Inscreva-se

Como promover os benefícios da qualidade de vida no trabalho
Benefícios

Como promover os benefícios da qualidade de vida no trabalho

Um dos benefícios da qualidade de vida no trabalho é facilitar e atender as necessidades dos trabalhadores no desempenho de suas atividades por meio de ações capazes de promover o desenvolvimento pessoal e profissional. E, por isso, deve estar presente em todas as organizações.

Com ela, é possível alcançar excelentes resultados, já que colaboradores satisfeitos com o ambiente de trabalho tendem a executar funções com mais comprometimento e entusiasmo.

Neste artigo, vamos explorar alguns benefícios da qualidade de vida no trabalho, assim como ser uma empresa que promove a qualidade de vida. Acompanhe!

O que é qualidade de vida no trabalho?

Também conhecida pela sigla QVT, a Qualidade de Vida no Trabalho refere-se ao nível de satisfação que o profissional tem em relação ao seu ambiente de trabalho.

A importância de cuidar para que essa vivência seja motivadora e fonte de realização se dá pelo fato de que uma pessoa passa boa parte do seu tempo e, consequentemente, da sua vida dentro das organizações executando suas atividades profissionais.

Logo, sua vida como um todo influencia e é influenciada pelo trabalho.

A gestão da qualidade de vida no trabalho engloba uma quantidade grande de circunstâncias, dentre as quais podemos citar:

  • as oportunidades oferecidas aos colaboradores para desenvolver suas capacidades;
  • a integração interna e social proporcionada pela companhia;
  • as condições de segurança e saúde;
  • os salários e benefícios condizentes com as funções desempenhadas etc.

Por isso, é fundamental que a empresa busque realizar uma boa gestão de pessoas e por meio de um diagnóstico organizacional encontre situações que podem impactar negativamente a satisfação dos funcionários.

Muitas vezes, não são grandes falhas que geram insatisfação. Mas sim pequenos descuidos que vão se acumulando com o passar do tempo e comprometendo a qualidade de vida no trabalho.

Quando uma organização se preocupa com os benefícios da qualidade de vida de seus colaboradores, também está cuidando e melhorando os seus resultados. Isso reflete em um investimento com grande retorno positivo.

Quais os benefícios da qualidade de vida no trabalho?

A QVT promove bem-estar, saúde e diversos outros benefícios fundamentais no dia a dia de homens e mulheres no trabalho. Confira como tanto os funcionários quanto as empresas saem ganhando:

 

1. Redução de turnover

O turnover, termo que significa rotatividade de pessoal, é utilizado pela área de Recursos Humanos (RH) para avaliar a taxa média entre admissões e demissões.

Se esse número for muito alto, pode representar uma grande ameaça à segurança e saúde empresarial, refletindo em situações como:

  • aumento dos custos com demissões e substituições de empregados;
  • queda da motivação e, por consequência, da produtividade;
  • em médio e longo prazo, redução da qualidade dos produtos e/ou serviços, refletindo na imagem da companhia.

Organizações que investem no bem-estar dos seus profissionais têm índices menores de rotatividade, uma vez que a falta desse aspecto é um dos principais motivos para os desligamentos voluntários.

 

2. Retenção de talentos

Como consequência direta da redução do turnover, bem como do investimento nos benefícios da qualidade de vida no trabalho, acontece a retenção de talentos.

A valorização dos colaboradores é essencial para reduzir custos e também garantir que a realização dos processos seja feita por profissionais experientes e alinhados aos objetivos empresariais.

Recomendamos que você baixe esse ebook gratuito. Nele você entenderá como criar estratégias para reter os melhores talentos. Responda o formulário e receba:


3. Melhorias na saúde

O estresse no ambiente de trabalho pode causar diversos problemas, como:

  • absenteísmo;
  • presenteísmo (trabalhar sem foco pensando em outras coisas);
  • desmotivação;
  • doenças;
  • afastamentos;
  • conflitos interpessoais, entre outros.

Tudo isso reflete em perda de produtividade e, consequentemente, lucratividade. Por isso, oferecer condições — que ultrapassem o âmbito financeiro do salário e benefícios — para que todos se sintam saudáveis e satisfeitos é extremamente importante.

 

4. Otimização dos resultados

Todos esses benefícios da qualidade de vida no trabalho refletem de maneira direta e positiva nos resultados da organização.

É como um círculo virtuoso: colaboradores satisfeitos trabalham com mais desempenho produzindo mais e com maior qualidade. Com isso, a empresa tem mais lucro.

Como ter qualidade de vida no trabalho?

Algumas ações contribuem para que a QVT seja adotada com sucesso em qualquer negócio. Confira quais são:

 

– Oferecer bem-estar financeiro

Vivemos em uma época em que o RH deve assumir, de vez, o seu lado multifuncional e estratégico para a qualificação da força de trabalho de suas empresas. Muitas vezes, assumindo as rédeas de condições externas ao ambiente de trabalho, mas que impactam na rotina profissional. É o caso do bem-estar financeiro aos funcionários.

E, como exemplo desta prática, uma nova modalidade chegou ao mercado brasileiro: o salário sob demanda

A pesquisa CareerBuilder, conduzida em 2017, atestou que 78% dos entrevistados mal conseguem liquidar as contas com o seu ordenado.

Além disso, dos mais de 3 mil entrevistados, cerca de ¾ deles também atestaram que estão com uma ou mais dívidas acumuladas. Sinal claro de que algo precisa ser mudado, concorda?

O salário sob demanda é uma modalidade que vem ganhando força no mercado e visa agregar a flexibilidade para que os colaboradores recebam pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas. Algo que alivia muitos dos problemas financeiros — e aqueles gerados pelos desafios em fechar as contas.

Vamos analisar um exemplo simples: se a empresa tem o costume de fazer os pagamentos dos seus recursos humanos apenas no dia 30, ou no quinto dia útil de cada mês, os profissionais estão limitados a isso.

Se uma conta pendente vai vencer os juros nesse período em que já não há mais dinheiro em conta, as dívidas se acumulam. Porém, com a oferta do salário sob demanda o profissional pode receber o pagamento dos dias já trabalhados quando quiser. E o melhor, ele tem flexibilidade para planejar o seu mês.

Recomendamos que você leia esse artigo para entender melhor sobre o salário sob demanda. Nele você entenderá as funcionalidades do Xerpay, um benefício corporativo de pagamentos sob demanda.

 

– Investir nos colaboradores

Muitos gestores ainda subestimam o investimento em treinamentos e capacitações para seus funcionários.

Contudo, essas ferramentas de desenvolvimento profissional são comprovadamente eficientes para motivação e aumento da produtividade e da qualidade das atividades realizadas.

 

– Garantir um ambiente saudável

Esteja atento e disponível para ouvir o que a sua equipe tem a dizer quando questionada sobre as condições de trabalho, pois, geralmente, a satisfação dos colaboradores reside nos detalhes.

Por exemplo, um ambiente com conforto acústico, térmico e com boa iluminação, uma mesa adequada, uma cadeira confortável, equipamentos em bom funcionamento etc.

 

– Valorizar os talentos

Um trabalho bem realizado precisa ser valorizado e o profissional necessita ser reconhecido, elogiado e parabenizado em frente aos colegas, pois essa atitude é motivadora.

Também é importante ter um plano de carreira, com promoções na empresa, tanto em termos salariais quanto de cargos.

 

– Avaliar o desempenho e fornecer feedback

Estabelecer uma rotina de avaliação de desempenho e feedbacks proporciona inúmeros benefícios à organização. Essa é uma ferramenta simples e sem custos.

No entanto, é necessário que seja adequada à equipe e que as técnicas utilizadas não abordem somente os pontos negativos. Além disso, oferecer soluções para que más condutas sejam ajustadas também faz parte de uma estratégia eficiente de feedback.

 

– Instigar a descoberta de motivações

A companhia pode criar dinâmicas que instiguem a reflexão sobre os sonhos e motivações de cada colaborador, auxiliando o processo sempre com orientações profissionais. Pode-se realizar perguntas, como:

  • aonde ele quer chegar?
  • o que tem feito para alcançar seus sonhos?
  • como a corporação pode ajudar?

Após esse processo de autoconhecimento, a equipe estará mais apta para reconhecer a importância da sua contribuição e para alcançar as metas e os objetivos definidos.

 

– Estimular a prática da ginástica laboral

A ginástica laboral, além promover maior cuidado com o corpo, aumenta a disposição para a realização do trabalho.

Fazer movimentos repetitivos continuamente, trabalhar por horas sentado, permanecer em posições desconfortáveis por muito tempo, entre outras situações, faz mal para o corpo e a mente, prejudicando a qualidade de vida dos empregados.

Portanto, estimule sua equipe a praticar ginástica laboral antes ou durante o período de trabalho. Vale também contratar um profissional especializado para isso.

Promover os benefícios da qualidade de vida no trabalho é um elemento essencial para que os funcionários se sintam satisfeitos e motivados  em desempenhar suas atividades, contribuindo para que a empresa atinja os seus objetivos e melhore os seus resultados.

 

Sua empresa está em busca de uma plataforma de Recursos Humanos eficiente? Conheça a Xerpa, o melhor software para RH do Brasil!

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

 

Este conteúdo foi útil para o seu negócio? Quer acompanhar todas as nossas publicações? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de assuntos tão importantes como este!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *