benefícios corporativos de bem-estar financeiro

7 benefícios corporativos de bem-estar financeiro

Os benefícios corporativos de bem-estar financeiro têm como principal função reduzir o estresse financeiro na rotina dos funcionários. Quando o plano é bem aplicado a tendência é que se aumente a motivação e a produtividade dos empregados.

Um estudo da MetLife sobre Tendências de Benefícios para Funcionários mostrou que 37% dos profissionais assumem que gastam boa parte do tempo no trabalho pensando em sua situação financeira.

Com esse cenário, o foco nas tarefas diminui, as preocupações tomam conta da concentração e os resultados se tornam insatisfatórios.

Para que a sua empresa não precise passar por essa situação, listamos nesse artigo alguns benefícios corporativos de bem-estar financeiro que sua organização pode oferecer. Confira!

O que são benefícios corporativos financeiros

Um programa de benefícios corporativos de bem-estar financeiro são ações estratégicas desenvolvidas pelas empresas para diminuir os impactos do estresse financeiro.

Até porque com preocupações financeiras é bem possível que o colaborador não consiga se engajar totalmente com o trabalho, influenciando no seu ânimo e desempenho.

E não só isso, o estresse financeiro pode ocasionar doenças físicas e psicológicas. Sabendo disso, 82% dos empregadores reconhecem a importância de se investir em benefícios corporativos de bem-estar financeiro, segundo a MetLife.

Vantagens que de alguma forma contribuem para a diminuição do absenteísmo e até mesmo da taxa de rotatividade. Quer conhecer os principais benefícios corporativos de bem-estar financeiro do mercado? 

Listamos alguns deles para lhe ajudar a conter a insatisfação profissional.

Quais são os principais benefícios corporativos financeiros

60 bilhões de dólares, esse o valor que as empresas costumam perder em razão da baixa produtividade dos seus funcionários causados pelo estresse indicou uma pesquisa do The American Institute of Stress

Em muitos casos o estresse financeiro é o principal motivador desse número alarmante.

Um relatório da Prudential sinalizou que 45% dos profissionais que recebem benefícios corporativos de bem-estar financeiro se declararam saudáveis fisicamente. Sendo assim, confira 7 benefícios que podem contribuir com a satisfação dos seus funcionários.

  • Salário sob demanda;
  • Linhas de crédito especiais;
  • Financiamento estudantil;
  • Vale-alimentação;
  • Vale-combustível;
  • Convênios com academias;
  • Palestras e cursos sobre gestão financeira.

Abaixo você conhece todos os detalhes de cada um dos benefícios corporativos de bem-estar financeiros citados acima.

 

Salário sob demanda

Quem nunca passou por um aperto em algum momento do mês em que se viu sem dinheiro para pagar as contas? Pois é, essa é uma realidade bem comum na vida dos profissionais brasileiros.

Para sanar esse problema da falta de dinheiro, que pode gerar o estresse financeiro, as empresas vêm apostando em uma novidade bem eficaz, o salário sob demanda.

Dentro dos benefícios corporativos de bem-estar financeiro essa vantagem faz com que os colaboradores tenham maior autonomia sobre o seu salário

Com o salário sob demanda o colaborador pode tirar parte do seu pagamento a qualquer momento e receberá o valor pelos dias trabalhados.

Assim se diminui o estresse financeiro, pois o colaborador terá parte do seu dinheiro ao longo do mês inteiro e aumenta, por exemplo, a gratidão e motivação dele para com a empresa.

 

Linhas de crédito especiais

Segundo a Google Survey mais de 51% dos brasileiros recorrem a empréstimos para pagar dívidas, impostos, faturas do cartão e etc. Diante dessa realidade, o crédito consignado é uma das opções dentro de um plano de benefícios corporativos de bem-estar financeiro. 

Já que além de seus juros baixos ele tende a diminuir o estresse financeiro no colaborador que está precisando de dinheiro para resolver problemas pessoais.

Qualquer empresa privada pode oferecer esse tipo de empréstimo aos seus empregados, desde que tenham um convênio com uma instituição financeira. No empréstimo consignado os valores são descontados direto do salário do colaborador.

Então, o empréstimo consignado pode ser uma excelente possibilidade de benefício para aqueles colaboradores que necessitam de uma linha de crédito rápida, com uma taxa de juros baixa.

 

Financiamento estudantil

O aperfeiçoamento profissional faz parte da busca incessante pelo conhecimento que os talentos possuem. Todavia, o ensino no país custa em média ao estudante, mensalmente, cerca de R$ 898,00 revelou o Mapa da Educação Superior no Brasil.

Não à toa a evasão escolar no Ensino Superior em 23% apontou dados do Quero Bolsa. Diante disso, se torna quase impossível que um colaborador decida se aperfeiçoar, organizando os gastos de casa com estudos, sem se estressar financeiramente.

Sendo assim, muitas empresas apostam no auxílio-educação como um bom atrativo dentro dos benefícios corporativos de bem-estar financeiro para diminuir o estresse financeiro e reter talentos. 

Com esse suporte que a empresa oferece se torna mais viável que os colaboradores continuem se aperfeiçoando por meio de cursos, MBA e até mesmo ensino superior.

 

Vale-alimentação

Um levantamento do Núcleo de Estudos Sodexo revelou que para 75% dos brasileiros o vale alimentação/refeição é o um dos principais benefícios que uma empresa pode oferecer. 

Isso se dá principalmente em função dos gastos a mais com alimentação que os empregados teriam caso não recebessem esse valor a mais nos seus vencimentos.

O mesmo levantamento mostrou que mais de 40% dos empregados disseram que precisariam fazer uma readequação financeira caso não recebessem o vale alimentação ou refeição.

Com base nesses dados é possível perceber que empresas que abdicam desses benefícios corporativos de bem-estar financeiro tendem a criar no funcionário uma grande preocupação em relação aos seus gastos com alimentação.

Por isso, o vale-alimentação ou refeição pode ser um estímulo para motivar os colaboradores e reduzir o estresse financeiro causado por esse tipo de gasto. 

Sendo inclusive um fator determinante na motivação dos empregados e contribuindo diretamente na  retenção de talentos.

 

Vale-combustível

O vale-transporte é um direito do colaborador que trabalha no regime CLT. Porém, muitos profissionais optam por se deslocar até a empresa com o próprio veículo por morarem longe de pontos de ônibus, estações ou até mesmo por conforto.

Por esse motivo, muitas empresas oferecem dentro de um programa de benefícios corporativos de bem-estar financeiro o vale combustível.

Dar essa autonomia para o colaborador optar pela melhor forma de deslocamento pode contribuir com seu bem-estar, motivação e qualidade de vida. 

Esse, portanto, é um grande diferencial competitivo para diminuir a preocupação dos colaboradores em relação a gastos pessoais com deslocamento até a empresa. Permitindo assim, que o empregado escolha a melhor opção para ele.

 

Convênios com academias

Um estudo da Universidade de Bristol, Reino Unido mostrou que o exercício físico está ligado ao aumento de produtividade e concentração. 41% dos colaboradores que fizeram um dia de exercício aumentaram sua motivação e 25% terminaram antes seu trabalho.

Além disso, esses mesmos profissionais elevaram em 21% seu poder de concentração. Desta forma, oferecer um convênio com academias pode ser um dos benefícios corporativos de bem-estar financeiro.

Isso porque assim quem deseja fazer uma academia para melhorar sua satisfação pessoal e o desempenho profissional não precisa se preocupar com esse gasto nas suas contas. Já que a própria empresa lhe oferecerá esse benefício, contribuindo com seu rendimento.

 

Palestras e cursos sobre gestão financeira

De acordo com uma pesquisa do Ser­vi­ço de Pro­te­ção ao Cré­di­to (SPC) e a Con­fe­de­ra­ção Na­cio­nal de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas (CN­DL) 65,6% das pessoas inadimplentes têm um sentimento de tristeza, desânimo muitas se veem deprimidas. 

Isso porque seis em cada dez brasileiros não reservam nenhum, ou pouco tempo, para planejar suas finanças, segundo dados do próprio SPC e CNDL. A consequência disso é a falta de produtividade no trabalho, insatisfação e o estresse financeiro. 

Muitos brasileiros não têm a mínima noção de gestão financeira e é assim muitas empresas vêm apostando em palestras e cursos para ajudar os colaboradores a gerir suas finanças.

Esses benefícios corporativos de bem-estar financeiro, por meio de palestras e cursos, podem ajudar na conscientização do uso consciente do salário, planejamento financeiro e organização das contas.

Palestras podem instigar o colaborador a se interessar pelo assunto. Já os cursos podem criar um ambiente de reflexão, debate e busca de soluções para problemas relacionados a endividamento, investimento, contas e contenção de gastos.

O bem-estar financeiro e a diminuição do estresse

Os benefícios corporativos de bem-estar financeiro ganharam força como um grande estímulo para diminuir o estresse causado por preocupações relacionadas ao dinheiro.

Por esse motivo, essas vantagens podem aumentar a produtividade, o desempenho e a satisfação dos colaboradores. É importante que um plano de benefícios corporativos de bem-estar financeiro seja organizado conforme o perfil dos colaboradores. 

E o funcionamento de cada benefício precisa ter transparência, clareza e objetividade por parte da empresa com seus funcionários.

Se for necessário faça apresentações e workshops para reiterar a importância do planejamento financeiro e como a empresa está pensando em contribuir com esse desafio.

Conheça mais benefícios do bem-estar financeiro aos funcionários lendo nosso outro artigo sobre o tema, clicando aqui.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.