benefícios no escritório para funcionários

Conheça os 8 melhores benefícios no escritório para funcionários

Oferecer bons benefícios no escritório para funcionários traz vantagens não apenas para os colaboradores, mas para toda a empresa. A prática compõe uma parte importante da cultura organizacional, sendo essencial para aumentar a satisfação, o engajamento e a eficiência da equipe.

Ter um espaço de trabalho atrativo torna o dia a dia mais leve, além de ajudar a atrair e reter talentos. Pensando nisso, listamos neste artigo os oito principais benefícios no escritório para funcionários:

  • Snacks e lanches saudáveis;
  • Academia na empresa;
  • Sala de relaxamento;
  • Happy hour;
  • Home office;
  • Horários flexíveis;
  • Pet day;
  • Creche interna.

Para saber mais sobre cada um destes benefícios, continue acompanhando o post!

1. Snacks e lanches saudáveis

Sabe aquela fome que bate no meio da tarde? Ter snacks e lanches saudáveis gratuitos no escritório é uma ótima forma de atender a essa necessidade. Todo mundo precisa se alimentar ao longo do dia, e nada melhor do que fazer isso de graça e de maneira nutritiva.

É possível oferecer esse benefício de vários jeitos. Pode ser uma geladeira cheia e de fácil acesso no andar, uma cesta com frutas variadas ou um café da tarde completo em um dia da semana. Faça testes e verifique o que é mais bem recebido pelos colaboradores, sempre respeitando o budget da sua empresa.

2. Academia na empresa

O estímulo à atividade física é um dos melhores benefícios no escritório para funcionários. Ao cuidar da saúde e do bem-estar da equipe, é possível reduzir o nível de estresse e aumentar o foco e a produtividade.

Muitas grandes empresas têm academias em suas instalações, o que facilita e barateia o acesso às aulas e equipamentos. Com um espaço assim dentro do escritório, a pessoa tem cada vez menos desculpas para não fazer atividade física.

Porém, se isso não for possível, há outras formas de fazer os colaboradores se exercitarem. Uma medida comum e muito eficiente é fazer convênios com redes de academia, estúdios de yoga e outros locais, com descontos ou gratuidade para quem se matricular.

Outra boa alternativa são os aplicativos que oferecem acesso livre a várias academias, para que a pessoa possa escolher um local que se encaixe melhor à sua rotina.

3. Sala de relaxamento

Dar uma pausa para relaxar é essencial em um dia a dia cheio de pressões e responsabilidades. Por isso, é interessante ter nos andares salas com sofás e cadeiras confortáveis para que os colaboradores possam relaxar, ler um livro, socializar ou até tirar um cochilo no horário de almoço.

Muitos funcionários, inclusive, se tornam mais produtivos levar o laptop para trabalhar em espaços como esses, em alguns momentos do dia.

Algumas empresas também disponibilizam salas com videogames, ping pong, mesas de sinuca e outras formas de entretenimento. Isso é ótimo para estimular um descanso ativo, a socialização entre os funcionários e uma dose saudável de competitividade.

4. Happy hour

Ter bons relacionamentos no trabalho é algo altamente valorizado pelos profissionais. Isso torna a realização de happy hours um dos principais benefícios no escritório para funcionários.

O evento pode ser mensal, no escritório mesmo ou em um local próximo que todos gostem. Se não puder fazer isso com tanta frequência, organize esses encontros para comemorar conquistas importantes ou reconhecer o desempenho da equipe.

Esses momentos são fundamentais para todos conversarem mais relaxados, sobre assuntos de fora do escritório, criando laços cada vez mais fortes. Isso com certeza vai melhorar o relacionamento no dia a dia e fazer com que as pessoas sejam mais produtivas e colaborativas.

>> Para saber como colocar isso em prática, confira este post do blog:
Como organizar um happy hour na empresa: todas as etapas <<

5. Home office

Hoje, com os laptops, chats on-line e armazenamento de arquivos na nuvem, boa parte das tarefas pode ser realizada à distância, incluindo algumas reuniões. Por isso, quando possível, toda empresa deveria oferecer aos colaboradores a possibilidade de fazer home-office.

Muitos profissionais atuam melhor trabalhando de casa, por se sentirem mais concentrados. Além disso, não há estresse com trânsito, nem com transporte público lotado, já que tudo o que a pessoa precisa fazer para começar o dia é abrir o laptop.

6. Horários flexíveis

A jornada flexível é mais um dos principais benefícios no escritório para funcionários. Nesse modelo, o funcionário trabalha no horário em que se sente mais confortável, não necessariamente sendo o horário comercial.

Este benefício pode ou não ser aliado ao home-office, e as regras variam de empresa para empresa. Algumas adotam um horário completamente à escolha do colaborador, enquanto outras dão opções para o funcionário escolher (8h às 17h, 9h às 18h ou 10h às 19h, por exemplo).

De todo modo, o horário flexível contribui para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, pois ajuda o colaborador a encaixar o trabalho em sua rotina da melhor forma possível. 

7. Pet day

Cada vez mais comum nas empresas, o pet day é um dia em que os colaboradores podem levar seus animais de estimação para o escritório. Trata-se de uma excelente maneira de tornar o ambiente mais agradável e fazer as pessoas se sentirem mais em casa.

Além de aliviar o estresse, a presença dos bichinhos pode ajudar a quebrar o gelo entre os colegas, melhorando o relacionamento no escritório. Outra vantagem é a tranquilidade dos funcionários, que ficam mais perto dos seus pets e sabem que eles não estão sozinhos em casa.

Para realizar um pet day de sucesso, basta tomar alguns cuidados, como avisar com antecedência e adaptar o espaço da empresa para receber bem os animais.

8. Creche interna

Ter uma creche interna é um dos melhores benefícios no escritório para funcionários, sobretudo mulheres que acabaram de voltar da licença maternidade. Afinal, para quem tem filhos, estar perto deles é a prioridade número 1. 

Com este espaço, os pais e mães podem levar o bebê para o trabalho em segurança, checar como ele está ao longo do dia e amamentá-lo nos horários certos. Tudo isso sem a necessidade de contratar uma babá ou deixar a criança em uma creche externa, longe dos pais.

Agora que você já conhecer os melhores benefícios no escritório para funcionários, que tal colocá-los em prática na sua empresa. Ao oferecer essas vantagens aos colaboradores, você com certeza vai aumentar a satisfação deles no dia a dia, garantindo uma equipe muito mais engajada e produtiva.

Gostou do artigo? Para se aprofundar no assunto, confira este outro post sobre benefícios diferenciados para funcionários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.