benefícios adicionais

Benefícios adicionais: uma valorização fora da caixa

O sucesso organizacional é, certamente, conquistado quando os colaboradores vestem a camisa da empresa e unem esforços para atingir resultados cada vez melhores. Entretanto, muitas lideranças acabam negligenciando o fato de que, para que isso aconteça, é preciso manter a força de trabalho motivada. E é aí que entram os diversos tipos de vantagens oferecidas.

Além dos previstos por lei, as maiores empresas do mundo como o Google, Facebook, Netflix, Twitter, Embraco, Unilever, oferecem benefícios extras para garantir que os seus colaboradores estejam sempre no melhor estado físico e mental para otimizar a produtividade.

Os benefícios adicionais são privilégios diferenciais oferecidos pela organização de forma espontânea e estratégica, a fim de reter seus talentos. Criadas para oferecer melhor qualidade de vida, essas vantagens envolvem o bem-estar físico, mental, emocional e social.

Para entender melhor o que são e como funcionam essas vantagens, acompanhe este post. Uma boa gestão de benefícios adicionais para os funcionários pode ser transformador. Confira!

O que são benefícios adicionais?

Todo trabalhador celetista, ou seja, registrado sob regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem direito a benefícios previstos por lei. Entre eles estão o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o 13º salário, férias remuneradas e o vale-transporte.

Os benefícios adicionais são as vantagens que vão além dessas obrigatórias. Com o objetivo de reter talentos, potencializar o comprometimento da equipe, estimular a satisfação pessoal e profissional e aumentar a produtividade, empresas em todo o mundo passam a oferecer privilégios especiais.

Área de lazer, jornada de trabalho flexível, refeições gratuitas, licenças estendidas, assistência psicológica, suporte jurídico, dentre outros inúmeros benefícios que vamos abordar mais adiante.

Por que fornecer benefícios adicionais aos colaboradores?

Oferecer benefícios adicionais impacta a qualidade de vida no trabalho não só do colaborador, mas também dos gestores. 

Uma organização que conta com um sistema de benefícios eficiente e compatível com as necessidades dos funcionários, gera, consequentemente,:

  • a melhora no empenho dos funcionários;
  • o aumento da produtividade;
  • a melhora na execução de tarefas individuais e coletivas;
  • o aumento da responsabilidade individual e coletiva;
  • a satisfação em fazer parte da empresa;
  • a melhora no clima organizacional;
  • a inovação na cultura organizacional;
  • a diminuição de faltas e atrasos;
  • a melhora da imagem organizacional;
  • o aumento da confiança entre empresa e empregado;
  • a melhora na saúde dos trabalhadores.

Visando todas essa melhorias na gestão de pessoas, as empresas estão cada vez mais preocupadas em oferecer benefícios adicionais a sua força de trabalho. 

Além disso, é uma forma estratégica de reter talentos diferenciais e atrair novos profissionais qualificados. Os benefícios contam muita no hora de optar por ficar ou não em uma empresa, principalmente para os trabalhadores que têm filhos. Por isso, eles devem ser oferecidos de forma inteligente.

Quais são os benefícios adicionais que as líderes mundiais oferecem?

Tão importante quanto selecionar e admitir profissionais é retê-los na empresa e mantê-los motivados. Confira alguns dos benefícios adicionais mais interessantes que as líderes mundiais oferecem a sua força de trabalho.

 

Academias ou salas de musculação

Visando a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, muitas empresas como a Ericsson oferecem academias ou salas de musculação em sua estrutura interna. Assim, os colaboradores podem usufruir dos benefícios adicionais antes ou depois do expediente, facilitando a sua rotina e otimizando o seu tempo. Empresas como a Forbes, HBO e a GE oferecem aulas de yoga e alongamentos, priorizando também o equilíbrio mental.

Outras como o Facebook oferecem o reembolso de uma porcentagem da mensalidade de academias frequentadas pelos seus colaboradores, estimulando a prática de atividades físicas mesmo fora do espaço institucional.

 

Área de lazer

Outro benefício interessante é a infraestrutura. Empresas como o Google oferecem um ambiente de trabalho personalizado, colorido, descontraído, intimamente ligado a sua cultura organizacional. Assim, a experiência profissional do colaborador transcende do teórico para o prático. 

Além do aparatos decorativos, algumas empresas ainda oferecem privilégios como: 

  • piscinas;
  • quadras esportivas;
  • saunas;
  • salão de beleza;
  • quartos de descanso;
  • mesas de sinuca;
  • videogames;
  • geladeiras com comida grátis;
  • pet friendly. 

 

Férias ilimitadas

As férias são um dos benefícios mais desejados e aguardados pelos colaboradores. Pensando nisso, algumas empresas como o Virgin Group oferecem férias ilimitadas. Assim, o período de descanso pode ser aproveitado conciliando os compromissos e necessidades pessoais do colaborador. 

A energia para retomar as atividades é renovada, otimizando o rendimento do trabalhador e reforçando o compromisso com as demandas do negócio.

 

Licenças maternidade e paternidade estendidas

Assim como já citamos anteriormente, os benefícios adicionais são ainda mais importantes quando o funcionário tem filhos. Por isso, empresas como a Adobe, Netflix e O Boticário, oferecem vantagens especiais para pais. confira algumas:

  • licenças maternidade e paternidade estendidas;
  • licença maternidade de até um ano sem desconto salarial;
  • berçários no local de trabalho;
  • cursos para gestantes com especialistas em infância e juventude;
  • visita domiciliar de uma profissional de enfermagem logo após o parto;
  • salas de amamentação;
  • espaço kids;
  • horário de entrada retardado;
  • horário de saída adiantado;
  • horário de almoço estendido;
  • auxílio-babá;
  • auxílio-creche.

 

Mentoria

Outro benefício bem significativo no cenário profissional é a mentoria. Empresas como a Unilever permitem que o colaborador escolha o seu próprio mentor, direcionando a sua experiência profissional na empresa para atingir o seu objetivo maior.

 

Jornada de trabalho flexível

Para oferecer uma jornada de trabalho mais confortável e desestressante, muitas empresas oferecem o benefício da flexibilidade no cumprimento de horas. Isso permite que o horário de saída e entrada dos funcionários seja variável, desde que as horas remanescentes sejam devidamente cumpridas.

Além disso, empresas como a 3M e a Philips oferecem e estimulam a condição do Home-office. Assim, independente do ambiente de trabalho, a empresa retém o talento e ganha com a qualidade do seu ofício.

 

Assessoria jurídica, financeira, social e psicológica

Um dos benefícios adicionais mais interessantes é oferecido pela Brookfield Incorporações, um programa de assessoria jurídica, financeira, social e psicológica. 

Para qualquer que seja a situação problema, uma doença, dívidas, divórcios, terapia, o programa oferece um suporte extraordinário para o colaborador. Além disso, tudo é feito de forma confidencial para não comprometer a imagem do trabalhador.

Mais do que vantagens como planos de saúde e odontológicos, hoje, os trabalhadores estão em busca de empresas com culturas organizacionais criativas, dinâmicas, preocupadas com o bem-estar do colaborador, propícias a novas ideias. 

O perfil dessa nova geração de profissionais traz essa demanda por inovação, por isso é preciso despertar o prazer de trabalhar na empresa oferecendo benefícios adicionais.

O segredo do sucesso organizacional está em unir a produtividade e o bem-estar, é valorizar os seus colaboradores oferecendo estímulos para que o seu trabalho renda com qualidade.

Gostou? Conta pra gente aqui nos comentários quais os benefícios adicionais que você acha mais interessante!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.