Inscreva-se

Avaliação 90 graus: o que é, como e quando aplicar?
Cultura da Empresa

Avaliação 90 graus: o que é, como e quando aplicar?

A avaliação 90 graus é um tipo de avaliação de desempenho utilizada pelas empresas para medir a atuação de seus funcionários ao cumprirem alguma meta ou desafio. Esse modelo é uma excelente opção para avaliar profissionais que ocupam níveis hierárquicos mais baixos. Ela ajuda os gestores a ouvirem e entenderem seus subordinados.

 

A avaliação de desempenho tem um papel fundamental nas empresas. É por meio dela que as corporações conseguem alinhar seus funcionários aos objetivos dos negócios, mantendo todos produtivos e satisfeitos. Além disso, ao fazer avaliações regulares com seu público interno, as organizações ainda favorecem o crescimento profissional de seus times.

Todas as empresas realizam algum tipo de avaliação de seus colaboradores, seja formal ou informalmente. Elas são necessárias para identificar, medir e melhorar processos internos. Assim, as organizações conseguem mensurar o desempenho de seus colaboradores para incentivar a implementação de um cultura de alta performance.

Essa estratégia deve ser colocada em prática periodicamente, podendo ser aplicada em todos os funcionários ou apenas em determinados grupos ou setores. Há diferentes tipos de avaliação de desempenho no mercado que podem ajudar as empresas nessa missão. Elas devem ser escolhidas de acordo com as necessidades da corporação ou projeto implementado. Uma das mais tradicionais utilizadas no mercado é a avaliação de desempenho 90 graus.

Por meio dessa avaliação de desempenho, é possível identificar quais são as principais dificuldades de cada funcionário avaliado e quais pontos podem ser melhorados. Dessa forma, o gestor pode orientá-los para que otimizem suas habilidades.

De qual forma sua empresa mensura o desempenho de seus funcionários? Você sabe se todo o seu time está atingindo os resultados esperados? Confira agora como colocar em prática a avaliação 90 graus e melhore a performance de sua equipe:

 

O que é Avaliação 90º graus?

O modelo 90º é conhecido por ser uma avaliação direta e simples, em que o líder avalia seus próprios subordinados. Ele é considerado a melhor opção para analisar colaboradores que ocupam cargos mais baixos, pois normalmente realizam suas atividades tendo contato direto com a chefia. Dessa forma, a avaliação pode ser mais intensa e completa.

Como o contato é direto, o gestor já conhece os avaliados e pode identificar com maior facilidade seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, a avaliação torna-se mais assertiva e o gestor poderá ajudar cada um com suas dificuldades, direcionando-os a tomarem as melhores atitudes para lidar melhor diante de cada situação.

Além de ajudar as empresas a identificarem e ajustarem determinadas falhas em seus processos, a avaliação permite que os próprios profissionais vejam como seu trabalho é visto pelos superiores.

Os benefícios dessa estratégia não param por aí! Ao analisar o desempenho dos colaboradores, a empresa pode detectar talentos em seu time que precisam apenas de uma oportunidade para mostrar o que podem fazer.

A avaliação 90 graus normalmente, é realizada anualmente e se baseia em duas situações. Primeiramente, ela mede o desempenho ocorrido no período que antecede a avaliação. Depois, baseia-se na projeção dos próximos 12 meses de desempenho do colaborador, mediante ações de melhoria a serem proporcionadas ao colaborador.

Assim, com base nas informações coletadas, o gestor saberá como agir e o que fazer para que sua equipe otimize suas habilidades, tornando-se mais motivada.

Após a leitura, recomendamos que você baixe esse ebook gratuito. Nele você irá descobrir estratégias eficientes para reter os melhores talentos! Responda o formulário e receba agora:


Como realizar o processo?

Antes de começar a analisar o desempenho dos funcionários, o gestor, com o auxílio do RH, deve definir quais serão os critérios de avaliação, tais como responsabilidade, pontualidade e outros.

Esses critérios devem estar ligados aos valores e objetivos da empresa e precisam receber uma pontuação, que pode variar em uma escala de 0 a 10 ou 0 a 5. Dessa forma, será possível compreender se os funcionários estão realmente alinhados com o que a organização espera deles.

Outro ponto a ser considerado é a periodicidade com que a avaliação 90 graus será aplicada. Ela costuma ser realizada a cada 12 meses, mas a frequência pode ser diferente, pode estar relacionada a determinados projetos que estão sendo executados. O gestor deve avaliar a melhor forma de acompanhar o comportamento dos subordinados.

Após coletar as informações dos funcionários, a avaliação deve ser discutida com o próprio colaborador avaliado. O gestor deve dar um feedback sobre os pontos relevantes do processo, ressaltando as características positivas da pessoa e também o que precisa ser melhorado para que o profissional consiga cumprir seus desafios.

É importante que o gestor ressalte também quais são as metas a serem alcançadas pelo colaborador nos próximos projetos e ações. Além disso, o gestor precisa realizar sua avaliação de forma impessoal, sem levar em conta suas opiniões para não prejudicar nenhum membro da equipe.

 

Quais são as vantagens e desvantagens da avaliação 90 graus?

Assim como todos os tipos de avaliação de desempenho, a avaliação 90 graus também possui suas vantagens e desvantagens. Confira quais são elas:

 

Principais vantagens

  • o principal benefício de se realizar uma avaliação 90 graus é a sua precisão, devido a proximidade entre avaliador e avaliado. Ele é o mais capacitado para realizar a avaliação e acompanhar os resultados de seu time;
  • a liderança direta deve conhecer os melhores indicadores de desempenho esperados em cada função de sua equipe. Ele está sempre por perto para identificar quais medidas deram certo e o que ainda precisa ser melhorado na próxima avaliação.  

 

Principais desvantagens

  • a proximidade também pode ser considerada o principal ponto negativo, pois a relação do líder com o avaliado pode causar distorções em sua percepção e julgamento;
  • a avaliação pode ser comprometida pelo desgaste no relacionamento interpessoal ou por conflitos anteriores entre o líder e seus subordinados. Além disso, uma amizade entre eles também pode interferir na opinião do gestor.

 

Como você pode ver, a avaliação 90 graus pode ser uma grande aliada de sua empresa no processo de análise do desempenho dos funcionários. O contato diário do gestor com sua equipe pode proporcionar verdadeiros insights de melhorias para que o time esteja cada dia mais integrado e produtivo. Para que sua aproximação com os subordinados não atrapalhe em sua avaliação, o RH pode auxiliá-lo durante o processo. Assim, os resultados serão cada vez mais positivos.

 

Gostaria de conhecer outros tipos de avaliação de desempenho? Conheça a avaliação 360! Ela não considera o nível hierárquico durante o processo. Saiba mais aqui.

 

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *