Avaliação de Candidatos: dicas valiosas para você não errar

Os funcionários são o motor principal para que as atividades corporativas sejam desenvolvidas com sucesso. Novas contratações representam, então, fontes de inovação para garantir que as empresas estejam sempre à frente de suas concorrentes. Devido a isso, uma boa avaliação de candidatos é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

É por meio dela, que as organizações conseguem identificar e reter talentos em suas equipes. Esse processo deve ser muito bem planejado e conduzido por profissionais capacitados. Apenas assim, é possível que as vagas abertas sejam preenchidas e a produtividade seja otimizada.

Ao realizar uma avaliação bem-sucedida, o RH garante que os melhores candidatos sejam selecionados para esses cargos. Dessa forma, a organização poderá realizar o recrutamento de novos colaboradores de forma eficaz, acompanhando as exigências e necessidades da empresa.

Esse processo tem uma função estratégica nos negócios, pois apenas com os profissionais alinhados e produtivos, é que a organização terá sucesso neste mercado, cada dia mais competitivo.

Os colaboradores contratados impactarão diretamente no desempenho da empresa e, logo, em seu sucesso para atingir todas as metas. Portanto, as corporações devem perceber a importância de considerar a avaliação de candidatos uma tática crucial nos negócios.

No entanto, muitas empresas ainda não perceberam a necessidade de priorizar o trabalho de seleção e atração de talentos. É tarefa do RH validar o processo diante de sua empresa, o que tem se tornado um grande desafio.

Para ser capaz de avaliar e selecionar os candidatos corretos, o RH deve se focar em algumas estratégias. Apenas assim conseguirá encontrar a pessoa certa. Confira quais são elas:

 

10 dicas para uma avaliação de candidatos bem-sucedida

1. Preparação para a avaliação

O processo de avaliação deve começar antes mesmo do profissional chegar para sua entrevista. É necessário analisar as reais necessidades da empresa para aquele cargo. Quais habilidades o candidato deve ter? Identifique as competências fundamentais para que todas as funções sejam desenvolvidas com sucesso.

Para isso, o responsável pela entrevista deve ser capaz de transmitir ao candidato as informações necessárias sobre:

  • Valores, missão e objetivos da empresa;
  • Atribuições e requisitos necessários para o cargo;
  • Características pessoais necessárias para se trabalhar com a equipe;
  • Quais os benefícios serão oferecidos para o selecionado.

Com todas essas informações em mãos, além de economizar tempo, o RH consegue analisar melhor os candidatos e eliminar aqueles que não se adequam.

 

2. Seleção dos currículos

O número de currículos enviados às empresas normalmente é muito grande. Independente da vaga, há diversas situações em que profissionais declaram seu interesse, sem ao menos ter as habilidades necessárias.

O RH levaria meses para realizar a avaliação de candidatos e, muitas vezes, acabaria perdendo tempo com pessoas que não preenchem todos os pré-requisitos. Portanto, é fundamental realizar uma seleção prévia dos currículos recebidos.

Portanto, colete e analise detalhadamente cada um deles e, em seguida separe os currículos dos profissionais com as melhores qualificações para a próxima etapa.

Assim, na hora da entrevista, use como base as informações descritas no currículo e também verifque todas as referências contidas nele. É fundamental saber a opinião dos empregadores anteriores sobre o profissional.

 

3. Coleta de informações

Informações sobre o tipo de comportamento em empregos passados diz muito sobre como o profissional se portará nos próximos trabalhos. Portanto, é necessário ouvir, com cuidado, sobre as experiências anteriores do entrevistado.

Dessa forma, o recrutador conseguirá ter uma boa ideia de como o profissional agirá em sua empresa e se seu comportamento se adequa à equipe.

Para fazer essa avaliação de candidatos, algumas perguntas podem ajudar o avaliador, tais como:

  • Como você se comportaria sendo responsável pelo atendimento aos clientes?
  • Como você costuma agir ao se deparar com situações de estresse?
  • Você já teve alguma experiência com clientes difíceis? Como foi a situação e como o problema foi resolvido?
  • Como você lidaria com clientes insatisfeitos?

O responsável pela entrevista deve ficar atento às respostas dadas. Além disso, deve observar seu comportamento não-verbal no momento. Ele parece calmo ou nervoso ao responder? Suas respostas são objetivas? Tudo isso irá ajudar no momento da avaliação.

 

4. Não dê informações desnecessárias na entrevista

É importante oferecer todos os dados úteis sobre o cargo. Como as responsabilidades do profissional, objetivos da empresa, entre outros. No entanto, informações demasiadas podem influenciar as respostas do entrevistado.

Quando o recrutador detalha demais sobre as expectativas da empresa com o novo funcionário, o profissional pode mentir. Nesses casos, as pessoas tendem a formular respostas que atendam às necessidades da empresa, podendo não ser verdadeiras.

 

5. Anotações durante a entrevista

Durante toda a entrevista, é necessário fazer anotações. Documente as informações

dadas e pontue o que julgar importante sobre cada candidato. Essas anotações facilitaram a avaliação de candidatos mais tarde. Assim, é possível lembrar o que todos disseram.

A criação de planilhas com a listagem das habilidades de cada um pode ser uma ótima aliada para a avaliação. É possível dar pontos positivos e negativos para cada característica dos avaliados, comparando-as de forma prática.

 

6. Profissionalismo durante todo o processo

Agir de forma profissional durante a avaliação de candidatos é fundamental, ainda que sua empresa tenha uma cultura organizacional inovadora. Apenas assim será possível levar a conversa para o rumo certo.

Alguns pontos que devem ser levados em conta pelo recrutador, são:

  • As roupas devem apropriadas com a cultura da empresa;
  • É preciso evitar demonstrações de humor, como o tédio ou estresse;
  • Realize a entrevista em um ambiente profissional;
  • Não falar sobre assuntos pessoais ou informações desnecessárias a entrevista.

 

7. Trate todos os candidatos igualmente

Independente de apresentarem comportamentos distintos, para realizar uma avaliação de candidatos correta é necessário seguir a mesma base. Portanto, é preciso seguir um padrão em todas as entrevistas.

Para ajudar nessa tarefa, o recrutador deve seguir algumas diretrizes, como:

  • Utilizar a mesma lista de perguntas durante cada entrevista. Dessa forma terá as respostas de todos os entrevistados para poder compará-las;
  • Fazer apenas perguntas referentes ao trabalho, não invadindo a privacidade de nenhum dos candidatos;
  • Não realizar perguntas discriminatórias;
  • Demonstrar interesse no que cada candidato tem a dizer.

Para não se deixar levar por opinião própria, é importante que outra pessoa conheça cada um dos entrevistados classificados no primeiro momento da entrevista. Assim, mais de uma pessoa irá conhecer os profissionais, podendo também avaliá-los.

Ter mais de um entrevistador realizando a avaliação de candidatos representa o cenário ideal para escolher as pessoas certas. Dessa forma, ninguém será eliminado por preconceitos pessoais.

 

8. Ambiente da entrevista

Escolher o  local certo para fazer as entrevistas é fundamental para o processo ser realizado com sucesso.

Alguns cuidados devem ser tomados, tais como:

  • O lugar deve ser reservado e longe de distrações. Principalmente quando o candidato precisa realizar algum tipo de teste que exige concentração;
  • Evite atrasos para iniciar a entrevista. Ela deve começar no horário marcado;
  • Oriente os outros funcionários da empresa a não interromperem a entrevista;
  • Determine uma duração para o processo. Não estenda muito esse prazo, mas também dê tempo suficiente para o candidato se expressar;
  • Não discuta com o entrevistado e, no final, agradeça o seu interesse e disponibilidade para ir até a empresa.

 

9. Boa comunicação

Muitos profissionais ficam tensos no momento de uma entrevista, por isso, o avaliador deve promover um ambiente calmo e descontraído. Uma boa comunicação é crucial para a entrevista. O candidato precisa se sentir à vontade para falar, apenas assim será possível conhecer de verdade cada entrevistado.

Portanto, evite dominar a conversa. Dê tempo para o profissional pensar e expressar sua opinião. Faça perguntas bem elaboradas, que levem o profissional a realmente refletir antes de responder. Insista, através de perguntas, até ele dar as respostas específicas.

 

10. Avaliação correta após a entrevista

Não basta conduzir a entrevista da melhor forma possível se a avaliação de candidatos não for feita corretamente.

O momento após as entrevistas também devem ser bem estruturados. Para isso, é preciso realizar uma efetiva análise dos dados coletados. Cruze as informações de todos os candidatos para fazer a escolha correta.

Procure responder questões, como:

  • As competências de quais candidatos realmente trarão o desempenho esperado?
  • Os candidatos que foram mais bem avaliados na entrevista de fato tiveram melhor performance nos possíveis testes aplicados?
  • O que os melhores colaboradores possuem em comum? É possível identificar essas características nos funcionários da empresa?
  • Há como detectar, já na entrevista, possíveis características que indicam que o profissional não ficará satisfeito com o cargo? Ou que vá pedir demissão com pouco tempo de casa?

Muitas dessas perguntas são fundamentais para realizar uma efetiva avaliação de candidatos.

 

Não é difícil encontrar empresas com avaliadores que não levam em consideração as experiências passadas e não percebem que determinado profissional não se encaixa na cultura de sua empresa. Isso pode trazer diversos prejuízos, afetando o time interno e gerando dores de cabeças desnecessárias. Portanto, é necessário seguir algumas regrinhas básicas para, assim, realmente fazer a escolha certa do profissional.

Receba mais informações sobre recrutamento de funcionários e outras dicas, assinando nossa Newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *