Inscreva-se

Como o avanço da tecnologia está transformando a área de RH?
RH

Como o avanço da tecnologia está transformando a área de RH?

O avanço da tecnologia vem trazendo grandes impactos sobre a sociedade e principalmente está influenciando os processos das empresas. O RH, por exemplo, um setor antes visto como burocrático se atualizou e passou a ter a inovação como uma das prioridades.

Essa revolução tecnológica da última década trouxe ao setor maior eficiência e automatização das tarefas. As burocracias passaram a ser incorporadas a tecnologia que impulsionaram e aceleram o desempenho do RH.

E o resultado desse avanço da tecnologia no RH contribuiu em tarefas como armazenamento de documentos, avaliação de desempenho e rapidez no recrutamento.

Quer saber quais os principais benefícios que a o avanço da tecnologia trouxe para as empresas e o RH? Te contamos agora!

 

O conceito de RH 4.0

Com o avanço da tecnologia, o RH tradicional precisou assumir novas responsabilidades e atribuições para ser competitivo no mercado. Empresas que aceitam se modernizar são mais eficazes e têm maior capacidade para reter seus talentos.

E foi a partir daí que surgiu o RH 4.0. Esse termo é originário de Indústria 4.0, criado pelo fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab.

O termo foi baseado na evolução do trabalho manual, que hoje está dividindo seu ambiente com as máquinas. Esse conceito incluía na rotina das empresas a automação do trabalho, inteligência artificial, internet das coisas, robótica e inteligência de dados.

O RH adotou esse avanço da tecnologia e quebrou paradigmas com modernidades disruptivas. Podendo então automatizar suas burocracias e focar seu trabalho em estratégias que focassem principalmente na gestão de pessoas, o chamado RH 4.0.

O que acha de aprender a criar um planejamento estratégico? Baixe esse eBook gratuito!


Os benefícios do avanço da tecnologia no RH

O impacto tecnológico não só colocou as empresas em outro degrau de competitividade, mas ofereceu ferramentas para os profissionais de RH serem mais eficazes.

Conheça alguns desses benefícios:

  • Facilitou os processos seletivos;
  • Reduziu as burocracias;
  • Contribuiu com as análises de desempenho ;
  • Possibilitou capacitações online.

Dessa forma, o avanço da tecnologia contribuiu para que o RH se tornasse mais estratégico. Novas ferramentas surgiram e ajudaram o setor a ser mais rápido e eficaz na execução das tarefas. Trazendo ganhos imensuráveis em relação a produtividade.

Saiba mais sobre esses benefícios da tecnologia no RH logo abaixo.

 

Facilitou os processos seletivos

Ligações intermináveis, deslocamentos desnecessários e muita perda de tempo com burocracia. Esse era o retrato do RH tradicional quando o assunto era recrutamento.

Porém, o avanço da tecnologia influenciou completamente esse quesito.

Gestores e profissionais de RH possuem hoje maior facilidade para otimizar seus processos seletivos. As ligações foram trocadas por e-mails, sites de recrutamento ou até mesmo as redes sociais, como o LinkedIn, que oferecem um perfil profissional completo do candidato.

Além disso, esse avanço da tecnologia permitiu ir mais a fundo no perfil que você busca, com pesquisas e cruzamento de dados que dão maior assertividade nas contratações.

Muitas entrevistas já podem ser feitas de forma online, por Skype ou Hangout. Esse cenário facilitou a vida dos recrutadores, para que não percam tempo chamando profissionais a empresa, que não tem o perfil e que não se adequam a sua cultura organizacional.

 

Reduziu as burocracias

Atividades manuais como emissão e preenchimento de holerites, planilha de custos em papel, cadastramento de tarefas e etc, foram automatizadas. O avanço da tecnologia trouxe ferramentas para que a burocracia ficasse em segundo plano.

Muitas empresas adotaram uma plataforma de RH como da Xerpa, que centraliza informações e desburocratiza os processos do setor. Controle de férias, distribuição de holerites online e processos de admissão facilitados são alguns dos benefícios da plataforma.

Tarefas, antes repassadas em reuniões, também foram replanejadas e hoje os gerenciadores de tarefas facilitam essa rotina. Os gestores e o setor de RH podem subir atividades para toda a equipe, em um só lugar.

Podendo, inclusive, subir arquivos de referência, direcionamentos para a execução e os prazos de entrega. Tudo de forma automatizada e organizada para que todos visualizem as rotinas sem perder tempo.

 

Contribuiu com as análises de desempenho

Atualmente o RH possui softwares capazes de coletar e reunir um alto volume de dados, para que os gestores consigam sempre ter em mão um controle da equipe.

Essa coleta ou análise de dados é um grande avanço da tecnologia por meio do chamado Big Data. Ele nada mais é do que a reunião de inúmeros dados que impactam diretamente nos resultados da empresa.

Como avanço da tecnologia trouxe essa visão de futuro, possibilitou um controle macro sobre os colaboradores. Gerando uma oportunidade de criar estratégias adequadas para maximizar o desempenho de cada profissional.

Ou seja, hoje é possível melhorar aquilo que você pode medir apoiado pelos programas e softwares de desempenho. Entre os mais utilizados estão o Infosphere Big Insights, da IBM, e o Google Cloud Platform.

 

Possibilitou capacitações online

Altos custos com infraestrutura e deslocamentos dos colaboradores foram sanados com o avanço da tecnologia quando o assunto é treinamento. Hoje, na palma da mão, é possível ter acesso a videoaulas e materiais de estudo exclusivos.

E a melhor parte é que tudo pode ser adequado às rotinas da empresa e do colaborador. O ambiente online permite essa flexibilidade, na maioria dos treinamentos, de tudo ficar disponível para serem acessados a qualquer momento.

É possível também alinhar conteúdos específicos e determinados para cada colaborador. Focando o treinamento online conforme o cargo, nível de conhecimento e necessidades dos profissionais.

 

A importância do avanço da tecnologia no RH

O avanço da tecnologia possibilitou ao RH maior controle sobre suas tarefas e agilidade na execução das mesmas. O setor conhecido como o mais burocrático da empresa precisou se adequar a realidade da inovação.

Essa necessidade de adotar o avanço da tecnologia no setor se deu principalmente para que o foco na gestão de pessoas fosse mais eficaz.

A desburocratização dos processos permitiu que o RH se dedicasse a estratégias que deixem os colaboradores mais engajados. Reduzir assim a rotatividade da empresa e aumentando a produtividade da equipe.

Empresas que estão dispostas a se render ao avanço da tecnologia e aceitam se enquadrar nesse universo diminuem seus custos, tempo e agilizam os processos.

O avanço da tecnologia possui esse poder dentro da empresa e do RH, de potencializar o rendimento de todos em volta. Por isso, é tão importante que as empresas se adequem a esse mercado dominado cada dia mais pela inovação.

 

Deixe um comentário no nosso post e conte para gente quais os impactos que a tecnologia teve na sua empresa!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *