O mercado de trabalho atual está cada vez mais exigente e competitivo, e a concorrência entre as organizações é ainda mais acirrada.

Devido a essas mudanças e aumento das exigências, o fator humano passou a ser o principal diferencial nos negócios.

Graças a isso, as empresas estão buscando novos métodos para atrair e reter talentos. Assim, passaram a perceber a necessidade de manter seus colaboradores motivados e produtivos.

A motivação de funcionários nada mais é do que entender a importância de cuidar dos funcionários. A empresa passa a enxergá-los como clientes internos e oferece benefícios e recursos para mantê-los satisfeitos e felizes em seu ambiente de trabalho.

Como a motivação é trabalhada em sua empresa? Você já desenvolve alguma atividade para motivar funcionários?

Confira a seguir as principais dinâmicas para manter todo o seu time satisfeito!

Qual a importância das atividades para motivar funcionários?

Criar um ambiente harmonioso, oferecer benefícios e possibilitar o crescimento na empresa são detalhes essenciais para uma corporação ser bem-sucedida na tarefa de motivar seus funcionários.

Ao contar com um time motivado, a empresa terá empregados trabalhando com satisfação, confiança e comprometimento.

Além disso, pessoas felizes em seus trabalhos tendem a ser mais criativas, determinadas ao realizar suas tarefas e enfrentar os problemas do dia a dia.

Portanto, para manter a equipe sempre disposta, é necessário desenvolver atividades para motivar funcionários.

Um forma bem-sucedida de colocar essa tarefa em prática é por meio das dinâmicas de motivação – elas são capazes de equilibrar o clima organizacional.

O que são dinâmicas motivacionais?

As dinâmicas motivacionais consistem em processos desenvolvidos com o objetivo de estimular os funcionários a ficarem mais satisfeitos ao desenvolverem suas atividades.

Além disso, ajudam os empregados a descobrirem e melhorarem suas qualidades profissionais e pessoais.

Elas são atividades eficientes para motivar funcionários e ajudam a melhorar a socialização e, sem dúvida, apresentam excelentes resultados para aumentar a qualidade do trabalho e engajamento dos colaboradores.

O foco dessas atividades para motivar funcionários é a aprendizagem participativa, visando reforçar o trabalho em conjunto entre os funcionários.

Confira a seguir modelos de dinâmicas de grupo fáceis de fazer e, além de tudo, divertidas para motivar os seus colaboradores.

Quais dinâmicas desenvolver com minha equipe?

Como você pôde perceber, quando a organização consegue desenvolver atividades para motivar funcionários, é possível montar um time mais competente e qualificado.

Parece uma tarefa complexa, não é mesmo? No entanto, o RH pode ajudar preparando algumas práticas para o dia a dia da empresa. Confira 5 dinâmicas práticas e eficientes e aplique-as em sua empresa:

1. Dinâmica da “caixa do desafio”

Essa dinâmica é ideal para as empresas que querem incentivar a autoconfiança dos funcionários.

O objetivo dela é motivar os colaboradores a acreditem que podem atingir suas metas e objetivos.

Como realizar – etapa 1

A dinâmica do desafio vai precisar apenas de uma caixa escura e uma caixa de bombons.

Antes de iniciar a dinâmica, os funcionários deverão ser divididos em dois grupos e, em seguida, formar um círculo.

É necessário alternar os membros, para que cada grupo tenha um de cada equipe.

Após essa etapa, a caixa de desafios deve ser entregue para um dos integrantes do grupo.

Explique que a proposta do jogo será passar a caixa de um para o outro enquanto uma música estiver tocando. Quando o som parar, quem estiver com a caixa na mão terá que escolher entre 3 opções.

Como realizar – etapa 2

As opções são:

  1. abrir a caixa, retirar um envelope, ler o desafio e tentar resolvê-lo. Caso opte por essa opção e tenha êxito, ele ganhará 1 ponto. Se não conseguir, perde 3 pontos, além de tentar novamente (mas dessa vez, sem perda de pontos se não obter sucesso);
  2. Não abrir a caixa e passá-la para o próximo integrante de seu grupo no círculo. Nessa opção, ele não ganha nem perde pontos;
  3. Passar a caixa para o próximo integrante, mas do outro grupo no círculo. Mas, nesse caso, perde um ponto.

A pessoa que receber a caixa desse participante (se o participante anterior não pegar um envelope com desafio), também pode optar por uma das 3 alternativas listadas acima. No entanto, apenas para frente, sem voltar a caixa para quem já a teve nas mãos.

A caixa só pode ser passada para outra pessoa 4 vezes, quem receber a caixa pela quarta vez será obrigado a sortear e tentar cumprir um desafio.

Quem vence a dinâmica

Para vencer o jogo, é necessário que o grupo some 3 pontos antes da outra equipe.

A tendência dessa dinâmica motivacional é que ninguém queira abrir a caixa e fique passando-a para o próximo, até que não seja mais possível adiar e a quarta pessoa precise abrir.

Quando isso acontecer, o quarto funcionário terá uma surpresa, ao abrir a caixa, encontrará uma caixa de chocolates ao invés de envelopes de desafios e, na verdade, o jogo não tem contagem de pontos. Trata-se apenas de uma encenação.

Análise de dinâmica

A dinâmica do desafio proporciona diversos ensinamentos para a equipe, mostrando a importância de ser autoconfiante e aceitar responsabilidades, ao invés de passá-las para o próximo.

Dessa forma, os funcionários entenderão que, ao fugir de seus desafios pode perder grandes oportunidades e, assim, passará a encarar suas atividades com maior motivação.

2. Dinâmica “O que você parece para mim”

Toda empresa conta com empregados com personalidades e humores diferentes. Por isso é fundamental controlar os ânimos do time para que não haja nenhum conflito ou desentendimento.

Para um convívio harmônico, é necessário que todos os colaboradores se conheçam, saiba quais são as principais características e habilidades de cada um.

Essa dinâmica é uma atividade para motivar funcionários capaz de integrar a equipe com sucesso, promovendo a socialização por meio da identificação das falhas e ressaltando as qualidades.

Como realizar

Você irá precisar de fita crepe, canetas hidrocor e papel cartão. Cole um cartão nas costas de cada participante, grudando-o com um pedaço de fita crepe.

Em seguida, cada um deve escrever uma qualidade e um defeito da pessoa que está com o papel em suas costas. Além de dar uma nota para o que foi destacado.

Análise da Dinâmica

No final, todos os integrantes poderão olhar as qualidades e defeitos descritos por seus colegas.

Assim, poderão sentar e conversar sobre tudo que foi escrito, podendo encontrar juntos as melhores formas de lidar com as características para poder melhorar.

Além disso, os funcionários podem se sentir reconhecidos por suas qualidades listadas.

3. Dinâmica do “desenho cego”

Essa dinâmica é uma das atividades para motivar funcionários ideais para a construção da equipe e melhorar o clima interno.

Ela permite que os funcionários se divirtam juntos e passem a entender melhor uns aos outros. É uma ótima forma de quebrar o gelo!

Como realizar

Você precisará de uma ou mais fotos, canetas, folhas de papel e pranchetas.

Uma pessoa deverá ser selecionada para ficar na frente da sala e descrever o que está vendo em uma foto.

A partir disso, o restante dos funcionários deverão ser separados em pequenos grupos, tendo em mãos papel e prancheta.

O funcionário que estiver segurando a imagem descreverá o que está vendo na foto, enquanto os demais tentam desenhar o que está sendo descrito.

Quando todos terminarem de desenhar, devem mostrar suas pinturas para os demais e todos deverão votar em qual é a mais próxima da foto original.

Análise da dinâmica

Essa atividade incentiva as habilidades de compreensão dos colaboradores, afinal nem todos possuem o dom de desenhar.

Além disso é um ótimo recurso para os empregados se aproximarem e perceberem como cada pode ter uma percepção diferente de uma mesma situação.

4. Dinâmica da “Verdade ou mentira”

Visando a integração dos colaboradores para melhorar o trabalho em equipe, a dinâmica da verdade ou mentira tem o objetivo de mostrar o quanto os funcionários realmente se conhecem.

Como realizar

Será necessário apenas alguns papéis, canetas e bombons.

Em primeiro lugar, peça para cada colaborador escrever três afirmações em frases curtas e diretas que falem sobre si mesmo em um pedaço de papel.

ATENÇÃO: Duas das frases devem ser mentira e apenas uma verdadeira.

Depois de escreverem suas frases, cada colaborador deve assinalar qual é a verdadeira e esconder seus papéis em um local seguro.

Para jogar, um voluntário deve ser chamado à frente da sala e contar suas três frases. Assim, os demais devem conversar entre si por alguns minutos e decidirem juntos qual frase é verdadeira.

Análise da dinâmica

Muitas vezes acreditamos que conhecemos bem nossos colegas de trabalho por passar a maior parte do dia com eles, porém sabemos muito pouco sobre eles.

Assim, ao se darem conta disso, os integrantes da empresa passam a se sensibilizar mais sobre as necessidades do próximo e de uma maior integração entre o time.

5. Dinâmica do “Campo minado”

Para essa atividade, é preciso organizar uma sala com alguns obstáculos. Os participantes deverão trabalhar em duplas e orientar um colega que está vendado a se esquivar das barreiras no caminho.

Como realizar

Objetos como cadeiras ou caixas para formar o “campo minado” na sala. Barbantes também podem ser usados para que seja possível criar obstáculos mais elaborados, que exija se agachar, por exemplo.

Antes de começar, as duplas precisam conversar e criar estratégias para conseguirem se comunicar durante o jogo, uma vez que um dos funcionários estará vedado dentro do campo minado.

Quando alguém vedado tocar em algum dos objetos do campo minado, deve receber uma punição de voltar 3 passos.

A dupla que conseguir percorrer o trajeto em menos tempo, será a vencedora.

Análise da dinâmica

Ela ajuda a melhorar a motivação no trabalho, ao passo que os colaboradores passaram a contar um com os outros.

Além disso, o campo minado permite uma análise sobre entrosamento entre as duplas, a capacidade de orientar e liderar, de compreender instruções, além de de se comunicar.

No final, faça uma análise geral sobre o comportamento dos colaboradores, apontando os pontos fracos e fortes de cada dupla.

Não perca tempo e desenvolva-as com sua equipe. Você verá que as atividades para motivar funcionários são verdadeiros diferenciais para ter maior integração, produtividade e satisfação no ambiente de trabalho.

Gostou das ideias de dinâmicas? Deixe seu comentário nos contando as experiências na sua empresa.