Todo profissional de RH deve compreender muito bem a relação entre benefícios e clima organizacional. Um ambiente de qualidade é fundamental para o sucesso do negócio, e os benefícios têm um papel muito importante nisso, já que são altamente valorizados pelos colaboradores.

Pensando nisso, explicamos neste post tudo o que você precisa saber para entender o impacto dos benefícios no clima da sua empresa. Quer saber mais? Confira a seguir!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é um indicador da satisfação dos funcionários em relação à qualidade do ambiente de trabalho. Ele influencia diretamente vários aspectos do dia a dia da empresa, como a produtividade e o nível de engajamento dos colaboradores, sendo essencial para garantir bons resultados para o negócio.

Por ser um conceito subjetivo, não é tão fácil medir a qualidade do clima organizacional. Uma das maneiras mais efetivas é fazer uma pesquisa de clima, com perguntas relacionadas à atmosfera da empresa.

Outra boa estratégia é observar o comportamento do time no dia a dia. Veja se as pessoas se dão bem, como anda o trabalho em equipe e se há muitas reclamações. Tudo isso será muito útil para avaliar como está o clima e quais medidas podem ser tomadas para aprimorá-lo.

Há diversos fatores que afetam o clima organizacional, como relacionamentos interpessoais, estrutura do escritório, sistemas, processos, cultura e políticas de RH. Um dos aspectos das mais importantes é o plano de benefícios, como veremos a seguir.

Qual é a relação entre benefícios e clima organizacional?

Atualmente, os benefícios estão entre as principais prioridades dos profissionais ao avaliar uma oportunidade de trabalho. Isso acontece por causa do efeito positivo que eles trazem para a qualidade de vida e para o bem-estar.

Muitas iniciativas têm foco em melhorar diretamente a saúde física e mental dos funcionários, enquanto outras facilitam a vida pessoal, trazendo mais tranquilidade para o dia a dia.

É aí que entra a relação entre benefícios e clima organizacional. Por terem acesso a essas vantagens, os trabalhadores se tornam mais engajados, motivados e melhoram seu relacionamento com os colegas e clientes, aspectos que fazem toda a diferença no ambiente de trabalho.

Por outro lado, quando a rotina é estressante, os colaboradores se tornam mais suscetíveis a variações de humor, depressão, ansiedade e até doenças crônicas. Nessas condições, fica impossível construir um clima positivo na empresa.

Quais benefícios influenciam o clima organizacional?

Para melhorar o clima organizacional, é preciso ir além do óbvio na escolha dos benefícios. Afinal, toda empresa oferece vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde

Para não ser mais um em um milhão, seja criativo e busque diferenciais que brilhem os olhos dos colaboradores. Só assim você poderá realmente aumentar a satisfação e construir um ambiente positivo na empresa.

Em outras palavras, é necessário implementar benefícios adicionais, que costumam ser oferecidos pelas empresas de maneira espontânea e estratégica. O foco deve ser melhorar o bem-estar físico, mental, financeiro e social de toda a equipe. Veja abaixo alguns exemplos de como isso pode ser feito.

 

Área de lazer

Muitas empresas que são referência em clima organizacional, como o Google, têm escritórios com ambientes personalizados, coloridos e descontraídos. Além disso, oferecem privilégios como piscinas, quadras, salão de beleza, salas de descanso, videogames e lanches gratuitos.

Se a sua organização puder implementar pelo menos alguns desses benefícios, certamente eles trarão ótimos resultados para a gestão de pessoas. Tornar o ambiente de trabalho mais confortável é uma excelente estratégia para aumentar a felicidade do time e ajudar os colaboradores a renovarem suas energias.

 

Ambiente pet friendly

Hoje em dia, os animais de estimação têm um papel importante na vida de muitas pessoas, que os tratam como verdadeiros membros da família. Alguns funcionários têm receio de deixar os bichinhos em casa durante o expediente, ficando o dia todo preocupados com eles enquanto estão no trabalho.

Por que não resolver esse problema se transformando em uma empresa pet friendly? Algumas empresas permitem que os cães e gatos dos colaboradores circulem livremente pelo escritório. Outras têm espaços especiais para os funcionários deixarem os pets, como se fosse uma creche.

De um jeito ou de outro, a medida é bastante válida. Ter animais por perto melhora o humor e deixa os funcionários mais relaxados, além de tranquilizar o dono do pet, que o terá sempre por perto. Portanto, o ambiente pet friendly é um ótimo exemplo da relação entre benefícios e clima organizacional.

 

Salário sob demanda

Facilitar a vida financeira dos colaboradores é uma ótima dica para melhorar o clima organizacional. Mas como fazer isso? Nos últimos anos surgiu no mercado uma alternativa interessante: o salário sob demanda.

Nesse modelo, o colaborador pode sacar seu salário a qualquer momento, sem esperar por uma data fixa de pagamento. Tudo é feito por meio de apps como o Xerpay, que se responsabiliza por adiantar os valores proporcionais aos dias já trabalhados no mês, se tornando um verdadeiro parceiro do negócio.

Dessa forma, os funcionários ganham mais liberdade e controle sobre o próprio dinheiro, tendo mais facilidade para organizar o orçamento e programar seus gastos. Com menos estresse financeiro na equipe, o clima organizacional melhora exponencialmente.

 

Massagem e yoga

Atividades relaxantes no meio do expediente, como massagem e aulas de yoga, também provam como é importante a relação entre benefícios e clima organizacional.

Iniciativas assim demonstram que a empresa enxergam os funcionários como seres humanos, que precisam de uma pausa para descansar o corpo e a mente em meio ao estresse do dia a dia.

Após as atividades, os colaboradores retornam ao trabalho muito mais concentrados e confortáveis, o que ajuda a manter o clima interno sempre em alta.

Como vimos ao longo do post, benefícios e clima organizacional estão diretamente relacionados na rotina da empresa. Por isso, seja criativo e relevante ao montar o pacote de benefícios, escolhendo vantagens que atendam às necessidades dos colaboradores. Essa é a melhor forma de garantir resultados positivos para o negócio e para a gestão de pessoas.

 

Gostou do artigo? Conte pra gente nos comentários como você usa os benefícios a favor do clima organizacional da sua empresa!