bem-estar dos colaboradores

Bem-estar dos colaboradores: dicas para a quarentena

É sempre um grande desafio para as empresas manterem seus profissionais engajados e motivados. Por isso, promover o bem-estar dos colaboradores, nos níveis mental, emocional, social e físico, traz resultados extremamente relevantes para a companhia como um todo.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia mostrou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo no dia a dia, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros.

Com isso, para conquistar e manter os melhores profissionais do mercado, as empresas têm inovado em soluções para complementar os benefícios tradicionais oferecidos aos mesmos, apresentando opções diferenciadas para atender às necessidades dos colaboradores. 

Neste artigo realizado pelo Férias & Co em parceria com o nosso blog, você confere 6 dessas experiências que trazem resultados positivos para o bem-estar dos colaboradores, e que foram especialmente pensadas e/ou adaptadas para o atual momento de crise mundial, no qual o distanciamento social ainda é necessário. Entre as experiências que destacamos estão:

  • SPA a domicílio;
  • Passeios diferenciados;
  • Jantar especial;
  • Ingressos para lazer e cultura drive-in;
  • Salário sob demanda;
  • Viagens.

Se você quer entender como esses benefícios funcionam, continue a leitura a seguir!

O lazer como investimento no bem-estar dos colaboradores

Uma pesquisa da Universidade de Cornell publicada em 2014, mostra que, em geral, as pessoas sentem o mesmo nível de felicidade quando recebem um bem material ou uma experiência. Mas, no longo prazo, a satisfação com os bens materiais diminui, enquanto a satisfação com as experiências tendem a aumentar, uma vez que as experiências geram grandes memórias.

Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Locomotiva, junto à LTM, identificou que os funcionários que recebem algum tipo de premiação são 45% mais satisfeitos com os seus trabalhos. Além disso, o estudo também mostrou que 87% dos entrevistados enxergam as premiações como uma forma de valorização, e 80% entendem que essas ações podem aumentar a produtividade e melhorar o ambiente de trabalho. 

Com isso, as pesquisas ressaltam como o investimento em ações que geram bem-estar aos colaboradores, seja por meio de benefícios ou premiações, são uma aposta certeira das empresas para estreitar o relacionamento com seus profissionais.

Promover experiências fora do expediente de trabalho, por exemplo, contribui com momentos de lazer, bem-estar e realização pessoal, pontos que refletem diretamente em uma rotina de trabalho mais positiva e engajada.  

Além do aumento da produtividade, aliar a premiação com experiências para momentos de lazer dos profissionais tende a gerar resultados ainda mais positivos para a empresa, como atração dos melhores profissionais do mercado, retenção de talentos, motivação da equipe e alta performance.

Quando os colaboradores conseguem aproveitar ao máximo seus dias de lazer e vivenciar novas experiências junto da família e dos amigos, seu retorno ao trabalho será com o sentimento de satisfação e gratidão pela empresa ter oferecido tal oportunidade, que ficará reservada em sua memória afetiva para sempre. Tudo isso auxilia na melhora de sua satisfação pessoal e profissional.

6 experiências de lazer para os seus colaboradores

Para ajudar na criação de experiências proporcionadas pela empresa visando o bem-estar dos colaboradores, separamos 6 dicas de experiências adaptadas ao momento atual.

1. Dia do SPA a domicilio

Ter um dia só seu com massagem e tratamento especial para relaxar e se cuidar é maravilhoso, não? O dia do SPA à domicílio é uma ótima opção para promover o bem-estar dos colaboradores no conforto de suas casas.

A empresa pode optar tanto por enviar um profissional especializado na casa do colaborador, ou oferecer kits com produtos que ajudem no relaxamento de forma individual. E, claro, esse também é um dia de folga para o colaborador.

2. Passeios diferenciados

Outra boa opção de experiência que promove o bem-estar dos colaboradores é oferecer passeios diferenciados.

Um passeio de balão, um salto de paraquedas ou um voo panorâmico pela cidade, por exemplo, são experiências pouco comuns para a maioria das pessoas, o que ajuda a criar uma memória única e incrível.  

Um passeio diferenciado também pode ser uma forma de realizar um desejo do colaborador, oferecendo uma atividade personalizada que ele sempre teve vontade de fazer, porém ainda não teve oportunidade ou até mesmo uma ocasião para realizar. 

Vale ressaltar que as opções nem sempre precisam envolver “adrenalina”. Há alternativas mais “soft”, como passeios de barco, uma volta de limousine pela cidade ou um passeio em carro de luxo. Muitas empresas já estão operando de acordo com os protocolos de higiene e segurança para garantir a realização de atividades sem riscos à saúde.

3. Jantar especial

Esse agrado oferecido como “um jantar especial” é uma forma simples, porém bastante eficaz de agradar os profissionais de sua empresa.

É possível, ainda, enviar para a casa do colaborador um kit especial com ingredientes para uma experiência no estilo “chef por um dia”, na qual ele e a família podem aproveitar juntos.

Opções de experiências que envolvam comida, na maioria das vezes, serão positivas. Comer é uma das ações mais prazerosas da vida, promove a felicidade das pessoas e, por isso, é algo sempre muito valorizado.

4. Ingressos para eventos drive-in

Há diversas possibilidades de entretenimento, mas pensando no momento atual e com os eventos no modelo “drive-in” em alta, é uma boa ideia investir em ingressos de eventos drive-in.

Sessões de cinema, peças de teatro, shows de artistas musicais e apresentações stand-up são algumas das opções de eventos que estão sendo realizados de forma a possibilitar um pouco de entretenimento enquanto o distanciamento social ainda é necessário. 

Essas também são ótimas sugestões para os colaboradores aproveitarem com suas famílias ou amigos em segurança.

5. Salário sob demanda

O salário sob demanda não funciona como uma premiação, mas cumpre o papel de “resolver” os problemas financeiros que podem surgir ao longo do mês, o que efetivamente também ajuda no bem-estar dos colaboradores.

Esse benefício funciona como um adiantamento salarial ou do 13º salário, e foi pensado justamente para facilitar a manutenção das finanças do colaborador. Através da plataforma Xerpay, o colaborador pode receber um salário proporcional aos dias que já trabalhou, podendo utilizar o dinheiro da forma que desejar.

O salário sob demanda (ou pagamento on demand) também evita muito do estresse financeiro que pode interferir na produtividade de um colaborador. Assim, pensar em formas de criar experiências que ajudem nas finanças dos colaboradores é sempre produtivo para a empresa.

6. Viagens

Quem não gosta de viajar ou sonha com uma viagem? Oferecer uma experiência de uma escapada para o campo ou praia é uma forma eficiente de atender os anseios dos colaboradores, afinal ela promove uma experiência ímpar para eles. 

As hospedagens iniciaram o processo de reabertura e estão seguindo todas as normas estipuladas pela OMS para atender os clientes com todo cuidado e segurança. Com isso, já é possível oferecer viagens com mais acesso, planejamento e facilidade como forma de benefício para seus colaboradores.

Como solução, o Férias & Co. é um benefício único e inovador que proporciona junto às empresas um melhor aproveitamento dos dias de descanso e lazer dos colaboradores.

Também é possível realizar ações mais assertivas e alinhadas com o perfil dos colaboradores utilizando o benefício como forma de premiação e recompensa.

Há muitas outras formas de ajudar no bem-estar dos colaboradores, no entanto, o importante é a empresa conhecer o perfil dos seus funcionários, e buscar as melhores soluções para atender às necessidades dos mesmos.

 

Essas informações foram úteis para você? Aproveite para nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn para garantir mais artigos interessantes.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.