Já pensou em usar os benefícios corporativos para atrair talentos? Por meio da medida, sua empresa mostra que entende o perfil dos colaboradores, e usa as ferramentas mais atrativas para motivá-los, engajá-los e contribuir com a manutenção da satisfação deles em se desenvolverem dentro da organização. Um benefício que, para a sua gestão, é retribuído em engajamento, produtividade e fidelidade.

 

É possível usar os benefícios corporativos para atrair talentos, também, indo muito além dos habituais pontos positivos desse tipo de estratégia.

Afinal de contas, da mesma maneira que esse plano focado no perfil dos colaboradores agrega em produtividade e engajamento, ele desperta o interesse do mercado.

A reputação da sua empresa pode viajar facilmente, assim como acontecem com as grandes marcas e os seus consumidores. Por isso, que tal experimentar na prática esse tipo de situação?

Para tanto, siga com esta leitura, e descubra conosco como usar os benefícios corporativos para atrair talentos!

O desafio da atração e retenção de talentos

Satisfação, motivação e engajamento são pilares estruturais para garantir que os seus profissionais garantam a produtividade desejada no dia a dia.

Para tanto, a gestão de pessoas tem se mostrado a estratégia mais eficaz para a manutenção desses pilares. E é aí que os benefícios corporativos têm despontado como um alicerce fundamental para isso.

Afinal, são ações que mostram o quanto a empresa se dedica em conhecer e oferecer os recursos esperados pelo seu quadro de funcionários. Esse alinhamento, inclusive, tem sido uma das principais ferramentas para promover a fidelização das gerações mais jovens.

É o caso dos millennials, por exemplo, e também da geração Z. Além de desafios constantes e um ambiente de trabalho alinhado às tendências tecnológicas, essa crescente força de trabalho está em busca de benefícios que promovam estabilidade e familiaridade com o ambiente onde eles passam parte do dia.

Assim, o desafio das empresas está em propor um DNA que gere identificação com os seus profissionais. Não à toa, usar os benefícios corporativos para atrair talentos tem se mostrado uma alternativa rica.

O uso dos benefícios corporativos

Salários competitivos com os praticados no mercado são interessantes, mas os benefícios corporativos se tornaram adoráveis complementos para atrair e fidelizar os funcionários.

Alguns exemplos desses benefícios:

Entre outros serviços e produtos que podem favorecer o funcionário e facilitar, aqui e ali, a sua qualidade de vida e bem-estar (dentro e fora do trabalho).

Com base nisso, os seus colaboradores vão se sentir mais motivados e, consequentemente, identificados com a organização. E se isso funciona como um meio de retenção, serve também para pensar nos benefícios corporativos para atrair talentos.

Afinal, como dissemos, as suas ações repercutem e chegam aos ouvidos de outros profissionais interessados em empresas que foquem na manutenção da qualidade de vida dos funcionários.

 

A busca por benefícios corporativos para atrair talentos

Como vimos, não basta oferecer múltiplos benefícios e esperar que eles, por si só, empolguem os colaboradores.

É importante, ao usar os benefícios corporativos para atrair talentos, que:

  • a empresa identifique o perfil (bem como os objetivos e necessidades) dos colaboradores;
  • envolva-os no processo de escolha do pacote de benefícios (seja por pesquisa ou outros canais de comunicação da empresa);
  • mantenha a comunicação aberta e transparente. Isso tudo, além de garantir assertividade à tomada de decisão, agrega mais senso de pertencimento aos colaboradores;
  • monte um plano flexível para atender aos interesses de todos.

Dessa maneira, é possível que você tenha uma identidade única, totalmente alinhada com os seus funcionários — e tendo os benefícios corporativos para atrair talentos que pensem e ajam da mesma maneira que os seus atuais colaboradores fazem.

Os principais benefícios corporativos para atrair talentos

Para finalizarmos este artigo, vamos ver quais são os principais benefícios para atrair talentos e, também, para estimular o engajamento de todos dentro da empresa?

 

Plano de saúde

Excelente maneira de garantir que a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários permaneça em constante monitoramento.

Focar nesse diferencial pode ser uma maneira atrativa de garantir sempre novos interessados em ingressar na sua organização.

 

Foco na qualidade de vida

Por falar na saúde das pessoas (física e/ou psicológica), sua empresa pode focar em algumas alternativas nesse assunto, como:

  • consultas de nutricionistas;
  • cardápios saudáveis servidos na empresa;
  • frutas e lanches servidos pela manhã;
  • ginástica laboral;
  • atividades físicas planejadas em grupo (como pedaladas ou caminhadas).

Isso demonstra uma atenção especial na maneira com a qual os seus funcionários se relacionam com os seus hábitos — e o papel elementar da alimentação na qualidade de vida e na saúde deles.

 

Bônus

Participação nos lucros, recompensas pontuais, gamificação… Todas estratégias que auxiliam no engajamento e na gratificação para eles. 

Convém, apenas, encontrar as recompensas que mais atraiam os colaboradores. Lembrando que não precisa pensar, exclusivamente, em prêmios monetários, mas em coisas que têm tudo a ver com o perfil dos seus profissionais.

Auxílio em estudos

Cursos — livres ou graduações — podem ser uma maneira valiosa de usar os benefícios para atrair talentos. Verdadeiros investimentos, portanto, para garantir que os seus colaboradores permaneçam em constante desenvolvimento, e que possam usar esses conhecimentos reciclados em prol da própria empresa.

 

Auxílio-creche

Empresas cujos profissionais, em sua maioria, têm filhos pequenos podem fazer uso dos benefícios para atrair talentos com o mesmo perfil por meio do auxílio-creche.

Assim, a preocupação com os pequenos é minimizada e, ainda, sem impactar no orçamento familiar dos seus funcionários. Um alívio e tanto para evitar o estresse financeiro, por exemplo.

 

Salário sob demanda

Por fim, uma excelente maneira de usar os benefícios corporativos para atrair talentos atende pelo nome de salário sob demanda.

A tendência tem crescido exponencialmente e, no Brasil, está dando largas passadas em soluções diversas — como é o caso do Xerpay, por exemplo.

Com o salário sob demanda, a empresa dá total flexibilidade e autonomia para o colaborador receber o seu pagamento dos dias já trabalhados conforme ele preferir.

Assim, ele evita o estresse financeiro causado por dívidas e, também, pela dependência de empréstimos altamente custosos, como é o caso do cheque especial.

 

Agora que você já conhece os principais meios de usar os benefícios corporativos para atrair talentos, que tal nos aprofundarmos no assunto? Para isso, dê uma conferida em nosso artigo que explica, detalhadamente, as vantagens em usar — e como usar — o salário sob demanda na sua empresa?