apresentar um projeto de rh

Como apresentar um projeto de RH em 9 passos

Imagine a seguinte situação: você identificou um problema nos processos de RH da sua empresa e teve uma ideia para solucioná-lo. Porém, precisa de uma equipe, verba e equipamentos para colocar a ideia em prática. E agora? Como apresentar um projeto de RH o seu chefe e torná-lo realidade?

Conseguir esse tipo de aprovação é sempre um desafio, pois envolve custos e demanda um esforço extra da equipe. Pensando nisso, listamos neste artigo os principais passos para aumentar as suas chances de sucesso ao apresentar um projeto de RH:

  • construa credibilidade;
  • exponha o problema;
  • defina objetivos;
  • elabore uma justificativa;
  • apresente a metodologia;
  • elabore um orçamento;
  • defina métricas;
  • monte um cronograma;
  • cuide do visual.

A seguir, explicaremos mais sobre cada um desses passos e como colocá-los em prática. Se interessou? Continue acompanhando o post!

 

1. Construa credibilidade

Antes de tentar apresentar um projeto de RH ao seu gestor de Recursos Humanos ou a outro departamento, certifique-se de que está em posição de fazer isso.

Esse tipo de iniciativa não é aconselhável para colaboradores inexperientes ou recém-contatados. Para ter a sua ideia levada em conta, é preciso construir credibilidade na equipe, e isso só vem com o tempo e a experiência.

Afinal, seus líderes e colegas precisam confiar em você, conhecer seu potencial e ter certeza de que você saberá executar o que está propondo.

O nível de abertura a novas sugestões varia de acordo com a cultura da empresa. Startups costumam ter um modelo mais horizontal, em que todos podem apresentar novas ideias e projetos. No entanto, os resultados são sempre melhores quando se tem uma reputação positiva na organização.

 

2. Exponha o problema

Ao apresentar um projeto de RH, tenha muita clareza sobre qual é o problema que ele ataca. Traga números, pesquisas e todo o tipo de dado que prove que o assunto em questão merece ser levado em conta.

Se o problema for apontado de forma vaga, provavelmente será considerado irrelevante, e o projeto não será levado para a frente.

 

3. Defina objetivos

A partir do problema identificado, indique explicitamente quais objetivos o projeto de RH pretende alcançar.

Por exemplo: se o problema a ser solucionado for a alta rotatividade de funcionários, os objetivos podem ser implementar ações de employer branding, melhorar o clima organizacional ou provocar uma mudança cultural na organização.

 

4. Elabore uma justificativa

Considere o objetivos estratégicos da empresa ao elaborar uma justificativa para o seu projeto de RH. Por mais que ele seja super importante, a necessidade de ações ainda mais urgentes pode inviabilizar a sua ideia.

Em uma instituição bancária, por exemplo, as prioridades podem ser: criar novos produtos de investimentos ou melhorar o atendimento ao cliente. Um planejamento de comunicação interna, por mais importante que seja, está no último lugar da fila.

Isso não quer dizer que você não deva apresentar um projeto de RH ao seu chefe, se considerá-lo relevante. Porém, analise sempre a big picture e tenha na manga bons argumentos para defender o seu ponto de vista.

 

5. Apresente a metodologia

A parte central de apresentar um projeto de RH é contar como ele vai funcionar. Dê detalhes da ideia e de como os objetivos serão alcançados, com um passo a passo completo de todas as etapas.

Inclua também um estudo de riscos, com previsões sobre possíveis falhas e como elas serão contornadas. Faça uma lista de tudo o que o projeto pode entregar. Quando mais produtos, informações e relatórios, maiores serão as chances de ele ser bem aceito.

 

6. Elabore um orçamento

Todos os recursos que serão utilizados devem estar listados no projeto de RH. Isso envolve a contratação de profissionais, o salário da equipe e o tempo que cada um dedicará à atividade. Além disso, também é preciso considerar os fornecedores, sistemas e equipamentos necessários para colocar e ideia em prática.

Essa lista deve ser acompanhada dos custos de cada item, para que os gestores tenham uma noção exata do tamanho do investimento que será feito no projeto.

>> Para saber mais sobre orçamentos corporativos, confira este outro post do blog:
7 tipos de orçamento empresarial e suas vantagens <<

 

7. Defina métricas

Todo projeto deve ter métricas de avaliação dos resultados, e com as ideias para o RH não é diferente. Ao apresentar um projeto de RH, seja qual for o objetivo dele, mostre como será feita a análise dos resultados. Isso deixará os gestores mais seguros e aumentará a chance de a ideia ser aprovada.

Entre os indicadores de RH mais comuns a serem considerados, podemos citar a taxa de turnover, o ROI (retorno sobre o investimento) de contratações e o custo de pessoa sobre a receita bruta, entre outros.

 

8. Monte um cronograma

Ao apresentar um projeto de RH, é primordial apresentar um cronograma de execução das etapas.

Estipule datas para a contratação de fornecedores, montagem da equipe, implementação do projeto e avaliação dos resultados. Coloque tudo em uma tabela e informe os prazos a todos os envolvidos. Sem isso, dificilmente o projeto sairá do papel

 

9. Cuide do visual

Elementos visuais interessantes tornam a sua apresentação muito mais atrativa. É claro que o que mais importa é o conteúdo, mas é um bom diferencial mostrar aos líderes um documento bonito, clean e bem organizado.

Porém, tome cuidado para não exagerar no preciosismo e gastar muito tempo buscando o layout perfeito. É mais uma questão de capricho do que de perfeição.

Tenha em mente que o apoio visual pode ajudar na sua confiança e desenvoltura ao apresentar um projeto de RH, além de influenciar na percepção que o gestor terá sobre a sua ideia.

 

Como vimos ao longo do post, ter os cuidados adequados ao apresentar um projeto de RH pode ser a chave para ver a sua ideia sair do papel. Coloque o que aprendeu em prática e seja sempre claro e objetivo nas suas explicações. Assim, com certeza o RH da sua empresa vai evoluir cada vez mais no dia a dia!

Gostou do artigo? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe em primeira mão os conteúdos do nosso blog. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.