avaliacao-de-desempenho-para-gestores

Avaliação de desempenho para gestores: como estruturar um modelo?

Feedback é essencial para a evolução de qualquer profissional e com os líderes não é diferente. Eles devem estar sempre preparados para orientar a equipe e levar o negócio a um lugar de destaque. Por isso, é muito importantes que a avaliação de desempenho para gestores seja muito bem estruturada na organização.

Mas como fazer isso? Para ajudar você nessa missão, explicamos tudo o que você precisa saber para realizar a avaliação de desempenho para gestores de forma efetiva. Se interessou? Confira a seguir!

Como realizar a avaliação de desempenho para gestores

avaliacao-desempenho-gestor

A avaliação de desempenho para gestores deve ser bem planejada e realizada com cautela para que nenhuma informação seja ignorada no processo.

Algumas metodologias podem ser úteis para este objetivo, de acordo com determinados fatores. Conheça as principais delas a seguir.

Autoavaliação

A autoavaliação é um tipo de avaliação de desempenho para gestores de extrema importância para o crescimento não só dos líderes, mas de qualquer profissional.

Consiste em um modelo individual, no qual o gestor analisa o próprio comportamento e suas habilidades na condução da equipe.

É feita por meio de um questionário de múltipla escolha com perguntas específicas como, por exemplo:

Como você avalia o seu relacionamento com a equipe?
a) ruim
b) regular
c) bom
d) ótimo

Apesar de importante, a autoavaliação ainda é um processo unilateral que só considera a visão de uma pessoa. Por isso, é recomendado que ela seja aplicada em paralelo com outro método como as avaliações 180º e 360º.

Avaliação 180º

A avaliação 180º  leva em conta os feedbacks dos superiores do profissional em questão. No caso de um gerente, os responsáveis são os superintendentes acima dele, depois os diretores e assim por diante.

É o clássico modelo de avaliação “de cima para baixo”, ainda muito usado em empresas de grande porte e perfil mais burocrático.

É muito útil para saber como os líderes enxergam suas equipes em relação às entregas e resultados dentro do período de avaliação.

Avaliação 360º

A avaliação 360º é o modelo de feedback estruturado mais completo, pois envolve todas as pessoas que têm contato com o profissional no dia a dia.

O mais comum é que participem os subordinados, pares e superiores, mas há casos em que até fornecedores e clientes registram suas avaliações.

Dessa forma, há muita riqueza de detalhes no estudo de desempenho, sendo possível analisar com mais precisão aspectos como pontualidade, espírito de equipe, senso de liderança, resultados e engajamento, entre outros.

>> Para saber mais sobre avaliações de desempenho, confira este outro post do blog: GUIA COMPLETO | Avaliação de desempenho: o que é, como fazer e quais os tipos. <<

Principais aspectos que devem ser avaliados

Para ter sucesso na avaliação de desempenho para gestores, é preciso ter muita clareza sobre quais características serão analisadas no processo. Os aspectos mais importantes são:

  • capacidade de planejamento estratégico;
  • habilidade de supervisão;
  • senso de liderança;
  • boa comunicação;
  • resolução de conflitos.

A seguir, saiba mais sobre cada um destes fatores.

Capacidade de planejamento estratégico

Trata-se da habilidade de identificar os resultados desejados e o que precisa ser feito para alcançá-los, planejando, organizando e orientando a equipe para que ela atenda aos objetivos da empresa.

Para isso, o gestor precisa conhecer a fundo o plano de negócios e ter foco em alta performance. Além disso, deve ser capaz de traduzir o seu conhecimento em planos operacionais e táticos de fácil entendimento, alinhados à estratégia da organização.

Estabelecer prioridades e prazos também faz parte do planejamento para que os projetos sejam entregues da melhor forma possível e dentro do tempo esperado.

Habilidade de supervisão

A habilidade de supervisão é um dos pontos mais importantes da avaliação de desempenho para gestores.

Muitos pensam que o bom supervisor é aquele que analisa minuciosamente tudo o que o time faz, mas não é bem assim: saber delegar tarefas também faz parte do trabalho.

É preciso analisar quem está mais apto para cada atividade e dar autonomia para que os colaboradores façam suas entregas, sem microgerenciamento.

Mas isso não significa deixar de avaliar o trabalho da equipe. É necessário sempre acompanhar os resultados dos projetos, dar feedbacks e orientar os colaboradores para que eles melhorem seu desempenho.

Estabelecer metas também é essencial, já que elas guiam tudo o que a equipe vai colocar em prática.

Senso de liderança

É impossível conduzir uma equipe do jeito certo sem desenvolver habilidades de liderança. Só assim o gestor consegue mobilizar os colaboradores e os recursos do jeito certo, potencializando o trabalho para que tudo saia conforme o esperado.

No dia a dia, o líder deve ser uma figura inspiradora, estimulando o crescimento profissional dos colaboradores. Para isso, é preciso estar sempre aberto ao diálogo e ser um exemplo de conduta, conhecimento e engajamento no propósito da empresa.

.

Aquele chefe autoritário e agressivo, que se impõe pelo medo, perdeu espaço no mercado. Com o tempo, ficou provado que liderar pelo apoio e não pela intimidação traz resultados muito superiores.

Boa comunicação

Quando o líder se comunica bem, o colaborador sabe exatamente o que precisa fazer, além de compreender a importância do seu papel dentro da companhia

O bom diálogo é a chave para ter uma relação produtiva com os membros da equipe, pois ajuda a descobrir suas necessidades e dificuldades na rotina de trabalho.

Com isso, fica mais fácil fazer ajustes no departamento para tornar o ambiente mais satisfatório para todos. Por isso, é fundamental incluir este aspecto na avaliação de desempenho para gestores.

Resolução de conflitos

Equipes de trabalho são formadas por pessoas que pensam e agem de formas diferentes. Por isso, conflitos na empresa são comuns e o bom gestor deve saber como administrá-los da melhor forma possível.

É necessário identificá-los na raiz e agir para que eles não tomem grandes proporções. Também é importante tomar medidas plausíveis que não favoreçam nenhum dos lados e, ao mesmo tempo, atendam às necessidades de todos.

O desafio é grande, mas o líder que sabe gerenciar conflitos já tem meio caminho andado no controle da equipe. A avaliação de desempenho para gestores cumpre o papel de analisar esse trabalho.

Por que fazer a avaliação de desempenho de gestores?

Conhecer os pontos fortes e fracos dos líderes é fundamental para aprimorar o seu desempenho. Dessa forma, a empresa consegue reforçar e incentivar as atitudes positivas e preencher lacunas de competências por meio de treinamentos específicos.

A avaliação de desempenho para gestores também possibilita identificar gerentes e diretores que não estão se comportando como a empresa espera.

Quando há pouca lealdade, confiança ou identificação com o propósito da organização, pode ser que seja a hora do profissional ser substituído.

Agora que você já sabe como estruturar uma avaliação de desempenho para gestores, que tal colocar o que aprendeu em prática?

Aprimorar as lideranças é a melhor forma de extrair 100% do potencial dos colaboradores, aumentando as chances de a empresa conquistar uma posição de destaque no mercado.

Novos recursos de liderança

A satisfação e a motivação dos funcionários passa também pelo que a empresa oferece de benefícios corporativos e os líderes, que lidam com a equipe diariamente, podem contribuir para detectar as principais necessidades.

Quando se fala em salário, a maioria dos profissionais gostaria de fazê-lo durar mais ou, pelo menos, evitar o uso do cheque especial.

Com o Xerpay, a nova ferramenta da Xerpa, seus colaboradores podem antecipar parte de seus salários quando quiserem, de forma simples e instantânea. Veja como funciona:

Fale com um especialista e conheça mais sobre o Xerpay e e entenda por que ele será um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa.

Gostou do artigo? Compartilhe conosco nos comentários como os gestores são avaliados na sua empresa. Estamos à disposição para tirar dúvidas e debater o assunto com você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.