Identificar e principalmente reduzir o número de faltas dos colaboradores é um dos grandes desafios das empresas no mercado atual. 

A ausência de um profissional pode fazer com que a organização postergue prazos de entrega e consequentemente perca dinheiro por resultados insatisfatórios.

Para mudar essa realidade muitas empresas vêm apostando em benefícios que reduzem o absenteísmo. São diversas opções das mais fáceis às mais complexas, mas que podem reduzir o número de ausências.

Dados da CDC Foundation revelaram que anualmente as empresas perdem mais 225 bilhões de dólares em função do absenteísmo

Por esse motivo, a aposta em benefícios que reduzem o absenteísmo pode contribuir para que haja um impacto maior no engajamento e na motivação dos colaboradores. Conheça agora os principais benefícios que reduzem o absenteísmo.  

Principais benefícios para evitar o absenteísmo

Manter o bem-estar dos colaboradores em alta influencia completamente na produtividade deles. A tendência é que com um time mais feliz as ausências diminuam. 

Reduzindo-se assim o estresse e doenças ocasionadas pelo excesso de trabalho, como dores nas costas e tendinites.

Portanto, conhecer os benefícios que reduzem o absenteísmo pode contribuir para que a empresa tenha colaboradores mais saudáveis e dispostos. Saiba quais são os principais abaixo.

Abaixo detalharemos as principais vantagens de cada um deles. 

 

Home-office

Um estudo divulgado pelo CareerBuilder revelou que 26%  dos empregados assumem atrasos ao trabalho ao menos uma vez por mês. 16% admitem se atrasar uma ou mais vezes ao longo da semana.

31% colocam o trânsito como o principal causador dos atrasos. Por isso, um dos benefícios que reduzem o absenteísmo neste sentido é o modelo home-office. Além de facilitar o deslocamento do colaborador, ele pode aumentar a satisfação profissional.

Já que 90% dos empregados disseram que avaliariam de maneira diferente uma proposta de emprego que possibilitasse essa flexibilidade de trabalhar de outro local, segundo o Ibope Conecta e a Microsoft.

 

Transporte e auxílio combustível

Auxílio combustível ou transporte, como ônibus fretados, por exemplo, podem ser um estímulo para que os colaboradores não se atrasem.

Neste sentido o profissional tende a se sentir mais valorizado pela empresa por ela dispor de opções para garantir seu bem-estar. Assim, ele estará mais engajado com os objetivos da organização e tentará retribuir essa confiança nele.

Sem contar que com diversas opções de transporte, o colaborador tem a sua disposição opções que sejam melhor para o seu deslocamento e que evita atrasos.  

 

Plano de saúde

O plano de saúde é o benefício mais valorizado por 74,6% dos brasileiros, segundo pesquisa da Catho. E nada melhor do que usar esses dados para apostar no plano de saúde como um dos principais benefícios que reduzem o absenteísmo.

Além do plano de saúde ser um estímulo para atração e retenção de talentos, ele pode oferecer possibilidades para que os colaboradores se previnam de doenças. Seja por meio de exames preventivos ou até mesmo para tratamentos efetivos.

Com isso, mantém-se uma equipe mais saudável e que fica menos doente, evitando atrasos, faltas e afastamentos do trabalho.

 

Programas de bem-estar

Nada melhor dentro de um plano de benefícios que reduzem o absenteísmo do que ações que promovam o bem-estar dos colaboradores.

Neste sentido é possível considerar palestras que incentivam uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, ginástica laboral e etc.

Desta forma, é possível reduzir as chances de afastamento e potencializar a produtividade dos colaboradores, promovendo a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.

 

Salário sob demanda

O bem-estar financeiro também deve ser considerado no plano de benefícios que reduzem o absenteísmo. 

Podemos destacar, neste sentido, os adiantamentos salariais e o salário sob demanda, onde o colaborador pode sacar parte do seu salário, conforme o período em que trabalha, ou seja, a qualquer momento. 

Portanto, o Xerpay é a plataforma que oferece esse benefício para as empresas e também reduz absenteísmo, melhorando cada vez mais o bem-estar financeiro dos colaboradores. 

Assim se evita, por exemplo, que os colaboradores faltem por preocupações pessoais, principalmente por essa flexibilidade financeira na relação com a empresa.

Segundo o relatório Tendências Globais de Capital Humano de 2018 – A ascensão da empresa social, 61% das empresas acreditam que ações de bem-estar melhoram a produtividade e os resultados.

 

Flexibilidade no horário de trabalho

A flexibilidade no horário de trabalho também aparece como um dos bons benefícios que reduzem o absenteísmo. Isso porque nesse modelo de trabalho são grandes as chances de se elevar o nível de satisfação dos colaboradores.

Isso porque eles têm mais chances de aliar a vida pessoal com a vida profissional. Evitando assim, atrasos e faltas em consequência de questões e problemas de casa.

 A Pesquisa de Benefícios Aon 2018-2019 mostrou que entre 2017 e 2019 houve um crescimento de 192% no número de empresas que oferecem horários flexíveis aos seus colaboradores. 

Ou seja, essa é uma tendência que ganha força entre os benefícios que reduzem o absenteísmo e retém talentos.

 

Pesquisa de clima organizacional

56% dos colaboradores estão insatisfeitos com seus empregos, revelou uma pesquisa do Instituto Locomotiva e do grupo LTM (Loyalty & Trade Management). 

E essa insatisfação em muitos casos é ocasionada pelo péssimo clima organizacional, decorrente de conflitos internos e chefes tóxicos.Sendo assim, a tendência é que as faltas e os atrasos sejam maiores. 

Pois, todo colaborador almeja ter um ambiente bom e satisfatório para exercer suas atividades e se isso não ocorre ele estará o tempo todo buscando novas oportunidades de trabalho. 

Exercendo sua função mais por obrigação do que por estar vestindo de fato a camisa da organização. Portanto, é sempre muito importante que as empresas apliquem pesquisas de clima organizacional, um dos benefícios que reduzem o absenteísmo.  

Pois assim, fica mais fácil identificar as principais causas que vem mantendo esse clima ruim e aplicando ações para saná-las.

Chega de faltas e atrasos na sua empresa

Ter um bom programa de benefícios que reduzem o absenteísmo impacta diretamente na produtividade e nos resultados da empresa.

As organizações que conseguem desenvolver ações concretas neste sentido mantém a satisfação e o bem-estar profissional em alta. Com isso, há um desempenho melhor na execução das tarefas e maior facilidade na retenção de talentos.

 

Conhecemos neste artigo alguns benefícios que reduzem o absenteísmo e as consequências positivas que cada um deles pode trazer para evitar faltas e atrasos dos colaboradores. 

Cabe a empresa mensurar suas possibilidades de investimento e apostar nos melhores benefícios que reduzem o absenteísmo, conforme sua realidade. 

Quer conhecer mais ações para evitar os atrasos e faltas na sua empresa? Leia o nosso artigo “5 ações para evitar o absenteísmo nas empresas”.