5 benefícios corporativos para colaboradores em home office

benefícios corporativos para home office

Em meio a pandemia de Covid-19 muitas empresas foram obrigadas a se reinventar para não fechar as portas. A rotina mudou, as regras mudaram, os benefícios corporativos passaram a focar no home office, devido a ascensão obrigatória do trabalho remoto. 

Em meio a pandemia mais de 46% das empresas no país adotaram o home office, de acordo com uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA). Aliás, no mundo, o trabalho remoto cresceu 140% desde 2005 apontou um estudo publicado pela Small Biz Genius. 

Essa mudança de rotina no atual contexto social e de isolamento que percorre todo o ano de 2020 exige das empresas criatividade para não ficar para trás dos concorrentes. 

O que funcionava, antes, por exemplo, pode não funcionar mais hoje. A particularidade do home office mudou até mesmo a forma da empresa e dos colaboradores de enxergar os benefícios corporativos. 

Deixá-los de lado é um erro, uma vez que, mais de 72% dos profissionais vê os benefícios corporativos como um estímulo para estarem satisfeitos com o trabalho, segundo estudo da Zoro. Mas que tipo de benefício posso oferecer para equipes remotas? 

Neste artigo vamos dar dicas e listar alguns benef√≠cios corporativos para o home office. Quer saber quais s√£o eles? √Č s√≥ seguir em frente neste artigo.¬†

Quais benefícios oferecer para colaboradores em home office?

A pandemia não só fez com que as empresas fossem obrigadas a implementar o home office no seu dia a dia como criou um desejo nos funcionários de manter esse modelo de trabalho. 

Tanto que uma pesquisa da IBM mostrou que 50% dos profissionais no país desejariam ficar em trabalho remoto mesmo após o fim da pandemia. Apenas 10% desejam voltar ao trabalho no escritório. 

Pensando nessa nova realidade é mais do que essencial que a empresa tenha na manga novas propostas e ideias para engajar e manter seus colaboradores felizes. 

Os benefícios corporativos para equipes remotas aparecem como uma boa opção neste sentido. Abaixo selecionamos 5 deles e que as empresas podem oferecer aos seus colaboradores em home office.

  • Vale-internet;
  • Bolsas para cursos on-line;
  • Pagamento sob demanda;
  • Equipamentos eletr√īnicos;
  • Flexibiliza√ß√£o de hor√°rios.

Em seguida falaremos um pouco mais sobre eles.

Vale-internet 

Uma pesquisa do mês de julho, realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos, revelou que para 24% dos profissionais brasileiros o vale-internet era o benefício corporativo mais desejado nesse tempo de pandemia. 

Empresas como GetNinja atenderam esse desejo e devido às economias, em função dos funcionários estarem em casa, começou a destinar R$ 100,00 para que seus colaboradores pudessem custear esse serviço. 

Neste sentido o vale-internet, principalmente para quem adotar o home office como o principal modelo de trabalho, tende a ser um dos principais benefícios corporativos que uma empresa pode oferecer aos funcionários remotos. 

Bolsas para cursos on-line

Pesquisa do Sebrae revelou um crescimento na busca, durante a pandemia, por capacita√ß√Ķes e cursos on-line.¬†

Nos seis primeiros meses, em comparação ao mesmo período de 2019, o crescimento foi de 200%. 30% das pessoas no país admitem que tem a intenção de iniciar um curso on-line ainda em 2020. 

Considerando esse n√ļmero, bolsas para cursos on-line aparecem como uma boa alternativa dentro de um pacote de benef√≠cios para quem trabalha em home office. Esses cursos podem contribuir para que o colaborador se capacite e aprimore suas habilidades.¬†

Quem sai ganhando n√£o √© apenas o colaborador, que estar√° crescendo profissionalmente e consequentemente melhorando seu curr√≠culo, mas tamb√©m a empresa que ter√° um profissional mais preparado nas suas fun√ß√Ķes.¬†

Sem contar que os cursos on-line permitem uma maior flexibilidade ao estudante. Já que ele pode estudar a qualquer hora e lugar. Facilitando a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. 

Pagamento sob demanda

As finanças dos brasileiros foram completamente alteradas em meio a pandemia. Houve uma exigência maior, em meio a essa realidade, no sentido de planejamento e organização financeira. 

Para contribuir com as finanças dos funcionários, ainda mais na pandemia, uma boa vantagem, quando se fala de benefícios corporativos, é o salário sob demanda. 

Com ele o colaborador pode sacar parte do seu salário, conforme os dias trabalhados, na hora que desejar. Esse pode ser um alívio para que o colaborador não fique sem dinheiro ao longo do mês e principalmente consiga arcar com imprevistos. 

Cerca de 60% dos brasileiros dizem que se aparecesse uma despesa inesperada no mês não seria possível pagá-la.  

Neste momento dif√≠cil ajudar o colaborador a manter o controle da sua sa√ļde financeira √© essencial para que ele mantenha a produtividade em dia e possa evitar que o estresse financeiro seja motivo para cometer erros.¬†

A Xerpa oferece para as empresas, desde 2019, a plataforma Xerpay que se integra às empresas, gerando uma flexibilidade no pagamento dos salários. 

Nessa plataforma os  colaboradores acompanham seus ganhos, em tempo real, e podem a qualquer momento solicitar o pagamento do salário, pelos dias que trabalhou. Você pode saber mais sobre o salário sob demanda lendo nosso artigo sobre o assunto clicando aqui. 

Equipamentos eletr√īnicos

A venda de equipamentos eletr√īnicos cresceu a passos largos em meio a pandemia, principalmente produtos que podem ser utilizados no trabalho.¬†

Segundo o IDC Brasil houve um crescimento de 16% na venda de computadores no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. 

Trabalhar de casa é um desafio não só no sentido de exigir disciplina do profissional, mas também na necessidade dele ter bons equipamentos para exercer a função. 

De que adianta flexibilizar o modelo de trabalho se o seu funcionário não tem os recursos em casa para trabalhar? Seja um bom telefone, um computador ou até mesmo um plano de internet. 

A ideia cai por √°gua abaixo se n√£o houver planejamento. Por isso, para facilitar a vida dos profissionais da empresa incluir num plano de benef√≠cios corporativos a cess√£o de equipamentos eletr√īnicos √© essencial.¬†

Pode ser em forma de empréstimo, no caso dos computadores, ou um presente que pode até aumentar a satisfação e o engajamento do colaborador. A realidade é que sem bons equipamentos o trabalho não pode ser bem feito.

Flexibilização de horários

O novo normal exigiu das empresas maior flexibilidade em relação aos horários de trabalho. O isolamento social trouxe como consequência o trabalho remoto praticamente obrigatório, já que por um bom período ninguém conseguiu sair de casa. 

A desconfiança que se tinha por essa flexibilidade teve que ser eliminada por parte das empresas e isso acabou se tornando uma excelente vantagem dentro de um pacote de benefícios corporativos. 

83% das pessoas, de acordo com uma pesquisa da International Workplace Group (IWG), colocam atualmente a flexibilidade como um fator determinante para escolherem por determinada vaga. 

Sendo assim, podemos dizer que a flexibilização de horários no trabalho, mesmo ao término da pandemia, é vista com bons olhos no mercado. Servindo como excelente opção entre os benefícios para equipes remotas. 

O segredo é não mudar radicalmente essa rotina quando a pandemia passar, mas sim adotá-la de vez na rotina da empresa. 75% das empresas, conforme a mesma pesquisa, se mostram abertas e assumem que usam essa flexibilidade para atrair novos funcionários. 

Então, se você não quer ficar atrás dos concorrentes o ideal é considerar esse modelo de trabalho como algo inovador e atrativo na busca por talentos. Afinal, como pudemos ver, essa flexibilização é desejada por mais de 80% dos profissionais no mercado. 

Por que adotar um pacote de benefícios para equipes remotas?

Investir em benefícios corporativos para equipes remotas pode render muitos frutos na relação da empresa para com o colaborador. 

Selecionamos algumas das principais raz√Ķes para voc√™ investir no bem-estar dos seus colaboradores mesmo adotando o regime home office

Melhora o engajamento

A dist√Ęncia devido a pandemia trouxe grandes perigos na rela√ß√£o entre funcion√°rio e empresa. Adotar esse pacote de benef√≠cios corporativos pode ajudar o colaborador a continuar se sentindo parte da equipe, da fam√≠lia da empresa, melhorando assim seu engajamento.¬†

Valoriza a imagem da empresa 

Oferecer um bom pacote de benef√≠cios, principalmente para quem adotar esse modelo, pode dar aquele ‚Äúup‚ÄĚ no nome da empresa no mercado.¬†

O funcion√°rio feliz acaba se tornando uma boa arma para disseminar a cultura da organiza√ß√£o e as vantagens de trabalhar l√°. √Č aquele famoso boca a boca que pode atrair bons talentos para a empresa futuramente.¬†

Aumenta a produtividade 

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que funcionários felizes são 31% mais produtivos e conseguem ser três vezes mais criativos em comparação aos que vivem tristes e estressados. 

Em meio a pandemia a incerteza tomou conta do mercado e oferecer um bom pacote de benef√≠cios corporativos pode dar aquela inje√ß√£o de √Ęnimo para que os funcion√°rios trabalhem mais felizes e sejam mais produtivos.¬†

Cria uma vantagem competitiva 

Atrair talentos vai além do que simplesmente oferecer um bom salário. 

Um bom pacote de benefícios corporativos, ainda mais no home office, é um grande diferencial competitivo. Isso é tão verdade que uma pesquisa da Catho revelou que um pacote de benefícios é valorizado por mais de 40% dos profissionais empregados. 

Adote o novo normal na sua empresa

O mundo dos negócios mudou e todos, de funcionários a empresas, precisaram se adaptar. 

O modelo de trabalho foi um dos que mais sofreu no sentido de se reinventar. O home office passou de ideia para algo concreto. 

Com a obrigatoriedade do distanciamento o trabalho remoto virou realidade e todos precisaram sentir essa mudança. Neste cenário as empresas têm um papel importante para que os seus funcionários não caiam na improdutividade e tristeza. 

Sendo assim, um bom pacote de benefícios para equipes remotas pode elevar essa moral. Diminuindo no colaborador a ansiedade e os temores pelas incertezas que o mercado trouxe com a pandemia. 

Oferecer benefícios, mesmo em meio a crise, pode engajá-los ainda mais e aumentar o nível de motivação e produtividade. Por isso, se você não começou um plano de benefícios corporativos para esse novo normal é bom se mexer agora. 

Já que, amanhã pode ser tarde demais e você pode perder a competitividade para atrair e reter talentos e ficar atrás dos seus concorrentes no mercado. Planeje, se organize e principalmente não ignore essa nova realidade que bateu a porta das empresas em 2020. 

 

Gostou do nosso artigo? Sua empresa oferece um bom plano de benefícios corporativos? Deixe um comentário neste artigo e interaja com a gente. 

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar