Inscreva-se

Bem estar no ambiente de trabalho: 6 ideias de ambientes
Benefícios

Bem estar no ambiente de trabalho: 6 ideias de ambientes

Construir ambientes de relaxamento no trabalho é uma estratégia adotada pelas empresas para garantir o bem estar no ambiente de trabalho, e assim:

Confira alguns tipos de ambiente de relaxamento no trabalho:

  • sala de descanso para funcionários;
  • restaurantes;
  • sala de games;
  • espaço para leitura;
  • espaço massagem;
  • ambiente a céu aberto.

Neste artigo, falaremos sobre a importância de manter o bem estar no ambiente de trabalho com locais de relaxamento e como isso é fundamental para a motivação para os colaboradores.

Inserir em seu pacote de benefícios algo além das vantagens financeiras é um diferencial competitivo no mercado.

Empresas como Google e Facebook se destacam por esse motivo. Quer saber o que é um bom ambiente de trabalho e como seguir estratégias como eles? Confira em nosso artigo.

Por que adotar ambientes de relaxamento no trabalho

Manter um bom ambiente de trabalho é o grande desejo dos gestores e profissionais de RH na rotina da empresa.

Em um mercado que se tornou tão competitivo os profissionais vêm valorizando e muito o espaço em que trabalham. Sendo assim, as empresas buscam alternativas para reter e atrair talentos.

Uma alternativa que ganhou força para oferecer maior bem estar no ambiente de trabalho são os ambientes de relaxamento no trabalho, como a sala de descanso para funcionários .

Essa opção pode diminuir o estresse dos funcionários e aumentar os níveis de satisfação.

Porém, como preparar o ambiente ideal e criar um local mais produtivo?

Separamos, a seguir, as melhores dicas para você saber como investir em ambientes de relaxamento na empresa e proporcionar maior bem estar no ambiente de trabalho.

Recomendamos que, além de conferir esse post, você baixe esse eBook gratuito. Nele você irá aprender a criar um planejamento de retenção de talentos. Responda o formulário e receba:


6 tipos de ambientes de relaxamento no trabalho

Empresas como Google e Facebook vêm adotando os ambientes de relaxamento no trabalho como uma possibilidade de motivar seus colaboradores.

E entre essas opções, estão as:

  • salário sob demanda;
  • salas de games,;
  • soneca;
  • espaços com comida à vontade, entre outras.

Destacamos abaixo algumas das principais alternativas para você implantar um um bom ambiente de trabalho na sua empresa e agradar seus colaboradores.

 

#1. Salário sob demanda

Bem estar no ambiente de trabalho: 6 ideias de ambientes

A pesquisa CareerBuilder, conduzida em 2017, atestou que 78% dos entrevistados mal conseguem liquidar as contas com o seu ordenado.

Além disso, dos mais de 3 mil entrevistados, cerca de ¾ deles também atestaram que estão com uma ou mais dívidas acumuladas. Sinal claro de que algo precisa ser mudado, concorda?

O salário sob demanda é uma modalidade que vem ganhando força no mercado e visa agregar a flexibilidade para que os colaboradores recebam pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas. Algo que alivia muitos dos problemas financeiros — e aqueles gerados pelos desafios em fechar as contas.

Vamos analisar um exemplo simples: se a empresa tem o costume de fazer os pagamentos dos seus recursos humanos apenas no dia 30, ou no quinto dia útil de cada mês, os profissionais estão limitados a isso.

Se uma conta pendente vai vencer os juros nesse período em que já não há mais dinheiro em conta, as dívidas se acumulam. Porém, com a oferta do salário sob demanda o profissional pode receber o pagamento dos dias já trabalhados quando quiser. E o melhor, ele tem flexibilidade para planejar o seu mês.

Recomendamos que você leia esse artigo para entender melhor sobre o salário sob demanda. Nele você entenderá as funcionalidades do Xerpay, um benefício corporativo de pagamentos sob demanda.

 

#2. Sala da soneca

Bem estar no ambiente de trabalho: 6 ideias de ambientesQuem nunca sentiu aquele soninho depois do almoço? Para quem trabalha no Mercado Livre não tem problema nenhum. Os colaboradores têm à disposição um espaço da soneca exclusivo.

Ambientes de relaxamento no trabalho como esse, podem aumentar a produtividade e desempenho dos profissionais. E não precisa comprometer o trabalho. Determine o tempo de pausa durante o dia ou ofereça esse espaço para o horário de almoço, por exemplo.

Já reservou um espaço para aquele descanso do dia da sua equipe? Ainda não, é bom pensar nisso!

#3. Comida à vontade

Bem estar no ambiente de trabalho: 6 ideias de ambientesGoogle e Facebook possuem restaurantes que são destaque pelo mundo. Além de receitas variadas, os escritórios oferecem aos seus colaboradores refrigerantes, sucos e snacks à vontade durante o dia todo.

Sua empresa pode não ter espaço para montar um restaurante, mas é possível deixar à disposição frutas e lanches a equipe. Essa pequena mudança com pausas para o café influencia na boa saúde e qualidade de vida no trabalho.

 

#4. Sala de Games

Bem estar no ambiente de trabalho: 6 ideias de ambientesQue tal criar uma sala de descanso para funcionários com poltronas, pufes e videogame? Um espaço como esse parece mais como o da sua casa, porém, essa é a chance de manter seus colaboradores mais motivados, e porque não reter seus talentos.

Uma pesquisa University of Colorado Denver Business School mostrou que profissionais que jogam videogame desenvolvem mais habilidades e são mais produtivos.

Pode parecer brincadeira, mas uma sala de games na empresa, além de relaxar os profissionais, pode estimular a criatividade e aumentar a integração entre a equipe.

Na empresa Locaweb os colaboradores têm à disposição sala de vídeo game, com mesa de sinuca, além de pufes para tirar uma soneca. Tem como ter um ambiente ruim nesse lugar?

 

#5. Espaço para leitura

Bem estar no ambiente de trabalho: 6 ideias de ambientesCriar um espaço para leitura pode ser uma grande opção para ambientes que visam o bem estar no ambiente de trabalho. Uma pausa para ler pode desenvolver o vocabulário dos seus profissionais, além de ser um estímulo para a inovação e geração de novas ideias.

Planeje um espaço com livros de várias editorias (romance, terror, drama e etc.) para seus profissionais relaxarem. Isso local inclusive pode ser uma fonte de inspiração e desenvolvimento de escrita e aprendizado para seus colaboradores.

 

#6. Espaço massagem

Bem estar no ambiente de trabalho: 6 ideias de ambientesSe a sua empresa tem um espaço para relaxamento, já pensou na possibilidade de surpreender a equipe oferecendo um tempo de massagem com um profissional?

Na maioria das empresas os colaboradores trabalham ininterruptamente. Porém, fazer pausas durante o dia pode ser o grande segredo para não viver estressado.

Entre as opções de sala de descanso para funcionários, os ambientes de relaxamento para massagens pode ser uma alternativa para o colaborador se recompor e consequentemente ter mais disposição.

Não consegue criar um espaço exclusivo como esse? Contrate um profissional para ir a sua empresa semanalmente, quinzenalmente e reserve um local para essas massagens.

 

#7. Ambientes a céu aberto

Bem estar no ambiente de trabalho: 6 ideias de ambientesO escritório do Google em São Francisco criou um ambiente a céu aberto para os colaboradores fazerem reuniões. E, por que não relaxarem também?

Ambientes mais criativos e despojados influenciam no bem estar no ambiente de trabalho. Nas grandes cidades do país, trabalhar a céu aberto é praticamente impossível. Mas, pequenos ajustes você pode criar escritórios produtivos, que podem fazer a diferença.

Salas que entram luz natural são uma alternativa, podendo não só inspirar os colaboradores, mas também oferecendo qualidade de vida.

Leia mais em: As melhores ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho

Benefícios de criar ambientes de bem estar no ambiente de trabalho

Agora que você entendeu o que é um bom ambiente de trabalho, deve estar se perguntando sobre quais os principais benefícios que os locais de relaxamento podem trazer aos colaboradores e a sua empresa, certo?

Por isso, selecionamos abaixo os principais pontos de influência para que sua empresa adote o quanto antes ambientes de relaxamento no trabalho.

 

Aumenta a produtividade

Ambientes que proporcionam  bem estar no ambiente de trabalho podem fazer com que os colaboradores fiquem menos estressados e aumentem sua produtividade.

Uma pesquisa da empresa americana Right Management revelou que equipes motivadas são 50% mais produtivas. O estudo foi feito com uma avaliação de mais de 30 mil profissionais em 15 países diferentes.

No mercado atual o profissional valoriza muito seu próprio bem-estar e qualidade de vida para optar por uma vaga ou até mesmo para se sentir motivado para ficar na empresa.

 

Melhora a integração

Mais do que criar ambientes de relaxamento no trabalho, os profissionais de RH precisam pensar nesses locais como possibilidade de integração de funcionários.

Equipes unidas enriquecem o espaço de trabalho e potencializam a efetividade dos resultados.

Sendo assim, nada melhor do que criar ambientes em que seus colaboradores possam estar juntos. Optando sempre por espaços descontraídos e agradáveis, aliviando as tensões na própria empresa.

 

Diminui o estresse

O mercado de trabalho, devido a sua grande competitividade, acaba gerando um grande estresse em seus profissionais.

Contudo, empresas que aderem opções como ambientes de relaxamento no trabalho, podem diminuir a tensão do ambiente, para a equipe render melhor.

Profissionais estressados diminuem seu rendimento, motivação e disposição. Com isso, o resultado e objetivos da empresa são completamente afetados negativamente.

A Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA-BR) já mostrou em levantamento que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo.

Além do mais, a mesma pesquisa já mostrou que 69% dos brasileiros, a cada dia que passa se mostram mais insatisfeitos e desmotivados no trabalho.

Dessa forma, que tal mudar essa realidade e oferecer uma nova perspectiva de bem estar no ambiente de trabalho à sua equipe? A mudança começa no seu RH, planeje hoje e mude.

Leia mais: Futuro do RH: conheça as tendências de 2019 para o setor

 

Eleva a qualidade de vida

Planejar ambientes de relaxamento no trabalho não só pode melhorar a produtividade dos seus colaboradores, mas também auxilia na saúde e bem-estar deles. A qualidade de vida está diretamente ligada ao bom desempenho dos profissionais.

Oferecer possibilidades para o seu colaborador ter momentos de descontração e descanso durante o expediente pode reduzir as possibilidades de saída dele. Além disso, quando o ambiente se torna favorável as chances de reter talentos e diminuir o turnover aumentam.

Desmotivação, doenças e etc., são inimigos do bom funcionamento da empresa. Portanto, oferecer boas condições de trabalho, ultrapassando o lado financeiro, com bons benefícios que priorizam o bem-estar e qualidade de vida, melhoram o ambiente e a saúde da equipe.

Mude a sua empresa para conseguir resultados

Transformar a sua empresa requer muita disposição dos gestores e do setor de RH. Ter uma visão de que só o salário não é suficiente para manter os colaboradores satisfeitos é essencial.

Colocar o bem estar no ambiente de trabalho como uma das prioridades, inovando com benefícios oferecidos pelas empresa, pode te ajudar a melhorar:

Google e Facebook são referência no mercado por conseguirem manter o ânimo e a qualidade de vida dos seus colaboradores com ambientes de relaxamento no trabalho.

Construir salas de descanso para funcionários e espaços agradáveis é uma forma de valorizar o desempenho dos seus profissionais.

Colaboradores que se sentem importantes e valorizados pela empresa rendem mais e se adequam a realidade e aos objetivos.

Investir em ambientes de bem estar no ambiente de trabalho é potencializar as possibilidades de resultados da sua empresa. É pensar no seu bem maior – colaboradores – para incentivar a motivação e disposição de oferecerem maiores resultados.

 

Se você quer começar a mudar o pensamento estratégico da sua empresa precisa contar um profissionais de RH que possam executar essa transição e manter um bom ambiente. Para dar aos seus profissionais de Recursos Humanos mais tempo, conheça a Xerpa, uma plataforma de Recursos Humanos, que vai transformar a maneira como sua empresa faz a gestão de pessoas.

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *