Atualmente o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking global de uso diário de celulares. A pesquisa revela que, geralmente, passamos mais de três horas com o aparelho em mãos para acessar redes sociais, reproduzir vídeos e enviar mensagens, entre outras funcionalidades.

Como os dispositivos móveis são recursos indispensáveis na nossa rotina, já pensou em usar um aplicativo de controle de ponto para gerenciar as horas trabalhadas? 

Essa ferramenta de gestão é indispensável para possibilitar a mobilidade corporativa, uma vez que pode-se bater ponto de qualquer lugar, tanto online quanto offline. Por outro lado, o responsável pode acompanhar a presença, faltas, número de funcionários em hora extra e outros dados em tempo real. 

Quer conhecer os benefícios de implementar o aplicativo de ponto no seu negócio? Confira neste artigo produzido pelo Tangerino as vantagens de contar com essa tecnologia!

1. Fazer a gestão da carga horária

A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) prevê uma jornada de trabalho de, no máximo, oito horas diárias

Mas, se por algum motivo o colaborador precise trabalhar um pouco mais, ele poderá executar duas horas a mais a cada dia, salvo as circunstâncias em que a hora extra não se aplica ou nas situações em que o serviço é inadiável. 

Nesse caso, de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho, ele pode fazer até 4 horas adicionais e completar o limite de 12 horas de trabalho no dia

O aplicativo de controle de ponto é a alternativa para fazer um controle de horas seguro e eficiente. Do celular, o usuário pode verificar a quantidade de pontos abertos e fechados e até mesmo descobrir quem não registrou presença. 

Assim, se for necessário tomar alguma providência, como a substituição de um profissional ausente, o gestor pode determinar a ação imediatamente, sem comprometer as atividades da empresa. 

2. Automatizar os registros de ponto

A automação dos registros é uma grande vantagem para otimizar o tempo do Departamento Pessoal, setor responsável pelo controle de ponto.

Ao adotar um aplicativo de controle de ponto, diminui-se a  intervenção manual e, consequentemente, a chance de erros. Então, para garantir a conformidade dos registros, o gestor apenas deve conferir os pontos em qualquer período do mês e fazer os ajustes nas marcações indevidas quando necessário. 

Veja como funciona a automação do aplicativo de controle de ponto:

  • o colaborador registra o seu ponto online ou offline
  • os dados sobem para o sistema e ficam armazenados com segurança e confiabilidade;
  • todos os cálculos ー horas trabalhadas, intervalo intrajornada, horas extras ou banco de horas ー são feitos automaticamente pelo app;
  • a qualquer momento o gestor pode fazer o controle de ponto via celular, validar os ajustes realizados pelo colaborador, lançar atestados e pontos em atraso. 

Após a conferência das informações, o relatório da folha de ponto deve ser gerado pelo sistema web. Feito isso, o documento estará pronto para ser encaminhado ao colaborador para conferência e assinatura. 

3. Utilizar qualquer dispositivo móvel no controle de ponto

Atualmente o mercado de smartphones está polarizado entre usuários do android e iOS. Por isso, ao escolher um software desse tipo, a usabilidade do aplicativo de controle de ponto também deve ser considerada.

É muito importante que o app esteja disponível nos dois sistemas operacionais. Assim, todos os colaboradores e gestores conseguirão utilizar as funcionalidades, independentemente se estiverem na empresa ou fazendo um trabalho externo.  

4. Enviar mensagens para o colaborador

A comunicação clara e objetiva é essencial para transmitir ideias, orientações e feedbacks. Além disso, a agilidade na troca de informações favorece a produtividade, pois os erros e mal entendidos são minimizados, de modo que as ações da empresa aconteçam conforme o determinado.

Como o celular faz parte do dia a dia de líderes, gestores e colaboradores, o aplicativo de controle de ponto pode ser integrado à comunicação empresarial para potencializar a transmissão de mensagem entre as pessoas. 

Um app eficiente oferece o recurso de envio de mensagem de texto e áudio, com a possibilidade de anexar uma imagem ou arquivo. Na sequência, basta selecionar os colaboradores que receberão o comunicado. 

5. Registrar faltas ou atrasos

O objetivo do aplicativo de controle de ponto é facilitar a gestão de dados de modo que no dia do fechamento da folha de ponto não seja necessária uma força-tarefa do DP para lançar ausências no trabalho devido a atestado médico, compensação de horas ou faltas não justificadas que aconteceram ao longo do mês. 

Com o app,  o gestor da equipe consegue lançar qualquer ajuste cadastrado no sistema no momento em que desejar. Devido a essa praticidade, a possibilidade de irregularidades no fechamento do ponto diminui, já que é possível fazer inserções de forma regular e evitar o esquecimento.  

6. Gestão de equipes externas

A sua empresa tem profissionais que frequentemente participam de reuniões, viajam ou exercem atividades fora da sede? Nessa situação, o deslocamento até a empresa somente para bater ponto se torna inviável, certo? 

O aplicativo de ponto pode ser implementado para diminuir os gastos corporativos com transporte e não ocupar o tempo do colaborador que poderia ser aproveitado com outras atividades.

Com a funcionalidade de bater ponto offline, mesmo se o colaborador estiver sem sinal de internet 一 o que pode acontecer com quem trabalha visitando clientes ou prestando serviços 一 ele conseguirá registrar os pontos normalmente e, quando a conexão for restabelecida, os dados serão enviados para o sistema, recurso essencial para a gestão de equipes de externas.

 

Percebeu como o aplicativo de controle de ponto oferece muitas vantagens? 

Se antes do avanço tecnológico as marcações eram feitas no caderno de ponto ou com o relógio cartográfico. Hoje o sistema digital é uma solução moderna que permite não somente o registro da jornada de trabalho pelo celular, mas também o controle e o monitoramento de todas as ações realizadas. Isso garante mais eficiência para o setor de departamento pessoal.

Este artigo foi escrito pelo Tangerino sistema de gestão e controle de ponto. Ficou interessado? Saiba tudo sobre controle de ponto com o Tangerino