benefícios para funcionários que geram ROI

3 benefícios para funcionários que geram ROI

Atualmente os benefícios são uma das maiores prioridades dos profissionais ao escolher um trabalho. Superando até mesmo o valor do salário. Portanto, fica claro que é fundamental dar atenção especial ao assunto. Mas quais são os benefícios para funcionários que geram ROI para a empresa?

A maioria dos empregadores já percebeu que benefícios ajudam a atrair e reter talentos, por isso a oferta de vantagens vem aumentando cada vez mais nas empresas. No entanto, para ter bons resultados, é necessário saber onde investir.

Neste artigo, você verá como calcular o ROI dos benefícios e como montar um pacote que traga resultados para a sua organização. Confira tudo a seguir!

O que é ROI?

A sigla ROI significa return on investment (retorno sobre o investimento, em português). É uma métrica comum no mundo corporativo para calcular o custo-benefício de determinado investimento, indicando quanto de lucro real ele gerou para a empresa.

Inicialmente, o ROI era mais utilizado em áreas relacionadas a finanças e administração, mas aos poucos foi sendo adaptado para outros setores. No RH, já é comum ouvir falar em ROI de contratações, treinamentos e benefícios, como é o tema deste artigo.

Como calcular o ROI dos benefícios?

Calcular o ROI dos benefícios é um grande desafio, já que o retorno gerado por esse investimento é muito subjetivo.

Por exemplo: segundo estudos, atividades sociais e relaxantes aumentam a criatividade e a capacidade de inovação. Enquanto muitos empregadores consideram esse tipo de benefício um gasto desnecessário. Quem investir nisso certamente verá efeitos positivos no desempenho dos colaboradores.

Porém, infelizmente não se pode calcular criatividade e inovação. E na hora de decisões sobre o destino do orçamento da empresa, o board de executivos e o CEO precisam de estatísticas fortes para justificar suas escolhas.

Então, como traduzir esse retorno em números?

O segredo é observar indicadores diretamente influenciados pelo investimento em benefícios para funcionários que geram ROI. Entre eles, os principais são as taxas de engajamento, produtividade e retenção de talentos.

De acordo com a Incentive Magazine, equipes altamente engajadas geram, em média, 29% mais receita e são 50% mais propensas a conquistar a lealdade dos clientes. Além disso, a retenção de profissionais nessas empresas é 44% maior.

Para chegar próximo a um número exato ao calcular o ROI, considere a verba investida em um benefício versus o lucro gerado pelo funcionário em determinado período.

A Reload Media, uma empresa australiana, teve bons resultados com esse método. Para cada dólar gasto em massagens e outros benefícios para cerca de 40 colaboradores em 12 meses, houve um retorno de 11 dólares. No período, o turnover na empresa foi 20% menor do que a média dos concorrentes.

Quais são os benefícios para funcionários que geram ROI?

Para oferecer benefícios para funcionários que geram ROI, a palavra-chave é relevância. Mesas de ping-pong e cochilos podem parecer uma boa escolha para atrair talentos da nova geração, mas esse tipo de agrado não tem valor duradouro.

Prefira opções que facilitem a rotina do colaborador e melhorem a qualidade de vida a longo prazo. Confira abaixo as principais alternativas.

 

1. Programas de bem-estar

Ausências de funcionários, sobretudo as não planejadas, causam impactos maiores que uma simples queda de desempenho. Em uma pesquisa americana feita com mais de 1000 pessoas, 75% dos profissionais de RH consideram que essas faltas geram grandes prejuízos na produtividade e na receita.

Contudo, estabelecer um programa de bem-estar é uma excelente estratégia para prevenir esse problema. Esse tipo de iniciativa ajuda os colaboradores a levarem um estilo de vida mais saudável, para que eles não tenham que faltar ao trabalho.

O que deve ser incluído no programa? Academia na empresa ou convênios com academias costumam fazer muito sucesso entre os profissionais. Também é interessante oferecer pausas no expediente para pequenas atividades físicas, como alongamentos, ginástica laboral e aulas de yoga.

Incentivar cuidados com a alimentação e a saúde mental são outras iniciativas essenciais para manter o bem-estar em alta na equipe. Oferecer frutas grátis durante o experiente e abrir debates sobre depressão e ansiedade são algumas medidas efetivas que a empresa pode tomar para atender a essa necessidade.

 

2. Atividades fora do escritório

Equipes que se divertem juntas, permanecem juntas. Promover atividades relaxantes fora do escritório é um dos principais benefícios para funcionários que geram ROI, pois elas aumentam a felicidade no trabalho e o engajamento do time.

Pode ser desde algo simples, como um almoço de equipe, a eventos mais elaborados, como saída para prática de esportes e happy hours. Esse tipo de lazer é capaz de melhorar os relacionamentos, o senso de colaboração e o trabalho em equipe, além de reduzir o estresse.

Tudo isso se traduz em mais motivação, concentração e produtividade no dia a dia, o que contribui para um ótimo ROI de benefícios.

 

3. Benefícios para a vida pessoal

Para implementar benefícios para funcionários que geram ROI para a empresa, tire o foco apenas do ambiente de trabalho: invista em vantagens que gerem economia de tempo e dinheiro para os seus funcionários.

Isso inclui serviços como limpeza doméstica, lavagem e manutenção de carros, creche para os filhos e o que mais couber na criatividade e no orçamento. O que importa é ser relevante e trazer uma vantagem real para a rotina da pessoa.

Além de deixar o funcionário satisfeito, esse tipo de benefício aumenta a produtividade e a concentração no dia a dia. Afinal, quanto menos tempo a pessoa precisar pensar na vida pessoal durante o expediente, mais tempo ela poderá se dedicar exclusivamente às suas tarefas.

Por fim, agora que você já sabe quais são os benefícios para funcionários que geram ROI para a empresa, é hora de colocar o que aprendeu em prática. Procure compreender as necessidades dos colaboradores e tenha mente que benefícios não são um gasto, e sim um investimento. Assim, você terá funcionários muito mais satisfeitos e produtivos no dia a dia!

Gostou do artigo? Siga-nos nas redes sociais em acompanhe em primeira mão todos os nossos conteúdos sobre gestão de pessoas. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.