destacar que os últimos anos foram de grande relevância para qualquer um que deseja contratar serviços terceirizados. Com direito, inclusive, a uma nova lei da terceirização.

Para saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir o nosso artigo que explica passo a passo, tudo o que muda com a lei da terceirização.

Agora, caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito do assunto principal do post, sobre benefícios da terceirização de serviços, deixe um comentário logo abaixo que responderemos às suas perguntas.


Que tal dar um upgrade no pacote de benefícios da sua empresa?

Conheça o Xerpay, uma ferramenta que permite que seus colaboradores possam antecipar parte de seus salários quando quiserem.

O sistema está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação da equipe com a empresa.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.